Estudantes lançam campanha contra convênio Wal-Mart/SEED

Pegou mal, muito mal o convênio celebrado na semana passada pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) e o supermercado norte-americano Wal-Mart. As entidades estudantis — UPE e UPES – foram as primeiras a reagir oficialmente, pois entendem que o órgão governamental quis agir como RH da multinacional.

Pois bem, os estudantes prometem colocar o bloco na rua contra o governo Beto Richa (PSDB) que os vê como mero estoque de mão de obra barata. Prova disso as duas agremiações lançaram hoje uma campanha na internet contra o convênio da SEED e Wal-Mart. O selo do movimento traz as logomarcas da Secretaria e do supermercado sinalizadas com “proibido”.

A UPE e a UPES afirmam em nota oficial nesta terça-feira (31) que a Educação, comandada pelo vice-governador Flávio Arns (PSDB), assinou com o instituto Wal-Mart um convênio escravista!.

12 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Neste governo só existe política dentro da Educação… que saudades do Mauricio Requião, Yvelise, Alayde… pessoas que lutavam pela Educação, pelas Políticas Públicas… agora, além de não fazerem nada pelos educandos, ainda fazem retalhação aos funcionários… eu que o diga…

  2. Os estudantes não são mercadoria, não podemos deixar o Estado se tornar uma empresa de Recursos Humanos e Gestão de Pesoas para a Rede de Supermercados Wall Mart, porque não fizeram então o convenio com a PUC pelo menos seria uma instituição seria e filantropica, seria menos pior, isso e inadimissivel, Beto Richa pegou uma guerra que não precisava principalmente em epoca de eleição, bom Jaime Lerner fez a mesma coisa, posso dizer uma coisa em algum momento essas atitudes do governador Beto Richa, vai em algum momento acumular muita força aos movimentos sociais, Beto Richa voce e um burro, não e mais facil fazer as coisas transparentes e não debaixo dos panos, Jaime Lerner desafiou e derrubou a direita no Parana, voce quer fazer a mesma coisa, lembre de uma coisa voce vai arrumar para cabeça a começar pela derrota com seu candidato em Curitiba Luciano Ducci.

  3. Muito me adimira,o vice governador/secretário de educação,um ex-senador petista dar sua anuência em um projeto deste.Parece que ele esqueceu tudo que aprendeu nos anos todos que foi senador do PT.Ou será que esta sua passagem pelo partido do Lula foi só para alavancar a candidatura da sua chapa tucana????

    • polaco veja no wikepedia: “Iniciou a carreira política em 1990, quando se candidatou a deputado federal pelo PSDB, logrando êxito, e sendo reeleito por três vezes seguidas. Em 2001, deixou o PSDB e filiou-se ao PT. Em 2002, foi eleito senador, e em 2006 concorreu ao governo do Paraná, obtendo o terceiro lugar com 9,3% dos votos.” flavio arghs é tucano de carteirinha, o PT foi burro de dar apoio a este jaguara, e esta cometendo o mesmo erro com o frutta.

  4. Esmael, não é de hoje que este pessoal está “conveniando burramente” veja só : meses atrás e é só pesquisar na web ou nos órgãos comptenetes a Seed fez um convenio com uma “das piores faculdades do Paranà e do Brasil – conforme ranking do MEC”. Uma tal de “FICA ” – Faculdades Integradas Camões nome este bem elaborado para qualquer Prefeito que quer ficar no poder. Pois bem são os Professores estaduais que fazem cursinhos nesta “faculdade ” do antigo Camões.
    O pior disto é que eles colocam “vendedores de cursos, isto mesmo, ficam distribuindo panfletos com a Logo do MEC e do FIES, dizendo que qualquer um pode fazer faculdade de graça e so começa a pagar depois que concluir.
    E ninguém levantou este convenio especifico da Seed/professores que esta na surdina e não tem publicidade nenhuma, será que é verba estadual ou federakl que estão repassando ao “FICA”?
    Com a palavra o Min Publico e aos perdigueiros de plantão..

  5. MESADA VICIA! !
    Evidente que trabalhar como empacotador de supermercado não é lá o emprego dos sonhos. Mas que moral tem quem vive de mesada para falar de emprego. Hoje temos visto marmanjos de 25 anos vivendo às espensas dos pais. Passam tanto tempo vivendo de mesadas que viciam, e depois kerem continuar recebendo na molesa, sem trabalhar.

    Sou da geração que cresceu trabalhando de “engraxate”, “jornaleiro”, “sorveteiro”, “pasteleiro” e não me sentia escravo. Pelo contrário, sentia orgulho de poder ao final do mes ajudar minha familia no sustento da casa.

    Então, antes de criticar o ato de tirar o menor da rua, de permitir que sintam-se dignos ajudando seus pais no sustento da familia, que procurem o que fazer de útil, antes de ser inocentes inuteis aos partidos que lhes aliciaram.

  6. Se o Walmart, como muitas outras empresas por aí, pagasse salários decentes não precisaria usar tipo de “convênio” para explorar a mão de obra de menores carentes. Hoje o mercado de trabalho em Curitiba está pagando um salário médio de R$ 900,00 por mês, o que é uma vergonha, pois é menos do que dois salários mínimos, que já não seria decente.

  7. Há que se abrir a discussão sobre o monopólio no comércio varejista Curitiba!!!!As grandes redes manipulam a economia popular, estraçalham com o pequeno comércio local e relações comunitárias e ditam o que colocamos na nossa mesa para comer!!!!!!

  8. Um psiquiatra me falou certa vez que o bêbado bebe quando ganha pra comemorar, e bebe quando perde pra esquecer as tristezas. Se está feliz, bebe pra comemorar, e se está triste, infeliz, bebe pra apagar o que sente. Às vezes penso que os movimentos estudantis deveriam tratar de assuntos mais envolventes, mais sérios. Que tal fazer um movimento visando a implantação de educação em tempo integral para todas as escolas do Paraná? Se pudéssemos alcançar tal objetivo daríamos um passo extraordinário para as futuras gerações.

  9. Este é o governo do Beto Richa, o governo xoque de gestão, que deseja escravizar os paranaenses em benefício próprio e a favor das multinacionais.
    este é o governador que apóia o tal do Luciano Ducci, então vejam bem eleitores de Curitiba, onde estão colocando nosso povo.

  10. wal mart big beto richa tudo a mesma coisa

  11. wal mart e uma empresa norte americana. eles veem duma região que explora trabalhadores . o governo do estado ganha mais um lobby..