Petista acusa STF de ceder a pressões para julgar mensalão

via O Globo

Deputado André Vargas (PT).

O secretário nacional de Comunicação do PT, o deputado André Vargas (PR) criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de marcar o início do julgamento do mensalão para agosto, coincidindo com a campanha eleitoral.

Os trabalhos começarão no dia 1!º de agosto, e a estimativa do presidente do STF, Carlos Ayres Britto, é que até 4 de setembro todo o processo estará terminado.

Já imaginávamos que ia ter pressão, mas não imaginávamos que segmentos do Supremo seriam tão suscetíveis assim. Infelizmente, as ações do Supremo não são cercadas da austeridade exigida para uma Corte Suprema. Ministro do Supremo não é para ficar sendo aplaudido em restaurante por dar decisão contra o PT. Nos EUA, eles não podem nem tirar foto, mas aqui tem ministro do Supremo com vocação para pop star afirmou Vargas.

Adversários do PT nas eleições municipais apostam que o julgamento do mensalão, marcado para agosto, no calor da campanha eleitoral, vai ocasionar, por si só, um desgaste inevitável nos candidatos do partido. Embora estejam cautelosos, os oposicionistas devem explorar o episódio na campanha, mas ainda não há estratégia definida.

O (julgamento do) mensalão vai ser a nova novela de sucesso. Cada dia um capítulo e todo mundo acompanhando. Pode causar uma série de arranhões em candidatos petistas afirmou o deputado Lucio Vieira Lima (PMDB-BA) que, apesar de ser aliado do PT no plano nacional, é adversário do partido nas eleições para a prefeitura de Salvador.

Já o presidente do DEM, senador José Agripino (RN), elogiou o STF:

à‰ uma vitória da sociedade essa data marcada. Estabelece um marco no fim da impunidade. O símbolo da impunidade é o não julgamento do mensalão. Quando o Supremo marca uma data, a sociedade e a democracia brasileira marcam um gol. Se houve um dado positivo no ano de 2012 foi essa data marcada.

Para o secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG), o agendamento do julgamento para agosto é importante para não haver prescrição de crimes em caso de condenação.

Cauteloso, o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), disse que o partido não pretende explorar o julgamento no horário eleitoral gratuito na TV:

Essa é uma questão da Justiça. Nela começou e deve finalmente terminar disse o dirigente tucano.

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O que teme o Sr. Andre Vargas? Quem não deve não teme caro deputado!

  2. TEMOS A JUSTIÇA PARTIDARIA.A JUSTIÇA BRASILEIRA NÃO QUER LARGAR AS REGALIAS QUE TEM ,DESDE DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL.A JUSTIÇA BRASILEIRA É A DA VONTADE DO REI .MAS AGORA A JUSTIÇA BRASILEIRA É MODERADORA ,TROUXERAM O MINISTERIO MODERADOR ANTIGO QUE PODIA OBSTRUIR LEIS ,SEM APAGA-LAS DA CONSTITUIÇÃO PARA O BEM DE ALGUNS.E MAL DOUTROS.. O BRIDEIRO GERAL ESTA ESQUECIDO ,ELE É PROFESSOR DESSE OUTRO QUE AI ESTÁ…

  3. A tucanada acham que são os verdadeiros pais da moral e dos bons costumes. Será que na emenda da reeleição de 1997 la quando o FHC conseguiu que fosse aprovada aquela lei não existiu mensalão? Veja esse link:
    http://o-espinhoso.blogspot.com.br/2011/09/compra-de-votos-no-congresso.html

  4. Peter
    Não parou pra pensar se existe mensalão no governo do PSDB do estado? O que houve por trás da ida dos deputados do PMDB pro PSDB? Será que foram porque se identificam mais com o PSDB? Desse mato, sai coelho. Atirar no telhado do vizinho é fácil, o duro é tentar atirar no próprio telhado.

  5. Dalva errada, petista puxa saco. tanto PT quanto PSDB, são farinha do mesmo saco. DALVA, você quer jusitificar a roubalheira do PT se defendendo com roubalheira do PSDB. Vá se esconder e nunca mais faça uma defesa de corrupção, com outra corrupção. Se fosse na China estes pulhas estariam mortos e enterrados. Dalva, você pensa que somos todos idiotas ? Nunca mais faça este tipo de defesa. Assim você condena todos os petistas, juntos com os do PSDB. Todos pulhas, sangue sugas da nação. Crie vergonha. Esconda-se.

  6. DALVA MARIA: Você me empresta o seu Privataria Tucana, do Amaury – conheci o pai dêle lá em Monte Castelo, e eu te empresto O Chefe, do Ivo Patarra.

