Seis grupos se cadastram para participar do leilão da internet 4G

da Agência Brasil

O leilão das faixas de frequência para a tecnologia 4G e para a oferta de telefonia móvel e internet na área rural deverá ter a participação de seis grupos, que apresentaram hoje (5) à  Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a documentação e as propostas de preço. Os grupos são Claro, Tim, Oi, Vivo, Sky e Sunrise Telecomunicações, sendo que a Claro e a Tim se credenciaram com duas empresas cada.

A abertura dos envelopes está marcada para o dia 12 de junho, na sede da Anatel, em Brasília. A documentação entregue hoje ainda será analisada pela agência que irá verificar se as empresas estão aptas a participar da disputa.

No leilão para o 4G, o vencedor será aquele que oferecer o maior preço pela outorga de cada um deles. Se todos os lotes ofertados forem vendidos, a expectativa da Anatel é arrecadar pelo menos R$ 3,85 bilhões com a licitação. Já para a faixa de 450 mega-hertz (MHz), que servirá para ampliar a cobertura dos serviços de telefonia e internet na área rural, vai ganhar a licitação quem oferecer o menor preço para o consumidor.

Segundo cronograma do edital, todos os municípios com mais de 100 mil habitantes terão cobertura 4G até 31 de dezembro de 2016. As cidades-sede da Copa das Confederações terão a nova tecnologia até 30 de abril de 2013, e as sedes e subsedes da Copa do Mundo terão o serviço até 31 de dezembro de 2013.

Economia