Blog do Esmael

A política como ela é em tempo real.

Datafolha: Aprovação de Luciano Ducci despenca dez pontos

da Folhapress, via O Estado do Paraná

Luciano Ducci (PSB). Foto: Denis Ferreira Netto.

Usada como bandeira de campanha nas últimas eleições municipais, a avaliação da atual gestão da Prefeitura de Curitiba, comandada por Luciano Ducci (PSB), caiu dez pontos percentuais em relação á última pesquisa Datafolha, de novembro de 2010.

Na época, Ducci tinha 49% de aprovação (conceitos ótimo/bom). No novo levantamento, feito na semana passada, esse índice foi de 39%.

Ducci, que concorre á reeleição, é sucessor –e candidato– do atual governador, Beto Richa (PSDB), de quem foi vice-prefeito até 2010.

Richa foi o prefeito mais bem avaliado pelo Datafolha em quatro sondagens consecutivas, entre 2007 e 2009. Ele chegou a ter 84% de aprovação e, no máximo, 5% de reprovação (conceitos ruim/péssimo), o que foi amplamente usado nas suas últimas campanhas eleitorais.

Ducci, médico pediatra e estreante em eleições majoritárias, tenta colar sua imagem à  do governador, seu principal cabo eleitoral. Um carro de som circula por Curitiba anunciando que “Luciano é o prefeito do Beto”, e o material de campanha faz referência ao bordão “Juntos”.

A taxa de reprovação de Ducci, porém, é de 19% –maior do que a registrada durante a gestão Richa, e três vezes acima do índice de novembro de 2010, quando o atual prefeito ocupava o posto havia oito meses.

Entre os seis prefeitos avaliados pelo Datafolha neste mês, Ducci está em quarto lugar, com nota 5,6.

Ducci tem citado em entrevistas que os números de sua gestão são “poucos e bons”, como a menor taxa de desemprego, o maior salário médio do país e a liderança nacional no acesso á educação.

Procurado, o prefeito não quis se manifestar sobre a queda de popularidade na última pesquisa. Disse que vai continuar “caminhando pela cidade e apresentando propostas”.

Comentários desativados.