Sociedade civil londrinense rejeita movimento contra Barbosa Neto

Acil, OAB e SRP descartam reedição de “Mãos Limpas”

por Marcelo Frazão, via Jornal de Londrina

Barbosa Neto (PDT).

O movimento Pés Vermelhos Mãos Limpas, que se notabilizou por impulsionar a cassação do ex-prefeito Antonio Belinati (PP) após os escândalos Ama-Comurb em 2000, não será reeditado pelas principais entidades que o transformaram em uma mobilização pública, ao menos por enquanto.

Atualmente, entidades como a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Sociedade Rural do Paraná (SRP) – que antes engrossaram a mobilização de mais de 100 entidades da sociedade civil contra a corrupção na Prefeitura !“ justificam que o momento histórico é diferente. Prefeitura de Londrina e a Câmara de Vereadores estão no centro de uma investigação que envolve a compra de apoio político, cujos agentes são partidários do PDT, para favorecer o prefeito Barbosa Neto.

A proposta de reativar o movimento Pés Vermelhos, símbolo da luta anticorrupção em Londrina no meio do calçadão de Londrina !“ foi prontamente rechaçada pela própria OAB. No momento, não é papel da OAB criar movimentos porque os órgãos responsáveis estão trabalhando. Na época do Belinati a realidade era outra: a imprensa acobertava a situação e a OAB teve que tomar a dianteira. Agora, seria inoportuno criarmos um movimento se as instituições estão fazendo a sua parte. Não somos contrários que a sociedade civil se movimente, mas não há necessidade da OAB fazer o mesmo nesse momento!, afirma o advogado Elizandro Pelin, presidente da OAB de Londrina. Queremos investigação e punição, mas não vamos liderar manifestações públicas!, completa.

A posição da OAB é compartilhada !“ e muito semelhante !“ à  adotada pela Acil, que 12 anos atrás deu suporte à  cassação do ex-prefeito de Londrina. Movimento hoje, como no passado, só serviria para condenar por antecedência. Não somos omissos, mas não é momento de repetir o que ocorreu. As instituições estão mais maduras!, argumenta o empresário Nivaldo Benvenho. Embora reconheça que o conteúdo das investigações do esquema de corrupção é contundente!, o empresário considera que a melhor medida é esperar. Sempre somos cobrados de repetir o movimento daquele momento. Mas pergunto: o contexto histórico, o ambiente e as pessoas são as mesmas? Não podemos cair no saudosismo.!

Benvenho afirma que, apesar da avalanche de denúncias contra a administração municipal, encontrará o prefeito Barbosa Neto (PDT) no próximo dia 28 para debater o projeto Arco Norte. O empresário entende que o esquema de corrupção trazido à  tona não contamina! a relação dos empresários com a Prefeitura. Discutir a cidade nesse ambiente é difícil, mas vamos fazer.! Segundo ele, entidades como a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) e Clube de Engenharia (Ceal) observam o tema a partir da mesma visão.

Presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Gustavo Lopes também opina que no momento não cabe à  entidade pedir cassação ou afastamento do prefeito: Mais do que apoiar as investigações, por enquanto não dá!, avalia. Entretanto, avalia que não há clima! para debater projetos em conjunto com a Prefeitura. A prioridade agora é sabermos toda a verdade.!

8 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Estou aqui de Mato Grosso do Sul acompanhando a imprensa de Londrina. A grande maioria tendenciosas, mas me chama muito a atenção as isentas e que postam a verdade. mas quero citar aqui a exemplo uma rádio, a qual online, ouvi agora pela manhã. Cumpre seu papel num primeiro momento, ouve o Lupi, ouve o Barbosa, ótimo. Ainda ouve uma líder comunitária, perfeito….Mas ao final, ouve uma “dona de casa”, que fala do ato de desagravo, diz que o Ato tem caráter político e que trata-se de crime eleitoral…faltou citar o artigo da lei eleitoral…Caraca…quanta isenção….
    Deus do céu, estou em Campo Grande MS, e enxergo a balbúrdia criada em londrina, não é possível que certos setores da cidade de Londrina, de ditos intelectos, não tenham percebido que esta ação tomada neste momento tem caráter, único e exclusivamente político…Aliás lembro-me bem quando da primeira campanha do Barbosa em londrina, onde estes mesmos setores o acusavam de inúmeras barbáries.

