Disputa para a Câmara de Curitiba será de 17,52 candidatos por vaga

por Ana Carolina Bendlin, via Estado do Paraná

Infográfico: O Estado do Paraná.

No dia 7 de outubro, os eleitores terão pelo menos 666 opções de nomes para as 38 cadeiras da Câmara de Curitiba a partir de 2013. Com esse total de inscritos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) até quinta-feira, quando terminou o prazo para registro, a concorrência ficou em 17,52 candidatos por vaga.

Os aliados do prefeito Luciano Ducci (PSB) têm o projeto mais audacioso. O objetivo é eleger 33 vereadores, contando com toda a base de apoio, inclusive partidos que constituíram chapa pura e não estão oficialmente na coligação de 15 siglas formada para a eleição proporcional. Para isso, seriam necessários até 27 mil votos por cadeira. Sozinhos, PPS e PP, que estão lançando candidatos com chapa pura, pretendem eleger, cada um, três ou quatro parlamentares, mantendo os que já estão na Câmara.

A chapa de Gustavo Fruet (PDT), composta por PT e PV, acredita que tem potencial para eleger 11 vereadores, que seriam divididos de forma quase igualitária entre as legendas, ficando PDT e PT com quatro representantes e PV com três. Isso exigiria que a coligação recebesse pelo menos 125 mil votos. Divididos em duas chapas, os apoiadores de Ratinho Jr (PSC) pretendem eleger entre oito e 10 parlamentares, sendo necessários 20 mil votos para cada cadeira.

Prazo

O número total de candidatos ainda pode aumentar. Termina hoje o prazo para que os partidos corrijam e apresentem os registros que porventura não tenham sido feitos. Este é o caso do PMDB. Diferente do que foi aprovado na convenção, só 27 nomes foram registrados, pois houve erro de interpretação por parte do (Rafael) Greca, que fez o registro. Agora, temos que inscrever os demais para que o partido não seja prejudicado e tenha mais chances para eleger quatro vereadores!, conta o secretário-geral do partido em Curitiba, Doático Santos. Greca não quis comentar o assunto.

1 Comentário

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. 666 opções, vixe maria…