Novidade: Gays são bem-vindos em igreja evangélica

via site Carta Capital

Casal de pastoras homossexuais foi o responsável por fundar a igreja. Foto: Divulgação.

Atrás de uma porta de vidro fosco, em um trecho mal iluminado e repleto de botequins na Avenida São João em São Paulo, uma pastora prega trechos do livro de Gênesis para seus ouvintes. à‰ um culto que ocorre em salão fechado, com paredes brancas e diversas cadeiras de escritório enfileiradas em frente ao altar. Para amenizar o calor, o salão com cerca de 300 metros quadrados tem diversos equipamentos de ar condicionado e ventiladores espalhados.

Logo na entrada, um membro da igreja recebe os fiéis e os acomoda nos poucos lugares vagos. A integrante é uma moça com camisa preta, calça jeans e cabelo com gel. No altar, a pastora começa a pregação do dia com um forte sotaque pernambucano, cabelo preso com um rabo de cavalo e uma camisa social azul clara masculina. Diferentemente dos cultos de outras igrejas evangélica ou católicas, a celebração deste domingo era majoritariamente composta por casais homossexuais, embora o fiel e assessor de imprensa da igreja, Abdalla Daichoum, diga que o público é diverso.

O culto acontece na igreja inclusiva Comunidade Cidade de Refúgio, que lançou em meados de maio uma campanha nas redes sociais contra discriminação de casais homossexuais. A ação denominada Criação de Deus! mostra três casais !“ um heterossexual, um homossexual masculino e outro casal gay feminino !“ com os dizeres: Criação De Deus!. Posaram para a campanha o casal de pastoras homossexual, Lanna Holder e Rosania Rocha, líderes da igreja.

A ação coincide com as comemorações do primeiro aniversário da instituição, que acontece na terceira semana de junho, e terá como ápice a distribuição de folhetos e a conversão de homossexuais durante a Parada Gay de São Paulo.

O culto prossegue de forma descontraída e bem-humorada. Entre uma leitura bíblica e outra, a pastora pernambucana Lana brinca com os fiéis e puxa um grito de louvor parodiando o sucesso sertanejo Eu quero tchu, eu quero tcha. Na versão da igreja, a música virou: Eu quero Jê, eu quero zus, eu quero Jê-jê-jê Jesus!!

Criada com a intenção de reaproximar os homossexuais da religião, a igreja também preocupa-se em mantê-los por perto. Logo após a entrada, os fiéis encontram um aparelho de ponto eletrônico fixado na parede. Com ele, a presença dos fiéis é controlada e cobrada como disse a pastora durante o culto do domingo 27. Não pode esquecer de passar pelo ponto (eletrônico), irmãos!, diz. Quem não passar vai receber ligação em casa para sabermos porque está faltando nos cultos e se está tudo bem. à‰ um cuidado que temos!, completa.

Todo esse cuidado está relacionado com os planos de crescimento da igreja inclusiva e ultrapassar os muros!. Em comemoração a seu primeiro aniversário, a igreja comprou por 3500 reais um programa de rádio com uma hora de duração, que irá ao ar em todos os sábados do mês de junho, na 101,3 FM.

A iniciativa foi anunciada com euforia e descontração pela pastora Lanna Holder. Você está chique, irmão. Congrega numa Igreja que tem programa na rádio!, disse. Mas, agora, não deixem de orar para Jesus levantar mantenedores para esse processo!, emenda.

Logo após o anúncio do programa veio o momento da oferta. Juntamente com as cestas para a captação das doações em dinheiro, máquinas de cartão de crédito e débito passavam espremidas pelos corredores estreitos do salão da Igreja. Enquanto isso, Holder sempre bem humorada brincava põe uma mão no coração e outra no bolso, irmão.!

No entanto, referências e críticas aos preconceitos das outras igrejas aos homossexuais são constantes. Segundo a própria definição da pastora, a Igreja Comunidade Cidade de Refúgio é formada por líderes que lutam para ser crentes.A Igreja nasceu com um prognóstico negativo, mas não é porque existem todas essas dificuldades que vamos aceitar esse julgamento!, disse Holder, na metade do culto. No momento em que discursava, uma televisão fixada no teto do salão exibia a mensagem: “Lembre-se: O impossível é apenas uma das especialidades de Deus”.

Em referência direta à s outras igrejas evangélicas, Holder prossegue dizendo que crente que faz muito “furdunço”, com pouco amor, não faz diferença. Se profecia segurasse membros, centro de macumba estava cheio!, ironiza. Segundo ela, o que faz a Igreja crescer é o amor. Muitos de nós fomos abortados do seio de sua Igreja. Passamos a descrer que a Igreja seja capaz de gerar filhos!, diz. Nossa Igreja não é estéril, nós vamos gerar filhos, vamos evangelizar e salvar almas!, completa.