  2. O Valmor Stédile está arrebentando com o GAECO.

    A TV Globo tentou a manobra mas ele desceu o porrete na reuniáo da OAB e em outros encontros, que foi bonito de ver.

    Parabens ao PDT do Paraná por mandar ele para apoiar o Prefeito Barbosa Neto em Londrina.

  3. …a bomba sobre Hiroshima destruiu a cidade inteira……e ainda hoje,depois de decadas passadas, é causa de patologias de sua populaçao…..
    que Deus proteja Londrina, pelos londrinenses, que estao sendo feitos de expectadores de um filme de terror…., cujo intuito,´deve ser vendar lhes os olhos pra uma administraçao de realidade e esperanças, em favor de interesses particulares de individuos que se acham casta com direitos particulares….

  4. sim claro… a sociedade civil organizada de londrina, estão de olho nas arapucas dos tucanos, eles conhecem o PSDB e o metodo de trabalho maquiável deles, e até porq o vereador denunciante é do PSDB, E ALGUEM AINDA ACREDITA NESSE PARTIDO? na real mesmo o Brasil inteiro ja conhece o tipo,como trabalha os tucanos DEMOcratas, vejam o caso do cachoeira? eles estão envolvidos até a medula no caso, e tentam envolver o PT a todo custo, inventaram o caso do mensalao derubaram o entao ministro JOSE DIRCEU, os caras sao foda… envolveram o ex ministro no caso do mensalao e agora tentam a todo custo envolver ele no caso do cachoeira. heheheheheh. só os tolos acreditam neles.

  5. CARO ESMAEL

    Sempre admirei a sua postura na fala em seu brog, passo a admirar ainda mais após a matéria de hoje com relação aos escanda-los em londrina.
    A VERDADEIRA CAUSA e a corrida para ocupar o passo MUNICIPAL na próxima eleição, o P. S.D.B que sempre foi fraco de candidato, agora quer ganhar no tapetão ou apóiando outro Partido, agora assim os P.S.D.B de Londrina esta mostrado a CARA DE LOBO CONTRA O POVO TRABALHADOR, é com o forte ou ainda fraco apóio dA CUPULA DO GOVERNO DO ESTADO.
    Este mesmo que diz, sou filho de Londrina, sou pé vermelho, tive 200 mil votos na cidade, e agora vou dar o troco não vou ajudar ninguém enquanto o TRABALHADOR LONDRINENSE ESTIVER GOVERNANDO PARA OS TRABALHADORES DE LONDRINA, esta cidade e da burguesia, eu sou Governo, pratico esporte e sou garotão.
    Mas os TRABALHADORES DE LONDRINA estão atento, a população humilde desta cidade sabe bem o que quer e esta acompanhando de perto tudo isto que esta acontecendo.
    Respeitamos o GAECO instituição, mas não podemos concordar com o modo que estão tratando os nosso militantes e Brizolistas desta maravilhosa cidade.
    Vamos as Ruas POVO AMIGO Londrinense, não vamos deixar que a Burguesia, Politiqueiros, Fofoqueira, Ditadores de regras e leis nós intimide ou ataque o Nosso Governo Municipal, somos pela LEGALIDADE quem deve ter que pagar, mas só guando provarem a verdade de todos estes fatos.
    Enquanto isto temos plena certeza que o PREFEITO BARBOSA NETO E INÔCENTE até que nós prove que ele deve, vamos dar as mão e defender este governo, ele e nosso e do P.D.T de BRIZOLA, JANGO, DARCI RIBEIRO, AQUI NO PARANÁ DE VALMOR STEDILE, VIVALDO ORLANDI, MARIA RITA e de muitos outros companheiros irmão de fé e camarada, PARABÉNS a nossa DIREÇÃO NACIONAL DO P.D.T., aos nossos DEPUTADOS FEDERAIS, SENADORES e companheiros por este Brasil afora que esta orando e com o pensamento em nossa cidade, isto toca no nosso coração, o sangue que corre nas nossas veias esta fervendo, VAMOS A LUTA que o momento e agora, QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER.
    Amanhã estaremos do Cincão e O GRANDE GRANDE ATO SERA NESTA SEGUNDA FEIRA – DIA 21 – NA PRAÇA ROCHA POMBO AS 18:00 HORAS, É O BRASIL EM LONDRINA com a nossa militancia gritando bem alto O GOVERNO MUNICIPAL E DO POVO TRABALHADOR DE LONDRINA.

