Senado adia análise de PEC que acaba com coligações para deputado e vereador

da Agência Brasil

Sarney, por Nathan.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado adiou para a próxima semana a análise da Proposta de Emenda à  Constituição (PEC) que acaba com a possibilidade de coligações partidárias nas eleições proporcionais !“ deputado federal, estadual e vereador.

De acordo com a PEC, as coligações seriam mantidas somente nas disputas por cargos majoritários, ou seja, senador, prefeito, governador e presidente da República.

O senador José Sarney (PMDB-AP), autor da PEC, argumenta que a experiência brasileira demonstra que as coligações nas eleições proporcionais, de forma geral, constituem uniões passageiras, efêmeras, estabelecidas durante o período eleitoral por mera conveniência!.

Ele frisou, ainda, que as candidaturas proporcionarão são feitas por partidos diversos que se unem sem qualquer compromisso com programas de governo ou afinidade ideológica. No entendimento de Sarney, elas têm o objetivo central de aumentar o tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão dos maiores partidos.

2 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O sarney deveria se aposentar e sair da politica .ele quer o fim da coligação por que? a coligação e democratica .nos votamos na pessoa não no partido. o partido não pode ser dono do mandato .o eleitor deu o mandato ao candidato.não estamos na ex urss,china…porque o sarney não lança a pec das 40 horas semanais para os trabalhadores?por que não cria uma pec para um plano de saude tipo standart para os cidadão de zero a 120 anos ?esses politicos não queirem que os partidos pequenos cresçãm ,porque o ideial radical desses partidos e saudavel para o brasil.eu ouvi uma reportagem ,bem util.que os paises que estão em crise tem voto chapa fexada sem coligação. portugal ,grecia espanha .foi o que ouvi um jornalista europeu.os grandes partido eles estão solidos não são mais intransigentes .trabalham para os ricos.o unico partido que trabalha para os gringos, para transformarem o brasil num safari e o partido verde…e minha opinião! o ultimo dia do governo sarney deu uma infração de 80%.todos os grandes poupadores so riam ,quase dobraram suas fortunas .mas o collor de mello deu uma rasteira de mestre em todos .mil cruzado novo ,passou valer um cruzeiro,uma derrotada 999 a 1. planos que semple afundou o brasil .isso está na istoria…..

  2. Acho extremamente correto, se possivel para todos os cargos, mas aprovando este ja é um bom começo para que estes bigodes da politica façam um pouco de justiça antes de morrer.