Classe D consumiu um Chile! em 2011; que absurdo!

via Carta Capital

A classe D consumiu em 2011 o equivalente ao PIB (Produto Interno Bruto) do Chile em produtos e serviços, segundo estudo da DataPopular divulgado nesta segunda-feira 11. Segundo a pesquisa, as famílias com renda per capita de 79 a 327 reais mensais gastaram 363,3 bilhões de reais durante todo o ano passado.

O consumo da classe D é menor do que os da classe B (488,9 bilhões) e da classe C (1,03 trillhões). A maior parte do consumo da classe D está concentrado na região sudeste (151,7 bilhões), seguido do nordeste (106,7 bilhões) e do sul (51,2 bilhões).

Segundo a pesquisa, o consumo da classe D supera o da classe B em algumas categorias. Na aquisição de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, o consumo da classe D é 25% maior do que a B. A classe D também gasta mais com transportes urbanos, alimentação dentro de casa, artigos de limpeza, medicamentos, bebidas, produtos de higiene e móveis.

Os dados foram obtidos a partir do cruzamento da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) com a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), ambas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Idosos vão movimentar 402,3 bilhões de reais

Outro estudo divulgado pelo instituto mostra que o total de rendimentos dos idosos neste ano deve atingir 402,3 bilhões de reais. O valor é maior do que o PIB do Peru. Segundo as estimativas atuais, o Brasil tem 22,3 milhões de idosos.

Com os avanços da medicina e a melhoria das condições de vida dos brasileiros, a cada ano que passa verificamos um maior número de idosos. Se por um lado isso demonstra avanços importantes, por outro exige políticas públicas que atendam a uma realidade que se aproxima: menor população economicamente ativa. Identificamos 15,8 milhões de pessoas idosas consideradas chefes de famílias pelo país. O rendimento proveniente da aposentadoria é o principal para esse grupo econômico!, diz Renato Meirelles, diretor do Data Popular.

Segundo o instituto 2,7 milhões de idosos vivem sozinhos no país. Entre os idosos, 3,3 milhões já aposentados ainda exercem algum tipo de trabalho.

3 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to tell you that I’m beginner to blogging and site-building and definitely loved this blog site. Almost certainly I’m going to bookmark your blog . You actually have excellent well written articles. Kudos for sharing with us your web-site.

  2. As classes C e D compra mais eletrodomésticos, eletrônicos e automóveis que as classes A e B, por uma questão muito lógica. Estão comprando o que não tinham.
    Ninguém é contra a melhoria de vida de quem quer que seja, muito pelo contrário. Mas o que chateia a gente é o não reconhecimento da importância da criação e execução do Plano Real para a atual situação de euforia financeira. Outra coisa que deve ser levada em conta é a disponibilidade de crédito, de financiamento aliada ao incentivo do consumo.
    Um pouco de sensatez, repito, está fazendo uma falta danada em certos comentários.

  3. Evidentemente que todas essas notícias alvissareiras que vêm ocorrendo no Brasil ( contrastando da Europa ) é decorrência do modelo de Política Econômica objeto de estudo competente, cauteloso e paralelamente visionário de brasileiros – QUE ESTAVAM AGUARDANDO A OPORTUNIDADE PARA MOSTRAR A SUA CAPACIDADE – implantado a partir do Primeiro Mandato do Governo Lula. O desagradável é saber que, ainda, existe MUITA GENTE GRANDE descontente, por conta de elevados interesses do GRUPO BRASILEIROS ELITIZADOS UNIDOS DE WALL STREET e da mídia conivente que se nega a publicar estes “Absuros”. Não é o nosso caso (e seria pretensão descabida) entrar no âmago das questões econômicas, pois para isso existem milhares de Urubólogos ( Vide Calote à Vista e os Experts Em Economia – de Leo Drumond). Em assim sendo, nos cabe, enquanto BRASILEIROS, torcermos e agradecer às Cabeças Pensantes que conduzem a Economia do Brasil e nos proporcionam estes momentos de PAZ FINANCEIRA; a Papai do Céu, o nosso mais profundo agradecimento, Amém !!!