Essa evangelização já tem data e hora para acontecer: na semana de 7 de junho, durante a Parada Gay, em São Paulo. Intitulada Semana da Diversidade, as ações começam com uma campanha de evangelismo no Vale do Anhagabaú, no dia 7. Já durante os dias 9 e 10, membros da igreja participarão da caminhada lésbica na Avenida Paulista e na Parada Gay, vestindo camisetas com a frase Já passou da hora de você voltar.!

O culto durou cerca de duas horas e meia e terminou com um canto entoado em pé por todos os presentes. Em seu refrão fica claro a intenção de reaproximar os fiéis homossexuais do evangelho. Uma nova história Deus tem para mim. Um novo tempo Deus tem para mim. Tudo aquilo que perdido foi, ouvirei de sua boca!¦!, diz o refrão que encerra o culto do domingo.

Somente naquela noite, mais de dez pessoas se converteram. Jaqueline era uma delas. Acompanhada de sua esposa, Deise, e de sua filha com cinco anos de idade, Jaqueline estava muito emocionada ao final da celebração. Procuramos a Igreja porque aqui ela nos aceita da forma como realmente somos!, conta.

Sob o olhar desconfiado de sua filha, ela completa é importante trazê-la aqui e mostrar a importância de respeitar e ser tolerante com a escolha dos outros para ela não crescer homofóbica!.

Outra a se converter foi a descendente de americanos Heather. Para chegar até a Igreja Cidade Refúgio, Heather vence quase 20 quilômetros de distância entre sua casa no bairro do M”Boi Mirim até o centro de São Paulo, onde fica a Igreja. Aqui o ambiente é animado e acolhedor, você não sente ninguém te olhando torto!, diz.

Heather conheceu a Comunidade Cidade de Refúgio através da Internet. Não me aceitavam na Igreja que eu ia!. à‰ muito ruim crescer dentro de uma e depois não poder mais freqà¼entá-la!.

Naquele domingo, Heather foi à  Igreja apenas acompanhada de sua companheira, mas disse ter dois filhos fruto de um ex-casamento. Para os meus filhos é mais difícil por conta da convivência com o pai, mas quero que eles aprendam a respeitar e não cresçam no ambiente que eu cresci!, conclui.

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Crie sua loja virtual focada no MERCADO EVANGÉLICO. Clique no meu nome e veja.

  2. E Lamentavel ver essa sena, duas mulheres lesbicas se dizendo pastoras. Sim são pastoras que representa a loucura essas mulheres Elas estão dentro do que a palavra de Deus diz em Apocalipse 2 ver 20,21,22,23 ” Tenho,porem contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel,que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mais ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos idolos. o salario do pecado é a morte o Senhor espera arrependimento caso contrario perecerão. Lana holder e todos aqueles que se dizem ser alguma coisa sem ser não tem valor nenhum pois não tem orespaldo dapalavra de Deus.o fim não é salvação mais juizo pois isto é uma zombaria ao amor de Deus.
    estejamos atentos pois muitas coisas terriveis estarão surgindo para difamar o caminho da verdade como disse O apostolo Pedro tendo aparencia de piedade mais negando com as suas obras.Jeus disse que os falsos profetas são conhecidos pelos seus frutos. Cegos são aquels que aplaudem e vão atraz de Jezabel. Salvai- vos desta geração perversa Atos 2 ver 40

    • bom saber que ainda tem remanescente verdadeiro homens e mulheres de deus e não se corrompe com as coisa deste mundo.DEUS continue a abençoar seu ministério.#pastor Eduardo dos santos.

  3. eis q Deus usa as coisas loucas desse mundo,para confundir as sabias…
    USA AS COISAS FRACAS DESSE MUNDO PARA ANIQUILAR AS FORTES!
    NÃO JULGUE NOS HOMOSSEXUAIS POR UMA OPÇÃO SEXUAL POIS NÃO VIVEMOS 24 HRS PARA O SEXO! MAS SIM VIVEMOS 24 HORAS PARA LUTAR VIVER CHORAR,SORRIR,AMAR NOS RELACIONAR COM O TODO NESSE MUNDO COMO SER HUMANO!
    DEUS É SUPREMO VERDADE E AMOR
    ELE NAO DISTINGUE HOMEM MULHER ANIMAL
    SOMOS TODOS IGUAIS PERANTE ELE!

    • eis que a bíblia diz que o homem foi feito para mulher e a mulher para o homem.e o que vem fora disso e do diabo.em apocalipse 11 e 12.que é mau,que continue a fazer o mau,e quem é imundo,que continue a fazer o bem,e quem é quem é dedicado a deus,que continue a ser dedicado a deus.-escutem!-diz JESUS.-eu venho logo!vou trazer comigo as minhas recompensas,para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito. jesus abomina o pecado mais ama o pecador,e todo aquele que nascer da água do espirito esses são chamados filhos de deus.

  4. Eu gostei da matéria, muito legal. Tem muita discriminação nas igrejas, eu acredito que assim como Deus criou os heteros criou os gays também e ama a todos. Eu já tentei mudar minha opção sexual que tenho desde criança, fiquei quase louco, fui parar numa clínica psiquiátrica internado junto com dependentes químicos e a psicóloga falou para mim que eu tenho que me aceitar do jeito que eu sou e que existem coisas muito piores e o caráter independe da opção sexual. Isso me conformou.

