Coligação de Fruet vai “degolar” pré-candidatos a vereador por causa de chapão

A guilhotina está afiada.

Já está batido o martelo. A coligação de Gustavo Fruet (PDT-PT-PV) vai homologar conjuntamente a chapa de vereadores, ou seja, apresentará um chapão dos três partidos com 76 nomes.

Na prática, muitos pré-candidatos vão acordar na semana que vem como ex-pré-candidatos. No PT, segundo informações que chegam ao blog, serão defenestrados 40; no PDT outros 50; e o PV também cortará 25 pré-candidatos.

Por que com o chapão! haverá cortes? Eu explico isso.

Se um partido lançar chapa proporcional (vereadores) sozinho poderá apresentar até 150% o número de cadeiras. No caso de Curitiba são 38 cadeiras, logo, a legenda pode registrar 55 candidatos.

Se PDT, PT e PV saíssem sozinhos na proporcional !“ podem fazer isso se coligando somente na majoritária, isto é, apoiando Fruet !“ a conta seria esta: 3 x 55 candidatos= 155 candidatos a vereador.

Numa coligação proporcional, independente da quantidade de partidos, pode-se apresentar o dobro do número de cadeiras em disputa na Câmara. No caso em tela, são 76 candidaturas.

Resumo da ópera: A partir desta segunda-feira, pelo menos uma centena de pré-candidatos será “degolada” nos três partidos. à‰ esperar e conferir choradeira.

Comentários encerrados.