Copom baixa Selic para 8% e sinaliza mais reduções

da Agência Brasil

Trabalhadores de todas as centrais fizeram campanha pela redução dos juros.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa básica de juros (Selic), de 8,5% para 8% ao ano, porque entendeu que no momento permanecem limitados os riscos para a trajetória de inflação!. Além disso, o colegiado de diretores do BC considera que a contribuição do setor externo tem sido desinflacionária, em razão da fragilidade da economia global.

O diagnóstico faz parte da nota que o Copom divulgou logo após o término da quinta reunião deste ano para definir os rumos da política monetária, e acrescenta que em virtude da ausência de pressões inflacionária decidiu, por unanimidade, prosseguir o processo de ajuste das condições monetárias. Com isso, deixa em aberto a possibilidade de novas reduções nas reuniões futuras.

A taxa de 8% é a mais baixa da história do Copom, criado em 1996, e vale para os próximos 45 dias, uma vez que a decisão foi “sem viés”. Significa dizer que a taxa básica de juros não poderá mudar até a próxima reunião do Comitê, agendada para os dias 28 e 29 de agosto.

2 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. cortar juros e ruim para os especuladores !

  2. OS ECONOMISTAS DO PIG TERÃO INSONIA ESSA NOITE: É UMA LOCURA PARA ELES QUANDO CAI O JURO. ELES NÃO SABEM COMO O JURO DE 45% AO ANO DE 2003 A 2012 CAIU 34 % EM 10 ANOS DE GOVERNO DO PT.