  5. Nao sou lebisca, pelo contrario, mas eu acho que ninguem deve julgar as pessoas, somos livres p seguir qualquer religiao, e os homosexuais, tem direito sim, de ter a religiao deles, ainda mais que nao sao aceitos, pela sociedade, Deus sabe de todas as coisas, os gays estao prontos para o mundo, mas a sociedade nao esta pronta para recebe-los infelizmente, as pessoas nao respeitam.

  6. Trabalho na secretária de uma igreja e recentemente adquirimos um sistema de emissão de boleto carnê para pagamento
    de dízimo e doações. O nome do sistema é Boleto Fast (www.boletofast.com.br) Gostaria de compartilhar om vocês, pois
    assim como na minha igreja, deve ter outras que também precisam emitir carnês.
    Espero ter ajudado!

    Paz para todos.

  7. Uma igreja sem cajado é uma igreja descajadada. E de recusa de cajado em recusa de cajado, chega-se à situação em que haverá desaquecimento da indústria de cajados por superlotação do pátio das empresas com mercadoria encalhada.

  8. A igreja evangélica não foi até os gays e sim eles adaptaram o discurso da igreja evangélica para a necessidade de vida deles

    Não existe diferença entre o que fazem estes com as igrejas que pedem dinheiro. Adaptação de discurso …

  9. Caro amigo Esmael,
    Sei do que se trata e já vi a Lana Holder pregando. De fato a retórica dela é muito boa. A base das pregações dela no passado recente foram em relação a sua mudança de vida, de quando era lésbica. Pregava que tinha encontrado o seu amor, o marido dela e tinha filho(s) e tinha repulsa do seu passado. Porém, retornou as antigas práticas e deixou de lado novamente a sua vida hétero, comprometendo sua vida com Deus novamente. As igrejas de um modo geral, seja católica ou protestante têm muita dificuldade em ajudar e acolher espiritualmente gays e lésbicas, infelizmente. No entanto, o evangelho trata de transformação de vida e arrependimento. Deixar práticas do passado, espontaneamente, que não estão de acordo com a Palavra faz parte do processo dessa transformação. A primeira carta aos Romanos é clara sobre este estilo de vida. Não concordo com essa prática ou igreja pratica isso, que confrontam princípios de Deus, mas isto não significa que eu discrimino. Em um estudo aprofundado podemos perceber que numa das cartas de Paulo aos Coríntios haviam práticas semelhantes que eram tratadas pela igreja cristã primitiva. Já ouvi falar de grupos e ministérios que atendem pessoas com essa prática e acredito que a tendência é que isso não acabe bem para as pessoas envolvidas. Adeptos sempre vão surgir. Tem seitas e práticas ditas religiosas que levam as pessoas literalmente a morte. Vide Jim Jones, em 1978. Qualquer um, inclusive eu, que esteja pregando algo que não esteja dentro dos princípios de Deus, fujam destes. Paulo disse isso em alguma de suas cartas. Paz! Marcos.

    • EM ROMANOS1:24-27 DIZ: POR ISSO DEUS ENTREGOU TAIS HOMENS Á IMUNDICIA, PELAS CONCUPISCIÊNCIAS DE SEU PRÓPRIO CORAÇÃO, PARA DESONRAREM O SEU CORPO ENTRE SÍ; POIS ELES MUDARAM A VERDADE DE DEUS EM MENTIRA, ADORANDO E SERVINDO A CRIATURA EM LUGAR DO CRIADOR, O QUAL É BENDITO ETERNAMENTE.AMÉM! POR CAUSA DISSO, DEUS OS ENTREGOU A PAIXÕES INFAMES; PORQUE ATÉ AS MULHERES MUDARAM O MODO NATURAL DE SUAS RELAÇÕES ÍNTIMAS POR OUTRO, CONTRÁRIO À NATUREZA; SEMELHANTEMENTE, OS HOMENS TAMBÉM, DEIXANDO O CONTATO NATURAL DA MULHER, SE INFLAMARAM MUTUALMENTE EM SUA SENSUALIDADE, COMETENDO TORPEZA, HOMENS COM HOMENS E RECEBENDO, EM SI MESMOS A MERECIDA PUNIÇÃO DO SEU ERRO. EM OUTRA PASSAGEM DIZ: DEUS AMA O PECADOR MAIS ABOMINA O PECADO.

  10. Credo. Tira essa nojeira daí Esmael.

    • saia vc dai seu ridiculo imbecil
      Ja ouviu falar na constituiçao brasileira sobre liberdade d espressao seu ridiculo

    • Rene vá orar pelos homossexuais, pois você não tem pecdo é crente fiel, se eles se libertarem é porque realmente éles não nasceram assim, e se tiveres um filho assim joga fora de nojo