Dilma vai baixar o preço da energia. Petista Elton Welter pergunta quando Richa vai se coçar

* O Paraná é um dos maiores produtores de energia do país

Deputado Elton Welter (PT).
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou que o governo federal deve baixar uma medida provisória para baixar em até 10% o custo da energia elétrica, beneficiando consumidores individuais e a indústria. A medida do governo federal é mais uma que mostra a disposição em enfrentar os efeitos da crise econômica mundial com a manutenção do crescimento, afirma o deputado Elton Welter, autor da PEC das tarifas sociais, que alterou a redação do !§1Ëš, do art. 133 da Constituição do Estado, tornando permanente o programa Luz Fraterna da Copel que atende atualmente 1,4 milhão de pessoas e garante isenção da tarifa da luz até o consumo de 100 quilowatts/mês.

Entre essas medidas, o líder da Oposição na Assembleia cita ainda a redução do IPI para automóveis e a redução dos juros e dilatação dos prazos da Caixa Econômica Federal para a construção de moradias. Anteriormente, o governo já havia conseguido com que os maiores bancos privados do país baixassem os juros, depois de medida semelhante adotada pelo Banco do Brasil e Caixa.

O governo federal pretende extinguir alguns encargos, para que a energia, barata na origem, não encareça tanto no caminho até chegar ao consumidor final. Entre esses encargos, estão as contas de Consumo de Combustível (CCC) e de Desenvolvimento Energético (CDE), e a Reserva Global de Reversão (RGR). Além disso, também o Programa de Incentivo à s Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) deve sofrer alterações.

Porém, a eventual redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é de responsabilidade das unidades da Federação. Esta seria uma medida que poderia beneficiar ainda mais o povo paranaense, se fosse adotada pelo governador Beto Richa!, comentou Welter. O governo paranaense, contudo, tem mostrado disposição oposta, como ficou evidenciado no caso do tarifaço da Sanepar!.

Comments are closed.