Fruet terá que desfazer “nó tático” para garantir ida ao segundo turno

A ‘magrela’ é uma das apostas de Fruet para chegar ao 2!º turno. Foto: divulgação.

Há nove dias eu escrevi neste espaço que as estratégias de Gustavo Fruet (PDT) e Luciano Ducci (PSB) ajudaram a liderança de Ratinho Jr (PSC) na corrida pela prefeitura de Curitiba, como atestou a pesquisa Datafolha*.

Hoje volto ao tema, que para mim e boa parte da frente política é atualíssimo.

Acredito que Fruet tem de desatar um “nó tático” que a sua campanha levou do principal adversário e candidato do governador Beto Richa (PSDB). Eu acredito que é a contidio sine qua non para que o pedetista passe para a segunda etapa eleitoral.

à‰ óbvio que a coordenação da campanha de Fruet não vê da mesma forma que eu estou vendo a movimentação no tabuleiro. O staff do candidato do PDT entende que o bicho vai começar a pegar somente com o início do horário eleitoral no rádio e na tevê, a partir de 21 de agosto. Até lá, apostam, a oscilação em pesquisas quase nada mexe com o humor do eleitor. Recorrem a estudos e gráficos para justificar a convicção de que tudo está bem e dentro do previsto.

Tendo a achar que essa movimentação pré-horário eleitoral é fundamental para o aquecimento e motivação dos exércitos que vão para o front da batalha. As militâncias ficam ou não com sangue na boca! se os candidatos dão o ritmo da pegada. Se eles afrouxam, ela também relaxa e fica vulnerável.

Por que a campanha de Fruet levou um “nó tático”, a meu ver?

Vou tentar explicar novamente:

1- Ducci escolheu! o adversário para o segundo turno. Acha que abateria mais facilmente nas urnas Ratinho Jr, que, de acordo com os estrategistas, teria dificuldades em avançar sobre o eleitorado de classe média. Por isso o prefeito não dirige crítica alguma ao candidato do PSC, que corre solto sem predadores!.

2- Gustavo Fruet também não quer confusão com Ratinho Jr. Espera num eventual segundo turno o apoio do rapaz. O pedetista faz as contas e julga necessários os votos de Ratinho para vencer Ducci na segunda etapa.

3- Por outro lado, Fruet para ir ao segundo turno precisa manter-se no mesmo patamar e avançar um pouco mais nas pesquisas. Para isso terá que bater em alguém. Precisa escolher um alvo com mais nitidez. à‰ aí que a porca torce o rabo, pois o candidato do PDT teme ganhar rejeição do eleitorado se entrar de sola na jogada.

4- Em época de julgamento de mensalão, o pedetista também terá que se resolver com a questão do PT. Há quem diga !“ entre os próprios petistas !“ que Fruet esconde o partido aliado. Entretanto, sabe-se que o candidato viaja hoje para São Paulo com o intuito de gravar depoimento do ex-presidente Lula.

5- Vale lembrar que o ex-tucano Fruet foi figura destacada na CPI que investigou o mensalão no Congresso Nacional. Os adversários [leia-se Ducci] pretendem fazer um carnaval em cima disso, pois acham que há incoerência da parte de petistas e do próprio Fruet !“ outra algoz dos atuais companheiros de viagem!.

6- Aposto que o candidato do governador (Ducci) se habilitará para o segundo e aguardará um desfecho entre Ratinho Jr, Fruet e Greca. Não há, portanto, política e matematicamente, condições de dois candidatos do mesmo campo ir para a segunda etapa eleitoral. isso é sonho de verão.

Resumo da ópera: Para penetrar no segundo turno, Gustavo Fruet precisará ajustar o discurso, calibrar a mira, escolher um alvo fixo e atirar com precisão olímpica. Enfim, tem a missão primeira de se desvencilhar do “nó tático” imposto pelo adversário Ducci.

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Vendo esta foto do Gustavo de bicicleta me recordei do filme ET.
    Não acredito que ele seja oposição, assim como o Ratinho Jr. São todos amigos (e têm os mesmos amigos interessados) e frequentam os mesmos clubes da elite curitiboca.
    Temos que faxinar a prefeitura.