    EMAEL SOME A NÓS E VENHA PARA ESTE IMPORTANTE ATO VER DE PERTO A VERDADE.

  6. Parabens Esmael pela manchete tua, sobre a REAL SITUAÇÃO, sobre o que ocorre em Londrina.

    SOCIEDADE CIVIL LONDRINBENSE REJEITA MOVIMENTO CONTRA BARBOSA NETO!…

    Londrina, depois de momentos de estupefação, de parilisia, inclusive de apoiadores do Prefeito Barbosa Neto, reagem e contra-atacam.

    A rua é o caminho. Na praça pública o real ressoa.

    Imagem de Barbosa está sendo manchada por poderosas forças apeadas das milionárias VERBAS PUBLICITÁRIAS. R$ 108 Milhões cortadas por Barbosa.

    250 CARGOS COMISSIONADOS cortados por Barbosa Neto, poupam outros R$ 75 Milhões, me informa o Zezinho, Secretário cego, tittular da Secretaria das Pessoas com DEFICIÉNCIA, outra criação inédita do Prefeito Barbosa Neto.

    Não é à toa que sociedade civil londrinense não entra de sola no movimento contra Barbosa Neto. Ela não quer sair chamuscada entrando em campanha difamatória, campanha de desmoralização, campanha que não se sustenta na realidade.

    PRESOS POLÍTICOS. Práticas não vistas nem na ditadura militar, acontecem em Londrina, indigna-se o Prefeito Barbosa Neto. E, qualquer cidade, o prefeito de plantão pode tentar melhorar sua base de sustentação, menos em Londrina, onde é retratado, como tentativa de COMPRA DE APÔIOS, passível de prisão.

    GAECO começa a ter suas ações contestadas, pela inconstitucionalidade de sua constituição. Fragilidades nos indícios e provas sempre trombeteadas com grande contundência e publicidade e nunca mostradas.

    GAECO como se sabe, foi constituído por decreto (está aí a inconstitucionalidade) do Governador do PSDB. PSDB é inimigo do Prefeito Barbosa Neto, e quer seu lugar. Daí começar a surgir comentários de que o GAECO é o braço político do PSDB, atuando à favor do PSDB.

    NÃO É O COMBATE AO CRIME que o GAECO/PSDB querem. É o Cargo de Prefeito. O cargo de Prefeito só tem um jeito de o PSDB conseguir. É tirando do páreo o popular, corajoso, HONESTO BARBOSA NETO.

    O RESTO É FUMAÇA!…

    VENHA À LONDRINA ESMAEL!…

    Venha in loco testemunhar o que em Londrina acontece.

    Bom dia é segunda feira, dia 21 de Maio:

    Praça ROCHA POMBO, 18 Hs;
    Veja lá a versão outra dos fatos, que não à dos DIFAMADORES…

  7. “Parabéns a sociedade civil londrinense, que a despeito de fogos de artificios, mantem se, sintonizada com a realidade atual, e se coloca em postura cautelosa a julgamentos precipitados!

  8. Prezado Esmael, o teu blog foi bastante elogiado no calçadão de Londrina por causa da reprodução desta notícia, adotando título compatível com o que foi noticiado pela reportagem do Jornal de Londrina. Parabéns!