Em Curitiba, PSTU adota discurso do time de Ducci e Richa

Avanílson Araújo (PSTU) concorreu ao governo do estado em 2010 (Reprodução/RPC TV).

O candidato a prefeito de Curitiba pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), Avanilson Araújo, em artigo que segue abaixo, tomou emprestado do prefeito Luciano Ducci (PSB), candidato à  reeleição, o principal argumento contra a candidatura de Gustavo Fruet (PDT), que nesta disputa eleitoral conta com o apoio do PT.

O time de Ducci e do governador Beto Richa (PSDB) vem repetindo como um mantra a suposta contradição entre Fruet e PT desde que o ex-tucano converteu-se ao “socialismo moreno” do saudoso ex-governador Leonel Brizola.

O candidato do PSTU vê contradições entre o discurso do PT e da CUT, que enxergam o julgamento do “mensalão” pelo STF como um golpe de direita, e o apoio desses ao ex-algoz do governo Lula e de petistas.

A seguir, a íntegra do artigo de opinião do candidato Avanilson Araújo:

“Mensalão: então em Curitiba o PT está apoiando um suposto golpista?

por Avanilson Araújo[1]

Recentes matérias veiculadas na imprensa dão conta de que a CUT e o PT esboçam uma reação ao que seria uma tentativa de golpe da mídia e de setores da direita, no esquema que ficou conhecido como Mensalão!, no momento em que o STF (Supremo Tribunal Federal) se prepara para julgar o caso.

O Mensalão foi o maior escândalo de corrupção do governo Lula. Entre aqueles que ficaram chocados e incrédulos, há os fatos. O esquema envolvia o pagamento de mensalidades! aos deputados para votarem projetos de interesse do governo, além disto, o esquema envolvia favorecimentos ilegais de empresas, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e evasão de divisas. Esses são os crimes que o STF irá julgar no próximo período.

Mas será então que isto foi uma tentativa de golpe da mídia e da direita ou absurda adaptação do PT ao estado, aprofundando-se num antro de corrupção nunca antes visto?
Segundo o presidente da CUT, Artur Henrique, ao expor sua tese de uma possibilidade de golpe da direita: Basta aprofundar o processo eleitoral elegendo um Congresso conservador para se utilizar da legislação para derrubar um presidente!. Em outro trecho cita que irá defender os atos de corrupção no governo Lula: Não temos vergonha de defender o que foi feito no governo do presidente Lula!.[2]
Quer dizer que se aprofundarmos a democracia corremos o risco de um golpe?

Em 2005 e 2006 o então Deputado Federal Gustavo Fruet (PSDB) foi uma das principais vozes da oposição de direita no Brasil, ao lado de figuras como àlvaro Dias (PSDB), Demóstenes Torres (ex-DEM !“ do esquema de Carlinhos Cachoeira) e outras figuras da velha direita que denunciaram o mensalão, esquema parecido com o ocorrido no governo FHC, mas que agora atingia Lula, a maior liderança operária construída no país nos últimos anos.

Fruet foi uma voz estridente contra o governo Lula, o que nos faz deduzir pelo raciocínio do PT e da CUT que poderá ter sido também um dos principais articuladores de um golpe contra o governo Lula.

Mas, para a surpresa de alguns, veio o processo eleitoral de 2012 e quem o PT (a mesma tendência de Lula e de José Dirceu) impuseram como opção para a base social do PT e para seus filiados? Fruet… Isto mesmo, Gustavo Fruet. Numa aliança construída diretamente pelos senadores petistas Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann.

à‰ preciso questionar se Gustavo Fruet deixou de ser um eventual golpista ou se o PT fez uma aliança com ele, mesmo sabendo desta condição.

Nem Gustavo Fruet (agora no PDT) nem os mensaleiros! têm qualquer base moral para falar em ética ou compromisso com os trabalhadores. Os esquemas! da governabilidade os colocam na mesma situação, daqueles que têm rabo preso com que determinam para que eles devem governar e que, com certeza, não é para o povo trabalhador.
Cabe retomar a pergunta do título deste breve artigo: então em Curitiba o PT está apoiando um suposto golpista?”

[1] Presidente estadual PSTU-PR, Advogado, candidato a prefeito de Curitiba.
[2] Jornal Gazeta do Povo, edição de 10.07.12, Pág. 16.

21 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Concordo com o Jean, o PSTU é o único partido que a classe trabalhadora pode confiar, pois não depende de empresas para disputar as eleições. O PSTU está cotidianamente ao lado dos trabalhadores em suas lutas!

    Parabéns Avanilson!

  2. esse pstu se vendeu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e normal

  3. esse pessoal do PSTU pode falar o que quiser, não tem problema. Lembrando que o Ducci é do PSB…. Partido SOCIALISTA do Brasil. Agora, que tá enchendo a paciencia essa mesma ladainha do “se uniu ao PT” ah isso tá. Vira o disco, fala algum defeito de verdade do Gustavo Fruet. Fala que ele roubou dinheiro, q ele não investiu em educação mesmo sendo médico, q ele tem masi de 30 milhões em 4 anos… Fala aí, quero ver…

  4. Irrelevante o que ele pensa e fala… Quem é na ordem do dia? Tá se auto valorizando…

  5. continuem falando sobre isso gente, enquanto esse povo discute a aliança com o PT o Gustavo sai na frente com o povo, porque o povo ta cansado de tanta sujeira.

