Federico Franco substitui diretor-geral paraguaio de Itaipu

por Fernando César Oliveira, da Agência Brasil

Jorge Samek informa que Itaipu tem novo diretor paraguaio.
O novo governo do Paraguai, liderado desde a última sexta-feira (22) pelo ex-vice-presidente Federico Franco, indicou hoje (25) um novo diretor-geral do país para a Usina Itaipu Binacional.

O indicado é o engenheiro Franklin Anki Boccia, que desde 2008 é um dos seis integrantes paraguaios no Conselho de Administração da empresa. Anki Boccia ainda precisa ser referendado pelo Congresso do país vizinho.

De acordo com o diretor-geral brasileiro da usina, Jorge Miguel Samek, o dirigente anterior, Efraín Enríquez Gamón, indicado pelo ex-presidente Fernando Lugo, já deixou o cargo.

Samek voltou a dizer que não cabe a ele analisar ou fazer algum tipo de pronunciamento sobre a crise entre o Paraguai e os demais países da região. Quem faz isso é o Ministério das Relações Exteriores!.

Ainda conforme Samek, a tendência é de que parte dos conselheiros e diretores paraguaios sejam mantidos em seus cargos. Os processos dentro de Itaipu estão andando normalmente, nosso tratado e o nosso regimento não permitem nenhuma mudança nos rumos da usina sem consenso entre os dois países!, disse o diretor brasileiro.

Economia