Liminar do TJ libera candidatura de Beti Pavin em Colombo

* “Advogados e marqueteiros travarão uma guerra nestas eleições”, prevê Murilo Hidalgo, diretor da Paraná Pesquisas

Justiça libera candidatura de Beti Pavin. Foto: Foto: Milca Santos.

O juiz substituto de 2!º grau Rogério Ribas, do Tribunal de Justiça (TJ), cassou ontem a decisão da desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima, da mesma Corte, que reafirmava a inelegibilidade da ex-deputada Beti Pavin (PSDB), pré-candidata à  prefeitura do município de Colombo, na região metropolitana de Curitiba.

A decisão do juiz Ribas (clique aqui para ler a íntegra) anula a sessão da Câmara Municipal de Colombo, realizada em 2009, que desaprovava as contas da tucana relativas à  sua gestão em 2001. O legislativo colombense havia entendido que Pavin cometeu improbidade administrativa.

A liminar do TJ, mesmo em caráter precário, libera o registro da candidatura de Beti Pavin.

O blog ouviu um especialista em Direito Eleitoral sobre o imbróglio jurídico envolvendo a pré-candidata tucana. Segundo ele, que não quis se identificar porque não é parte no processo, “não é comum que um juiz substituto de 2!º grau derrube a decisão de uma desembargadora”. “à‰ uma decisão corajosa”.

Pelo sim pelo não, até prova em contrário, Pavin está liberada para disputar a prefeitura de Colombo, um dos maiores colégios eleitorais do Paraná.

O diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, prevê nas eleições deste ano uma guerra entre advogados e marqueteiros. De acordo com ele, no interior do estado e na região metropolitana de Curitiba, se sobressairão os candidatos melhor amparados juridicamente e com o melhor esquema de comunicação. “Isto se repete em vários municípios, onde os adversários tentam vender que esse ou aquele não têm condições de disputa. A guerra eleitoral já começou”, disse ao blog.

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A Beti pode ter defeitos mas os outros candidatos não ficam para traz. Quando a Beti era prefeita de Colombo, as pessoas eram mais valorizadas.

  2. Por favor !! aos defençores de beti pavin poderia me mostrar um so progeto de beti pavin em quanto foi deputada por colombo ,qualquer um (uma mudança de nome de rua ,uma lanpada trocada) sei la qual quer um por favor se existir me informe por favor pois nao lembro ….. so lembro dos fantasmas dela ou tambem isso foi invençao do Jota camargo pois tudo oque ela fez de errado os desvios fraudes tudo o culpado foi o jota camargo .
    ta na hora de voces acordaren, se mesmo tendo o requiao ao seu lado e agora o governador ela nao escapa da justiça .nao sejan ignorantes .se calem é melhor

  3. O debate da CNT mostrou a fraqueza dos candidatos de sempre, inclusive desta senhora. Infelizmente o povo de Colombo não vai eleger desta vez o único candidato realmente comprometido com a causa, assim mesmo eu voto em Joel Cordeiro.

  4. Nasci e moro até hoje aqui em Colombo, meus filhos nasceram aqui em Colombo, e graças a INCOPETÊNCIA da Sra. BETI meu filho faleceu, espero que antes de vocês falarem de algum político, verifiquem sua História, sua Administração, como foi ou como é, quais são suas PRIORIDADES, e falando em prioridade, a Senhora Beti, deixou muito a desejar na SAÚDE, NA EDUCAÇÃO NEM SE FALA, o que ela fez, COLOMBO INCHOU E INCHASSO NÃO É SINAL DE SAÚDE. VAMOS SIM, DAR A RESPOSTA QUE ELA PRECISA, NÃO!!!!! QUEREMOS VOCÊ BETI, POIS COMO MULHER DEIXOU NOSSAS SENHORAS COLOMBENSES SEM SAÚDE, QUE VERGONHA SENHORA BETI PAVIN!!!!

  5. Vou de bety e não abro mão,se não for ela,vou de qualquer um da oposição.

  6. Colombo nunca esteve tão abandonado como se encontra hoje. Não é votando nessa turma que esta no poder que haverá mudanças; Colombo está cada vez pior,ruas esburacadas,anti pós mal feitos,postos de saúde sem medicos, escolas sucateadas,e o material escolar e o uniforme,só são entregues muito depois do inicio das aulas. Vamos mudar isso,por que isso já é pisar em nós que pagamos os salários deles.