  6. uma montoeira de futilidades. o pstu precisa acordar!! o velho maniqueísmo direita x esquerda não serve para construir nada!! o que o povo precisa é de emprego, posto de saúde, creches e escolas de qualidade, transporte público decente, uso correto e eficiente dos recursos públicos que são oirundos de impostos.
    sobre fruet ter se aliado ao pt, oras bolas, será que alguém consegue entender que a aliança com o pt foi estratégica, que era única forma de construir uma candidatura realmente competitiva? ou alguém aqui acha que fruet conseguiria ser candidato por um único partido, com parcos minutos de tv na campanha, sem militância e o mínimo de estrutura política? ou alguém ainda acha que a “vez” era mesmo do ducci e não do fruet? alguém acha que o raciocínio político do beto está correto, pensando em termos de construção do psdb no estado? ou tem algum inocente que acredita que o fruet acordou um belo dia e resolveu que era petista?
    oras bolas viu”¦ tem cada uma.
    e por fim sobre o mensalão, concordo com o Cequinel, será uma grande surpresa para a esquerdalha e demais esquerdopatas como o avanilson, quando o stf demonstrar no julgamento que esquema de mensalidades não ocorreu. aliás onde é que está a lógica de pagar mensalidades de 30 mangos para alguns deputados do próprio partido ou da própria base aliada para votar projetos do governo no congresso?
    o que houve provavelmente é que alguns “companheiros” receberam um dinheirinho para saldar suas dívidas de campanha via caixa 2, e isso é grave. mas essa fixação com o tal mensalão já chega ao ridículo de quem lê duas linhas da veja depois do almoço de domingo.
    avanilson, sua opinião é muito importante para os eleitores de curitiba, talvez os 2 mil que lhe confiarão o voto estão hoje se regozijando.

  7. enquanto todos tem apenas 1 argumento fraco contra um candidato, esse tem varios contra todos…essa é a diferença!!!

  8. Então só porque na época do mensalão o FRUET criticou o PT e fez seu trabalho denunciando os corruptos do partido, ele nao pode nunca mais receber apoio do partido e das pessoas honestas dentro dele? aaa me poupem…

    politico corrupto é o que mais tem por ai em varios partidos…né DEROSSO? né DUCCI?

  9. incrivel como nao acham mais nenhum outro argumento contra o fruet

    mudem o discurso oposição…

  10. nossa está pessoa que fez este texto está na cara que foi comprado pelos limpinhos !! muito feio heim !!

  11. Parabens Cequinel… falou e disse… se não mordem o próprio cotovelo mordem o do companheiro… de tudo de mal que Stalin possa ter feito se matou Trotski fez um bem a humanidade… são os guardiões da esquerda… são como cachorro correndo atrás da roda do carro, se parar ou der poder a eles não sabem o que fazer… só migué… de tipo esquerda…

  12. As presos precisam ter caráter e lado , o que vejo q Gustavo não tem , assim não existem um ex-viado , nAo existem um ex anti lula

  13. Como falava o velho guerreiro Brizola: “a esquerda que a direita gosta!”

  14. PSTU,o único partido q a classe trabalhadora pode confiar.Não dependende de empresas para sair nas eleiçoes, que nao resolvem a vida do povo.

  15. Mais um comprado para bater no FRUET, esses partidinhos de m…. entram na disputa para se vender, eles na verdade são Ducci, é a velha estratégia do PSDB.

    EU VOTO COM RESPEITO A CURITIBA, VOTO FRUET

  16. Se dizem de esquerda, porém sempre ajudaram os partidos de direita. Exemplo, começaram a campanha com o mesmo discurso do DEM, PSDB, PP, PSB, entre outros. Poderiam até integrar o chapão de Luciano Ducci.

  17. E ele falou alguma mentira?

    • sim, o Gustavo Fruet declarou que não se aliou aos corruptos do PT. Declaração por declaração, empatou.

  18. Por partes, nos ensina Jack, The Ripper.

    1. Manifestei-me reiteradamente contrário ao acocoramento do PT de Curitiba diante de Gugu Fruet. Mesmo se estivesse filiado, não votaria nele.

    2. O PSTU, como sempre, não enxerga um mísero palmo diante do nariz e segue sua triste sina de seita fanatizada de subúrbio, daquelas que produzem milagres com seus crentes se esgoelando diante de retratos ungidos de Trotsqui.

    3. Eu, que reconheço ter poucas luzes, sei que não houve esquema de “mensalidades” para parlamentares. Faça as contas, doutor: por quais cargas d’água o PT pagaria valores para cerca de 2% dos deputados da Câmara Federal para que votassem a favor do governo, sendo que metade destes 2% eram do próprio PT? ‘Cê pensa que eu sou burro?

    4. O que houve, creio, é esquema de caixa 2, o que é muito grave, e isso será julgado e devidamente punido. O resto é conversa mole para trotsquistas alegóricos, bois babões e cristãos desavisados dormirem.

    5. Que nojo, doutor. Afirmar que o presidente da CUT ao defender o muito que foi feito nos governos Lula está a dizer que isso é o mesmo que defender os atos de “corrupção no governo Lula” é má-fé, é completa calhordice de sua parte. O presidente da CUT não disse e não sugeriu isso.

    6. PSTU segue então sua vidinha de onanismo inconsequente, daquele tipo que, quando muito e no máximo, esfola o pintinho e às vezes, mela a mão.

    7. E se a relidade não se enquadrar nos seus manuais delirantes, bem, dane-se a realidade.

    8. O PT está uma gororoba pragmática mas o que há a esquerda? PSTU, PSOL, PCO e o PCB que, já meio aposentado, resolveu dar uma guinada radical para a esquerda, resultando que, por falta de hábito, estão com um baita torcicolo.

    Paulo Roberto “Renegado” Cequinel
    The Son of a Bitch Ornitorrinco Corporation
    prcequinel.blogspot.com

  19. PSTU e PSOL sempre na mesma trincheira da direita.