  2. A verdade é nítida em todos os blogs: muitos que não tem nada conta o Ducci tem contra o Beto Richa. Acho que o Beto Richa vai atrapalhar e muito o Ducci (Luciano), não entendo por que tanta idolatria assim com o Beto Richa. O cara tá muito queimado. Se fizerem uma pesquisa séria hoje, acho que não emplaca nem 50% de satisfação entre os eleitores. Vejo que o “juntos” não ajuda em nada o Atual prefeito.

  3. Não concordo com a afirmação de que o Ducci espera um desfecho entre ratinho e fruet e que está habilitado ao segundo turno! Se isso for mesmo verdade o povo Curitibano está indo de mal a pior!

    Ducci e Beto nao cumpriram 1/4 do que prometeram a 4 anos atrás e agora pertinho da eleição colocam pingos de obras na cidade, para tentar atrair o eleitorado! Setores de saúde, segurança e transporte por exemplo péssimos!!! Buracos nas ruas de diversos bairros da cidade! Entao eu pergunto…Como o povo pode colocar no segundo turno um candidato que já teve a chance de conquistar a todos e acabou pecando tanto no trabalho?

  4. Este ” NÓ ” será muito difícil desatar, a escolha foi dele e as consequências virão em outubro.

  5. Eu discordo do Sr. Morais. A conjuntura do panorama que eu vejo é, mais ou menos, resumido como: Todos contra Ducci. Só resta saber quem apoiará quem no segundo turno contra o atual/futuro Ex-prefeito. No mais, a disputra mais clara é Fruet vs Ducci, pq esses números q mostram o Ratinho na frente não tem o menor cabimento.

  6. Alguém tem que avisar o Gustavo que Curitiba tem 120 quilômetros de ruas dedicadas às bicicletas, para dar essa quilometragem, tem que juntar São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Florianópolis. Abre o olho e procura um tema melhor.

  7. A campanha do Gustavo está deixando muitos com medo !Pois é um candidato que tem chances de chegar ser o novo prefeito de Curitiba

  8. Eu defendo que a campanha limpa que o Gustavo está fazendo vai atrair mais os eleitores, e não concordo com sua posição Esmael. Pois realmente o Ducci tem a máquina na mão, porém não tem preferência do público. O Jr está na frente nesta pesquisa, mas também tem o seu pai para fazer campanha pra ele. Agora o Gustavo não vê no PT como tantos dizem uma máquina de liderança, pois a liderança é ele mesmo e suas idéias, e ele tem feito um trabalho diretamente com o povo e tem ganhado prestígio por isso. Eu acho que a campanha dele está muito bem estabelecida e com as metas colocadas. Então vejamos nas urnas.

    • Concordo plenamente com a Srta. Laura.Temos que levar em conta que este blog recebe recursos para falar bem ou não tão bem de algum candidato, então a resposta está nas ruas, só conferir.

  9. A situação do Fruet é absolutamente incômoda. Vai ter que passar a eleição dando explicações sobre a aliança com o PT. Gravar com o Lula interfere muito pouco, porque aqui o PT sempre teve dificuldades.
    Vai acabar sendo DUCCI x RATINHO no segundo turno. E, sinceramente, espero que o Ducci vá para o vinagre, ajudando a sepultar a reeleição do governador.

  10. Só quem esta fazendo campanha nas ruas é que pode opinar sobre este ou aquele candidato e a campanha do GUSTAVO FRUET vem crescendo e a têndencia e crescer e muito !!!!

  11. o fruet tem todas as condições de chegar no segundo turno, basta os coordenadores da campanha colocar o bloco na rua.

  12. Carlos Batista, a coisa vai ficar mais feia do voce imagina, porque o desgovernador não esta com essa bola toda que voce pensa….

  13. Acho que da Ducci, Beto Richa aparecendo na tv ao lado dele a coisa vai ficar feia para os outros candidatos.