Angela Albino, do PCdoB, lidera Ibope em Florianópolis

via Diário Catarinense

Clique na imagem para ampliar e ler a íntegra do infográfico da pesquisa Ibope.
A menos de duas semanas do final do prazo para confirmação das candidaturas, Angela Albino (PC do B) e Cesar Souza Junior (PSD) lideram a corrida pela prefeitura de Florianópolis. Nas duas simulações realizadas pela pesquisa Ibope contratada pelo Grupo RBS, a diferença entre os pré-candidatos fica dentro da margem de erro dos quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Em ambos os cenários em que os nomes foram apresentados aos eleitores pesquisados, Angela leva pequena vantagem. Quando são apresentadas oito pré-candidaturas, a pré-candidata do PC do B aparece com 26% das intenções de voto, contra 21% de Cesar Souza Junior. O pré-candidato Gean Loureiro (PMDB) teria 10%.

Em outro grupo, surgem Joaninha de Oliveira (PSTU), com 3%; João Batista Nunes (PSDB), com 2%; Elson Pereira (PSOL) e Gerson Basso (PV), com 1% das intenções de voto. Embora constasse no disco apresentado aos eleitores, Doreni Caramori (DEM) não foi citado nenhuma vez.

O quadro se altera muito pouco no cenário em que não constam Doreni e João Batista Nunes. Persiste o empate técnico entre Angela, que oscila para 27%, e Cesar, que mantém os 21%. Gean oscila para 12%, assim como Joaninha, que passa para 4%. Elson e Basso mantêm 1% dos intenções de voto cada. Nos dois cenários, brancos e nulos são 16% e indecisos são 18%.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, 58% disseram que não sabem ou não responderam e 13% se manifestaram por branco/nulo.

Economia

A pesquisa Ibope também avaliou a administração do prefeito Dário Berger (PMDB).

Ficha técnica
Contratante: Grupo RBS
Pesquisa de campo: 09 a 12 de junho de 2012
Amostra: 602 entrevistas
Margem de erro: quatro pontos percentuais, para mais ou para menos
Registro: protocolo SC-00028/2012, no TRE