  7. kkkkkkkk… tem gente aí repetindo o discurso mentiroso da Veja bandida e do Juiz que defende banqueiro bandido e inventa grampo que não existia para derrubar delegado da PF “Gilmala Dantas” que inventou a estória do encontro com Lula para tirar o foco da roubalheira do Cachoeira que abastecia a toda a mídia golpista e quadrilha Demotucana! Estão sem rumo depois do ícone da moralidade “Demóstenes” ser pego com as calças arriadas prostituindo com o crime organizado…kkakkakaa!!!Que coisa!!! Que oposição mais bandida e atrapalhada! Não tem um projetinho sequer para apresentar, e só sabe mentir e caluniar sobre os adversários! Sorte do PT que com esta oposição que está aí tem muito tempo para governar nosso país!

  8. Esta muito certo o deputado André Vargas. Dizer que o STF esta ” cumprindo sua missão constituciona”l é a maior balela que pode-se dizer daquela corte. Ou será que lá não tem interesses? ou será que no STF nunca rolou um mensal? O combate a corrupção começa na família, na escola em todo o lugar – Sim, tem que ser julgado, mas é obvio que esperar 7 anos e por em pauta 1 mes antes das eleições é carimbado para prejudicar o PT o que acaba por tirar a isenção da corte. É lamentavel, vem provar que aqueles ” altos togados” como o Gilmar Dantas não são juízes, são parciais, caso contrario fariam a aplciação severa da Lei, DO JEITO CERTO e NO MOMENTO CERTO

  9. O Esmael destacou que a data do julgamento do mensalão foi ditada pela mídia.
    O dep. AV culpa pressão e nem fica verdehulque em “esquecer” da visita do Lula ao ministro Gilmar, no escritório do ex-ministro Jobim, com o objetivo de conhecimento geral.
    O Paulo ai em cima fala da existência do mensalão aqui no Paraná, como se os erros daqui justificassem os de lá. O que tem o c* com a calça se a cueca está no meio, Paulão?
    Cá do meu canto, torço pro julgamento de todo mundo, independente da sigla partidária – PTDEMPRPSDBPTBPDT e torço também que se os culpados não forem presos por falta de vagas em cadeias e presídios, que se soltem pretos, pobres e putas lá confinados, simplesmente porque não tiveram grana prá pagar advogado ex-ministro.

  10. MENSALÃO PRECISA SER COMBATIDO E CONDENADO EM TODAS AS AGREMIAÇÕES PARTIDARIAS. O MENSALÃO DO PT É REALIDADE E A JUSTIÇA PRECISA CONDENAR TODOS ESSES PSEUDOS POLÍTICOS. CORRUPÇÃO NÃO IMPORTA A COR E O PARTIDO, É PRECISO ACABAR COM TODOS. PARECE QUE P PT QUER JUSTIFICAR A SUA CORRUPÇÃO, ACUSANDO QUE OS OUTROS…

  11. Há que se julgar também o mensalão do PSDB de Minas, tendo Azeredo como protagonista e outras centenas de envolvidos na Lista de Furnas, escândalo que, se a mídia não fosse demotucana, já poderia estar julgado e seu maior beneficiário, o Serra, poderia estar na cadeia. Kd os noticiários do livro “A Pirataria tucana”? Kd a CPI da Privataria? Infelizmente, quem manda no Brasil é a mídia.

  12. Que pressão é essa? já se passaram 7 anos e esse processo ainda não foi julgado. Na verdade esses caras queriam que os crimes fossem prescritos. Cadeia neles, seja de que partido for.

  13. Do Pt ou do Psdb ou de outros partidos. Tem que ser apurado. O pior ladrão é o que esta na sua casa.

  14. O que é que ele queria. Que não fosse julgado o maior escândalo da história do Brasil? Que ficassem impunes a quadrilha de bandidos que meteu a mão no dinheiro púiblico? Acho que perdeu a chance de ficar calado.

  15. E os tucanos no governo do PR, será que não praticam mensalão? Principalmente para aqueles do PMDB que desde 2011, fazem parte da maioria da bancada governista. È pra se investigar. Será que no governo do PR, será que não existe uma espécie de mensalão?

  16. TEM QUE SER JULGADO MESMO, sociedade quer respostas e justiça nessa robalheira nacional.

    • Marcelo, vc já leu “A Privataria Tucana”? Certamente que não, senão vc não chamaria o mensalão de “roubalheira nacional”. Mas leia, o livro é recheado de provas contra Serra e famiglia……uma verdadeira máfia tucana.

  17. CELERIDADE x PROTELAÇÃO?
    O ventríloco nacional do pt deveria afirmar o contrário: STF NÃO CEDE À PRESSÃO e aprova calandário de julgamento do mensalão. Pois a obrigação normal e constitucional do STF é dar mais celeridade possival ao processo de julgamento. O contrário (demora, adiamento, protelação..) sim, seria ceder a pressão. E parece que era o desejo do Deputado ventríloco e de todo o PT e seus aliados. Basta acompanhar as manifestações da militância nas redes sociais (ou blogsfera, como preferem denominar, os mais elitistas)