Saiba o quadro eleitoral de Tamandaré, Fazenda, Mandirituba e Itaperuçu

por Adilson Arantes e Elizangela Jubanski, via Banda B

Murilo Hidalgo analisa quadro político na região metropolitana de Curitiba. Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo.

Dentro da série de entrevistas do diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, na Banda B sobre as eleições de 2012 nos muncípios da região metropolitana, a análise hoje é sobre a disputa em Almirante Tamandaré, Itaperuçu, Fazenda Rio Grande e Mandirituba.

Assim como em Piraquara, onde o analista afirma que há uma rejeição dos pré-candidatos em receberem o apoio do atual prefeito Gabão, na cidade de Almirante Tamandaré também existiria uma resistência ao apoio do atual prefeito Wilson Goinski (PMDB.

Lá, terá a candidatura do Aldinei Siqueira (PSD), atual presidente da Câmara, Dete Pavoni (PT), atual vice-prefeita, e o Gerson Colodel (PMDB), que seria um candidato em um primeiro momento apoiado pelo prefeito. E também pode ter a candidatura do Luiz Piva (PSol). O detalhe é que as candidaturas tendem a fugir do apoio do prefeito que tem uma rejeição considerável”, diz Hidalgo.

Itaperuçu

De acordo com Hidalgo, a eleição em Itaperuçu vai ser algo já visto em outras eleições. à‰ o ex-prefeito contra o atual e vice-versa, que são o Gerson Ceccon (PMDB) e o Neneu Artigas (PDT). O que vale salientar é o tempo que os prefeitos conseguem ficar na cadeira. Em 12 anos eu não me lembro de ter visto um prefeito de Itaperuçu, assim como o de Rio Branco do Sul, conseguirem terminar os mandatos. à‰ um alerta para a população ter cuidado na hora de votar, pois algo está errado nesses lugares!, justifica.

Fazenda Rio Grande

Em Fazenda Rio Grande, as principais candidaturas devem ser do atual prefeito Chico Santos (PSDB) contra o grupo do deputado Toninho, do PT, diz o analista político. “O candidato do Toninho, até o momento, vai ser o Alisson Anthony Wandscheer, que é filho dele e já foi deputado. A candidatura dele deve trazer uma neutralidade do prefeito de Curitiba e do governador Beto Richa. Vale salientar que as últimas eleições, na Fazenda Rio Grande, foram decididas em mil votos, o que faz acreditar que também será uma eleição equilibrada”, afirma Hidalgo.

Mandirituba

As eleições de Mandirituba têm um quadro ainda indefenido, diz o diretor do Paraná Pesquisas. “O fato novo das eleições é o ex-deputado Geraldo Cartário (PTB) que vai enfrentar o prefeito Machadinho, que foi apoiado por ele em outras eleições. O PT parece que vai entrar, porque que tem o Júlio Carvalho, e tem o grupo do Palu e do Chimim dos ex-prefeitos que se com eles se agregarem, têm tudo pra ganhar as eleições”, finaliza.

Nesta quinta-feira (21), o analista político irá falar no Jornal da Banda B 1!ª edição sobre as eleições em Campo Largo, Araucária, Campo Magro e Campina Grande do Sul.

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. com cordo com voce mari

  2. almirante tamandare ,se tornou uma cidade fantasma,com dois anos de mandato de goinsk e compainha:Gerson Colodel, Dete Pavoni,que agora se faz de a vitima ,mais mamou por 8 anos na prefeitura,e esse tal de Aldenei Siqueira,que veio nas costas do pai Neninho Siqueira que a vida inteira mamou e sustentou toda a corja de sua familia,com dinheiro publico,que obra deixou para o municipio,e o Aldenei fez o que ate hoje,como vereador e presidente da camara? Tamandare acorda! precisamos de gente com ideias para a cidade crescer, valorizar nossos moradores,nossos trabalhadores . Pensem bem em quem votar neste dia sete. meu voto e 27,o unico com ideais para nossa cidade, um rapaz jovem ,empresario bem sucedido,que veio para essa luta sem o apoio do grandes figuroes da politica e corrupcao,veio apoiado por gente de bem ,que noa pensam em si apenas mas no coletivo,pois se a cidade fica melhor todod,nos tambem ficamos. Vota Tamandare com consciencia.

  3. quando goinsk foi eleito pela primeira ves, o povo não tinha votado nele tinha votado em dete pavoni ninguem sábia quem era goinsk mais sabia quem era dete, e o troco que ele da em agradecimento a dete pavoni é não ter aprovado os projetos que dete pavoni tinha para melhoria do municipio ja visando a campanha de 2012 que cabra safado…

  4. tamandare tera candidatos novos Aldinei SIQUEIRA PREFEITO

    VEREADOR JOÃO DO GÁS EM SEGUNDO LUGAR

  5. mandirituba esta dividida entr machadinho e cartario

  6. AQUI EM FAZ RIO GRANDE O GOVERNADOR BETO RICHA, ESTÁ APOIANDO O ATUAL PREFEITO CHICO SANTOS (PSDB) DE MALA E CUIA. SÓ FALTA DAR BEIJO NA BOCA DO CHICO. AO CONTRÁRIO DE SUA ANÁLISE QUE O COLOCAVA EM UMA NEUTRALIDADE NO MUNICIPIO. ABRAÇOS

  7. Sou um jovem eleitor,cheio de sonhos e expectativas,e na minha humilde e sincera opinão acho que o Prefeito Machadinho deveria ser reeleito,muita gente fala que ele não fez quase nada por Mandirituba,mas eu sou contrário à todas essas críticas,acho que em 4 anos ele fez mais da metade do que seus antecessores fizeram em 16 anos,acho que como todo ser humano ele merece uma segunda chance!!!Não tive nenhum incentivo para publicar esse comentário,estou falando o que penso,e sou a favor da verdade e humildade qualidades do Prefeito Machadinho.

  8. quanto eles te pagaram… para dizer que ganham a eleição.

  9. MANDIRITUBA VAI TER SURPRESA…….SERA O SILVIO GALVAN O NOVO,TRABALHADOR E QUEM COLOCAR ELE DE VICE NA CHAPA LEVA A ELEIÇAO. PRESTE ATENÇAO MANDIRITUBA E MURILO HIDALGO.

  10. NADA DE NOVO!
    Estas análises são do “senso comum”. Não precisa ser pesquisador pra concluir generalidades e obviedades. Basta ler e acompanhar um pouco as questões políticas e institucionais destes municípios. Só blá, blá, blá, …

  11. Tá dando furo de reportagem ai Esmael? Rsrsrsrs.
    Vi o recado do amigo Luiz, rsrsrsrs

  12. ESMAEL, ESTE MURILO HIDALGO DESTA PARANA PESQUISAS SURGIU CONVENCENDO EM REUNIÕES NOS BAIRROS DE CURITIBA, CONVENCENDO LIDERES COMUNITARIOS E FORMADORES DE OPINIÃO A NÃO VOTAR NO PT, NO LULA E NRPINCIPALEMTNE NO VANHONI. NA MINHA OPINIÃO HAVERA UMA MUDANÇA RADICAL EM CURITIBA NOS RESULTADOS PORQUE FOI CANCELADO MUIIIITO TITULO FAJUTO QUE ELEGIA MUITYA GENTE DURANTE ANOS…AGORA TERM UQE POR O DEDÃO LÁ, NÃO TEM COMO FUGIR OU MANIPULART PESQUISAS..AGORA É PRA VALER ! NÃO ADIANTA DISTORCER.

  13. Em primeiro lugar se informe sobre Itaperucu, teve problemas na justica eleitoral ontem.