CUT pode organizar passeatas contra “julgamento político” no STF

via portal Vermelho

Em 2011, Dirceu recebeu homenagem da juventude do PT. Foto: André Dusek/AE.

O novo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, diz que pode levar à s ruas a força da maior central sindical do país para defender os réus do mensalão, que começarão a ser julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto. “Não pode ser um julgamento político”, disse Freitas à  Folha. “Se isso ocorrer, nós questionaremos, iremos para as ruas.”

Freitas, que será empossado presidente no congresso que a CUT realiza esta semana em São Paulo, disse temer que o julgamento do mensalão se transforme em mais um campo de batalha entre os petistas e seus adversários, e afirmou que isso poderia colocar em risco os avanços sociais conquistados pelo país após a chegada do PT ao poder.

“Nós vivemos um bom momento político e a estabilidade é importante para os trabalhadores”, disse o sindicalista. “Não queremos um país desestabilizado por uma disputa político-partidária, entre o bloco A e o bloco B.”

E completou: Se isso acontecer, a central não ficará de braços cruzados. A CUT é um ator social importante e não vai ficar olhando”, afirmou Freitas.

Em 2005, quando o escândalo do mensalão veio à  tona, a CUT reuniu 10 mil pessoas em Brasília para uma manifestação em defesa do governo Lula. O protesto foi organizado logo depois da queda do então ministro da Casa Civil, José Dirceu, um dos réus do processo no STF.

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Golpe das elites? HA, HA, HA, HA, HA!!! Boa piada, Zé Dirceu! É isso aí, aposte na falta de memória do brasileiro. Maluf está solto até hoje por conta disso. Cara de pau…

  2. Mas acut e fraca no parana ,em curitiba e a força sindical que manda ,no sindicato dos lojas e supermercados ,graficos .somente os trabalhadores da sindimonte e o que sei,aqui no parana que é da cut.mas em são paulo a cut e forte.com sindicato esta ruim ,sem eles estaria pior . e os empresarios que querem acabar com imposto sindical,ai o sindicato enfraquece ,ai as empresas pagam o salario que querem pagar…

  3. ENQUETE DO DIA: O sindicalismo brasileiro se baseia no:

    a) Peleguismo organizado: Força Sindical se junta à CUT na defesa dos mensaleiros;

    b) Central Única dos Aloprados?

    c) Central de Chupas Pobres???

    d) Não merece resposta.

    kkkkkkkkkk

  4. Que absurdo.

  5. O ZÉ, TO CONTIGO, GRAÇAS QUE VOCE E O LULA NOS LIVROU DOS TUCANOS E A DILMA E PRESIDENTE, GRAÇAS A DEUS, TAMOS LIVRES DA TUCANADA, ALIAS DEPOIS DOS EPISODIOS ENVOLVENDO TUCANOS, ELES NÃO SÃO MAIS OS MESMOS, OBRIGADO ZE, OBRIGADO LULA, FORA TUCANOS

  6. sim claro, o julgamento do mensalão em si é politico… na real oq a cut eo Dirceu querem, é evitar q o grupo do cachoeira pressionem alguns ministros puxas saco dos tucanos,DEMO, como por ex o Gilmar mendes, e com pressão eles condigam condenar o Dirceu e por tabela abafar o escândalo do cachoeira q é n vezes maior q o mensalão. e o Dirceu é claro q ñ é bobo nem nada esta mexendo o seus pousinhos.

  7. Uuiiii,que meda Vagner Freitas,a CUT acha que ainda mobiliza a nossa sociedade.Só vai mobilizar pelegões com lanche e ônibus gratuito.Quem vai defender delinquentes?Se liga,otávio…

  8. Porque não vão defender trabalhadores, não esses tralhas

  9. é uma vergonha um órgão pago pelos trabalhadores sindicalizados ou não se prestar a um paplel desses, por que a cut não vai pra as ruas pedir o fim do imposto sindical ,dia de trabalho de qualquer trabalhador para ser usado assim.

  10. olha a cut e a maior força sindical do brasil. ela abrange quase trinta e sete por cento dos trabalhadores ,viva os trabalhadores ,a cut enfrentou o governo militar e venceu ,conseguindo suas reivindicações.o joão baptista figueredo ficou sem saida .teve que ceder.naqueles tempos era o ministro do trabalho que representava mais a elite que os trabalhadores…mas o governo teve que negociar.viva a cut ,viva o lula .

  11. O posicionamento da CUT é coisa de louco, pois de combativa e defensora dos trabalhadores chegou a isso. A CUT foi uma das melhores Centrais existentes no Brasil, nem o OMO conserta!
    https://vanessadesouza.wordpress.com/2012/07/09/o-posicionamento-da-cut-e-estarrecedor/

  12. Qta besteira!! Graças ao PT o Brasil esta virando uma zoba!!

  13. uai sô comu qui num vai fazê jurgamentu puliticu si o STF é istremamenti puliticu?
    quem indica us ministru?
    quem sabatina?
    fais favô né…si liga sô!!!!