Veja essa: Internet supera jornais e já é a segunda mídia no Brasil

via IDGNow/Uol

Vereadores de Curitiba acompanham o Blog do Esmael. Foto: Freddy Pinheiro.

De acordo com o estudo “Indicadores de Mercado”, elaborado pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), a Internet superou os jornais e já é a segunda mídia no Brasil (atrás apenas da TV aberta), alcançando 12% do total (display+search).

Os dados são referentes aos três primeiros meses de 2012 e mostram que a Internet faturou mais de 840 milhões de reais, sendo 512 milhões em search (sites de busca) e 330 milhões em display (banners em site). Em 2011, esses números foram, respectivamente, de 1,88 bilhão de reais e 1,45 bilhão.

Segundo Ari Meneghini, diretor executivo do IAB Brasil, a Internet já é o meio mais utilizado pelos anunciantes, ficando atrás somente da TV aberta.

A mídia digital está mostrando seu potencial e se consolidando como uma das alternativas mais lucrativas para as empresas anunciarem seus produtos e serviços. O IAB estimou que o mercado brasileiro fechará o ano com participação de 13,7% e este desempenho no primeiro trimestre só confirma a nossa projeção!, completa.

De acordo com a pesquisa, a Internet tem 60% de penetração nas regiões metropolitanas do Brasil. O IAB diz que, em todos os países onde esse índice superou os 40%, os anunciantes migraram para a mídia digital.

Nos países desenvolvidos, a mídia online responde por 20% do mercado publicitário, em média. Na Inglaterra, ela chega a quase 32% do total.

Inter-Meios

De acordo com dados do Projeto Inter-Meios, a mídia internet está atrás apenas de Revista (360 milhões), Jornal (777 milhões) e TV Aberta (4,26 bilhões).

No entanto, o Inter-Meios não considera o mercado de search.

A diferença entre Internet e Revistas, no entanto, caiu de 93 milhões de reais no primeiro trimestre de 2011 para 30 milhões este ano.

1 Comentário

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Considerando a matéria bastante ampla, então vamos nos limitar ao que se refere à imprensa falada, escrita, televisionada, antes da Internet, dentro das nossas limitações. Era comum a notícia nos chegar já FILTRADA, MASTIGADA e só nos restava ENGOLÍ-LAS, por conta de ALTOS interesses da MÍDIA CONIVENTE, em âmbito nacional e internacional. Com o advento dos BLOGS / Internet as notícias passaram a ser POSTADAS EM NOSSOS MONITORES com a maior imparcialidade, na íntegra, sem cortes, PARA A NOSSA APRECIAÇÃO, DEDUÇÃO E, EVENTUALMENTE, OPINIÃO como o faço aqui, agora no BlogdoEsmael; o “Deixe um Comentário” é espaço colocado à nossa disposição para que possamos NOS MANIFESTAR, como ferramenta que nos possibilita a liberdade de questionarmos e, literalmente, (caps lock) ROMPER A BLINDAGEM DAS TODA PODEROSAS FAMÍLIAS DONAS DA IMPRENSA; BLOG E PEDRA NO SAPATO TÊM ALGO EM COMUM (vide Google “Gilmar Mendes vai calar os blogs?”). Não se descarta a possibilidade de nos depararmos com colunas e comentaristas um tanto quanto radicais que podem vir até a constranger o direito de imprensa/expressão por conta da empolgação, mas isto só acontece na China!. Vão, então, os nossos respeitos e admiração a esses abnegados e incansáveis BLOGUEIROS. Irreversível: A qualidade interativa das mídias digitais proporciona democratização da informação !!!. (Publicar comentário…)