  7. Concordo com você professor Sérgio Ferraz, neste blog não é só eles que tem a sorte o outras coisas a mais por fora que vocês sabem muito bem o que esse grupo sabe fazer de melhor.
    É NEGOCIAR pois a politica deles é o dinheiro.
    Saudações povo CAMARGO.

  8. Espero que a população de Colombo mostre nas urnas a insatisfação de ver a justiça não conseguir fazer valer a lei da ficha limpa. Infelizmente quem tem poder consegue articular tudo ao seu favor, até mesmo derrubar uma decisão de um desembargador! Colombo não precisa de alguém que não ama Colombo, pois é nítido o interesse, foco em 2014, ficar longe por mais 4 anos não seria positivo para uma candidatura futura. Vamos eleitores de Colombo ano de mudança, chance de trazer gente nova para política, chega de politicagem de gente que só pensa em seu próprio nariz e não no povo. Precisamos de um plano de urbanização, pois Colombo cresce de forma desordenada, precisamos de incentivo na educação com salários melhores e ensino de qualidade, segurança, saneamento básico, moradia, trabalho e principalmente saúde, um local digno para os Colombenses tratarem seus problemas de saúde, entre outras coisas que são gritantes em Colombo como: asfalto, trânsito, alagamentos, invasão, falta de incentivo ao comércio e turismo… Acorda população Colombense! Chega de persistir no erro, vamos mudar o rumo das eleições, vamos mudar o rumo para o certo, Colombo é muito mais do que isso, Colombo só tem a crescer e precisa do voto certo em 07 de outubro, vamos mostrar que nós eleitores sabemos mostrar nossa força. Por uma Colombo melhor e mais acessível a todos!

  9. GRAÇAS A DEUS, DEU CERTO BETI, NÓS SABIAMOS, VAMOS BATALHAR AGORA PARA VOCE SER NOSSA PREFEITA POR QUE COLOMBO PRECISA DE VOCE, UM GRANDE ABRAÇO

    • AI THIAGUINHO , QUER AJUDAR MESMO , ENTÃO SE APRESENTE VENHA HORAR SEUS 600 VOTOS DA ELEIÇÃO PASSADA , E LEVE AOS SEUS ELEITORES A PROPOSTA DA PREFEITA BETHI PAVIN ESTAMOS ESPERANDO VC NO DIA30 NA CONVENÇÃO DO PPS.

  10. Até que enfim, a Beti Pavin será candidata a Prefeita, para vencer. É a melhor candidata, sem sombra de dúvidas. É humana e ama a Cidade de Colombo. Sei bem o que representa, para a Educação, a sua Candidatura. Sou Professor e fui Chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, até 31 de dezembro de 2010. Quando era Deputada, no período que fui Chefe do Núcleo, muito colaborou com projetos e propostas para a Educação do Estado do Paraná e muito fez pela Educação do Município de Colombo e de toda Região Metropolitana de Curitiba. O que eu puder fazer para ajudar a Beti Pavin a ser Prefeita, novamente, farei. Beti Pavin: pode contar comigo.

    • Grande Sérgio! Quanto tempo. Estou contente com a decisão do tribunal de justiça. Trabalhamos muito pela eleição para deputada. Somente agora começaram a fazer um asfalto na região do Krause e se ela não me levasse até a SEDU nunca saberia do desvio de recursos para a prefeitura de tamandaré. O povo de Colombo merece respeito e se precisar de mim estou no face…

    • Como pode o ser humano ser tão interesseiro a ponto disso.. quer o cargo de volta amigo?? kkk

  11. fixa limpa e um engodo para bobo diante do dinheiro.tendo dinheiro governa o mundo….

  12. ESTUPENDO!!!
    Cada vez fico mais espantado com o avanço do conhecimento. O Murilo Higaldo re-descobriu a pólvora. Seja só, conforme publicado no blog, a que conclusão ele chegou: “Murilo Hidalgo, prevê nas eleições deste ano uma guerra entre advogados e marqueteiros. De acordo com ele, no interior do estado e na região metropolitana de Curitiba, se sobressairão os candidatos melhor amparados juridicamente e com o melhor esquema de comunicação.”
    Q novidade… tem que tirar o chapéu pra tamanha inteligência.