Sociedade civil londrinense rejeita movimento contra Barbosa Neto

Acil, OAB e SRP descartam reedição de “Mãos Limpas”

por Marcelo Frazão, via Jornal de Londrina

Barbosa Neto (PDT).
O movimento Pés Vermelhos Mãos Limpas, que se notabilizou por impulsionar a cassação do ex-prefeito Antonio Belinati (PP) após os escândalos Ama-Comurb em 2000, não será reeditado pelas principais entidades que o transformaram em uma mobilização pública, ao menos por enquanto.

Atualmente, entidades como a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Sociedade Rural do Paraná (SRP) – que antes engrossaram a mobilização de mais de 100 entidades da sociedade civil contra a corrupção na Prefeitura !“ justificam que o momento histórico é diferente. Prefeitura de Londrina e a Câmara de Vereadores estão no centro de uma investigação que envolve a compra de apoio político, cujos agentes são partidários do PDT, para favorecer o prefeito Barbosa Neto.

A proposta de reativar o movimento Pés Vermelhos, símbolo da luta anticorrupção em Londrina no meio do calçadão de Londrina !“ foi prontamente rechaçada pela própria OAB. No momento, não é papel da OAB criar movimentos porque os órgãos responsáveis estão trabalhando. Na época do Belinati a realidade era outra: a imprensa acobertava a situação e a OAB teve que tomar a dianteira. Agora, seria inoportuno criarmos um movimento se as instituições estão fazendo a sua parte. Não somos contrários que a sociedade civil se movimente, mas não há necessidade da OAB fazer o mesmo nesse momento!, afirma o advogado Elizandro Pelin, presidente da OAB de Londrina. Queremos investigação e punição, mas não vamos liderar manifestações públicas!, completa.

A posição da OAB é compartilhada !“ e muito semelhante !“ à  adotada pela Acil, que 12 anos atrás deu suporte à  cassação do ex-prefeito de Londrina. Movimento hoje, como no passado, só serviria para condenar por antecedência. Não somos omissos, mas não é momento de repetir o que ocorreu. As instituições estão mais maduras!, argumenta o empresário Nivaldo Benvenho. Embora reconheça que o conteúdo das investigações do esquema de corrupção é contundente!, o empresário considera que a melhor medida é esperar. Sempre somos cobrados de repetir o movimento daquele momento. Mas pergunto: o contexto histórico, o ambiente e as pessoas são as mesmas? Não podemos cair no saudosismo.!

Economia

Benvenho afirma que, apesar da avalanche de denúncias contra a administração municipal, encontrará o prefeito Barbosa Neto (PDT) no próximo dia 28 para debater o projeto Arco Norte. O empresário entende que o esquema de corrupção trazido à  tona não contamina! a relação dos empresários com a Prefeitura. Discutir a cidade nesse ambiente é difícil, mas vamos fazer.! Segundo ele, entidades como a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) e Clube de Engenharia (Ceal) observam o tema a partir da mesma visão.

Presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Gustavo Lopes também opina que no momento não cabe à  entidade pedir cassação ou afastamento do prefeito: Mais do que apoiar as investigações, por enquanto não dá!, avalia. Entretanto, avalia que não há clima! para debater projetos em conjunto com a Prefeitura. A prioridade agora é sabermos toda a verdade.!

Comments are closed.