Disputa nas câmaras chega a 22 candidatos por vaga

Via Folha de Londrina

Concentrando 38% dos votos no Paraná, as 10 cidades com o maior eleitorado do Estado terão disputas concorridas em 2012: são 3.757 candidatos a vereador para 211 vagas nas câmaras municipais de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Colombo, Guarapuava e Paranaguá, o que perfaz uma concorrência de 17,8 candidatos por vaga. O número de vereadores ainda pode sofrer alteração, porque candidaturas podem ser impugnadas e os partidos podem inscrever candidatos para substituí-los ou completar as chapas.

Maringá – o terceiro maior colégio eleitoral do Estado – que optou por permanecer com 15 vereadores e não aumentar até o limite de 23, tem a concorrência mais apertada, com 22,8 inscritos para cada vaga. Londrina, que também manteve as cadeiras no Legislativo, vem em seguida, com 20 candidatos para cada uma das 19 vagas. Na capital, onde são 38 vagas de vereadores, a concorrência é de pouco mais de 19 candidatos para cada uma das cadeiras.

A menor concorrência entre os 10 municípios é em Guarapuava, o nono maior colégio eleitoral do Paraná, onde há 222 candidatos a vereador para 21 vagas, o que resulta em um média de 10 inscritos para cada cadeira. A Câmara de Guarapuava, que hoje tem 12 vereadores, aumentou as cadeiras no ano passado, em decorrência de alteração da Constituição Federal que permitiu mais vereadores. Também aumentaram o número de cadeiras no Legislativo de Ponta Grossa (de 15 para 23); Cascavel (de 15 para 21); São José dos Pinhais (de 14 para 21); Colombo (de 13 para 21); e Paranaguá (de 11 para 17).

Prefeitos

Ao todo, 60 candidatos vão disputar as 10 maiores prefeituras do Estado (ver quadro). São 49 homens e 11 mulheres. Há duas candidatas em Maringá, Cascavel, Colombo e Paranaguá. Em Curitiba, Londrina e São José dos Pinhais, há uma mulher em cada cidade disputando a prefeitura e em Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Guarapuava não há mulheres na corrida eleitoral majoritária.

Comentários encerrados.