Contra o golpe, Chávez cancela envio de petróleo ao Paraguai. E a Itaipu Binacional?

Usina de Itaipu é a maior do mundo em geração de energia.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na prática, foi quem condenou o golpe de Estado no Paraguai com mais veemência: cortou o envio de petróleo ao país.

A estatal venezuelana PDVSA é responsável por cerca de 40% do abastecimento paraguaio, lembra o blog de Altamiro Borges.

Com a medida anunciada neste domingo (24), Chávez atacou o golpe de Estado pelos lados político e econômico. Atingiu o bolso.

O vice-presidente do Paraguai empossado, o golpista Frederico Franco, se vê encurralado pela Venezuela, Brasil, Argentina, Bolívia e Equador que retiraram daquele país seus respectivos embaixadores.

O Brasil é o principal parceiro comercial dos paraguaios. Além das sanções no campo diplomático, não teria como o governo Dilma Rousseff apertar o garrote dos golpistas revendo o acordo de Itaipu Binacional e fechando a fronteira à  circulação de mercadorias?

O Brasil paga ao Paraguai uma compensação anual de US$ 360 milhões pela energia consumida.

A usina de Itaipu pertence aos dois países, embora os brasileiros tenham arcado pelos custos de sua construção. Pelo acordo vigente com os paraguaios, metade da energia produzida é do Brasil e outros 50% do Paraguai, no entanto, a sobra do insumo vizinho obrigatoriamente tem que ser vendida aos brasileiros.

7 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Desde de 2009 o golpe ronda o governo lugo.a oposição conservadora vem aos poucos desestabilizando o governo lugo. Redação de Marina Mattar..uol.. 21 /06/2012. as/ 18,52 horas. qualquer um pode opinar.

  2. GOLPE ÀS AVESSAS!
    Caramba…. foram 39 votos contra 4. Será que os Deputados e Senadores não tem legitimidade para dedicir pelo Congresso Paraguaio? Defender o Golpe às avessas ou é miopia hipócrita ou fanatismo mesmo

    Evidente que com apoio de apenas 4 parlamentares, o Bispo Reprodutor não tem a mínima condição de governar. Golpe é querer impor o Bispo na marra, intervindo, retalhando, impondo barreiras … depois com que moral vamos defender o fim da intervenção em Cuba?

  3. Na verdade o Paraguay aplicou o que mais sabe fazer: a falsificação de produto.
    Quando disseram que havia democracia naquele país, foi descoberto agora que ela é falsa. Acho que o processo contra o Lugo vai entrar para a história como o mais rápido de todos os tempos.

  4. O Brasil não deve reconhecer o governo golpista. Quanto à Itaipu temos que rever o tratado, não se pode dar vida boa à golpistas.

  5. Fechar as fronteiras e aguardar qto tempo dura o golpe. Mas mais importante do que isso, é tomar os aptos dos deputados e senadores paraguaios tem em balneário camboriú e floripa. Logo logo mudam de idéia.

  6. o brasil tem se posicionar totalmente contra o golpe com atitudes.

  7. Sim é claro que houve um GOLPE! Pior disso é que o governador playboy do paraná ja flerta com os golpistas – Afinal qual é a posição de Beto Richa sobre esse golpe do PY? Ele nao vai se pronunciar? Afinal o Pr não é importante em função da fronteira que faz com o país vizinho? ALO BETO RICHA – VÃO TUCANAR E FICAR EM CIMA DO MURO? O PSDB do PR é ou não a favor do golpe?