Sim, senhor!!, a PM ficou sem diplomados


por Celso Nascimento, via Gazeta do Povo

Quem ingressa como soldado da Polícia Militar é obrigado a passar por um processo de formação na Academia Militar da Corporação. Nos primeiros 40 dias !“ que na caserna todos denominam de quarentena! com certo misto de ironia na fala !“, os recrutas desaprendem tudo que aprenderam na vida e aprendem uma só lição: dizer alto sim, senhor!!.

A quarentena é, pois, o período em que rapazes de 18,19 ficam sabendo o que significa a tal disciplina militar com todos os seus horrores. Somente depois disso, quem conseguir sobreviver é que passa por um curso de alguns poucos meses no qual são ministradas noções de Direito, psicologia, contenção, armas, tiro, muito tiro… E, logicamente, a continuar dizendo o indispensável sim, senhor!!

Um jovem de 22,23 anos, saído da universidade com um canudo de engenheiro ou bacharel em direito, certamente teria mais dificuldades de se submeter à  absurda dureza da quarentena em comparação com outros rapazes que, sem estudos suficientes, precisam se agarrar à  vida militar porque lhes são mais estreitas as opções de progredir na competitiva vida civil.

Teria sido a suposta dificuldade de domar! recrutas universitários que teria levado o governador Beto Richa a se convencer de que a Polícia Militar e a população estariam melhor servidas com soldados que, no máximo, concluíram o ensino médio? E que basta a tal quarentena e umas poucas e precárias noções jurídicas e psicológicas para assumir as ruas e enfrentar a violência e os conflitos sociais, agindo, perante tais situações, como seus primeiros juízes!?

Esta pode ser uma das razões que levaram Richa a convencer obedientes deputados a votar pela derrubada da norma constitucional !“ que eles mesmos aprovaram há dois anos !“ de exigir curso superior para ingresso na PM. Mas outra razão teria sido mais urgente: o governo queria incorporar logo os 2 mil concursados de 2010 que ainda não haviam sido chamados. O concurso, além de já ter caducado!, é questionado na Justiça também por já não atender à  exigência do curso superior. Há um mandado de segurança proposto pela Amai (associação que congrega os milicianos) em trâmite no Judiciário, ainda não julgado.

Economia

Sob o risco de a Justiça reconhecer a irregularidade do aproveitamento desses concursados remanescentes e não tendo aberto até agora um novo concurso, Beto preferiu o caminho mais curto e do fato consumado: revogar a exigência constitucional do curso superior. Com isso, a PM acolhe imediatamente 2 mil novos recrutas que ainda passarão pelo teste do sim, senhor!!. Aumentou seu efetivo? Não, senhor! !“ nem um pouco, pois nesses dois anos que o governo levou para chamar os aprovados, deu baixa da corporação quase o mesmo efetivo, por aposentadoria, vontade própria ou morte.

Portanto, mera reposição que sequer serve para melhorar o padrão educacional e civilizatório da Polícia Militar. Enquanto isso, numa aparente tentativa de compensação, o governo decretou no último dia 9 a criação na Academia do Guatupê de um curso de graduação de quatro anos em segurança pública !“ pelo qual receberão canudos como tecnólogos apenas os que, bem antes, aprenderam a dizer sim, senhor!!.

Deixe um comentário