Bancários fecham 24 agências do HSBC em Curitiba nesta quinta

via site Sindicato dos Bancários e G1 PR

Ato no HSBC da Kennedy.
Bancários do HSBC de todo Brasil realizam um Dia Nacional de Lutas nesta quinta-feira, 14 de junho. Em Curitiba, 24 agências estão fechadas, além do Centro Administrativo Palácio Avenida. Os bancários protestam contra o alto número de demissões feitas pelo banco nos últimos meses.

Os diretores do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região estão distribuindo à  população uma carta aberta que explica a situação vivida pelos funcionários. “As agências trabalham com número reduzido de funcionários, o que impacta diretamente no atendimento aos clientes”, explica Carlos Kanak, dirigente do Sindicato e coordenador nacional da Comissão de Organização de Empresa (COE/HSBC).

Além das demissões já promovidas, o HSBC anunciou um processo de reestruturação sem explicações de como ele será feito, o que gerou apreensão entre os funcionários. Na última segunda-feira, 11 de junho, o Sindicato se reuniu com representantes da direção do HSBC para pedir explicações.

Demissões !“ Somente na base do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, foram 701 desligamentos em 2011. Só nos primeiros cinco meses de 2012, o Sindicato já registrou 289 desligamentos, entre demissões sem justa causa ou a pedido.

As agências ficarão fechadas até o final do expediente. O autoatendimento funciona normalmente.

Economia

Itaú

Na terça-feira (12), 60 agências do banco Itaú no Paraná também fecharam em protesto ao número de demissões que vem ocorrendo. Só em Curitiba, 23 agências não funcionaram. Segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, as mobilizações bancárias fazem parte de um movimento nacional.

Deixe um comentário