Relatório Reservado: “Sanepar é um rio que corre rumo à  privatização”

Clique na imagem para ampliar.

Compartilho com os leitores deste blog notícia publicada pelo jornal Relatório Reservado, sobre a privatização da Sanepar. A publicação é de ontem, segunda-feira, dia 7 de maio, e correu a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro:

“O governador Beto Richa promete tirar da gaveta uma operação que seus antecessores ensaiaram por diversas vezes, mas sempre ficaram no quase: a privatização da Sanepar. Richa pretende usar e abusar de todo o seu poder político, leia-se, sobretudo, sua notória influência sobre a Assembleia Legislativa, para promover o leilão de uma das mais cobiçadas empresas de saneamento do país. O novo projeto prevê a venda de 51% da companhia.

Segundo o RR apurou junto a uma alta fonte do governo paranaense, o estado não apenas seguirá como acionista minoritário como terá uma golden share.

O principal objetivo é assegurar que o novo controlador mantenha os investimentos já aprovados e preserve os contratos de concessão com os municípios de pequeno porte. Muitos destes acordos não são rentáveis para o investidor privado, mas têm expressivo valor intangível. Geram dividendos políticos dos quais Richa não pode abrir mão, sobretudo em ano de eleições municipais.

De acordo com a mesma fonte, o governo do Paraná já montou uma equipe para elaborar o modelo de privatização da empresa, formada por integrantes da Secretaria de Fazenda, da Secretaria para Assuntos Estratégicos e da própria Sanepar. A tendência é que seja adotado um critério misto para a licitação, levando em consideração não apenas a melhor oferta pela concessão, mas também o volume de investimentos na expansão da rede de tratamento de água e esgoto no Paraná. O governador Beto Richa pretende lançar o edital de privatização e iniciar o road show até agosto. O
RR fez vários contatos com a Sanepar, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Se comparado a seus predecessores, Beto Richa se depara com um cenário bastante favorável para a privatização da Sanepar. O principal motivo diz respeito à  trégua societária na estatal. A convivência entre o estado e os sócios privados da empresa, leia-se o consórcio Dominó (Opportunity e Andrade Gutierrez), é razoavelmente pacífica, o oposto do que ocorreu durante boa parte da gestão de Roberto Requião. A própria Andrade Gutierrez já teria manifestado interesse em participar do leilão.”

10 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. a sanepar vai ao mar da corrupção,la tem peixe grande que não e possivel capturar……..

  2. O Presidente da Sanepar até o momento não disse nada… um desmentido oficial poderia esclarecer se esta informação é verdadeira ou não. Como não há desmentido, creio que seja verdade mesmo…
    Parece que o povo do Paraná vai ter que se mobilizar novamente, como fez quando da tentativa de vender a Copel no (des) Governo Jaime Lerner.

    • mas pra limpar a agua tem que mexer com os empregados tb, tem muita tranca na empresa ñ só os comissionados e adiretoria.

  3. diziam que agua era boa mas o requião bebeu e pirou!dentro da empresa é uma guerra, engenheiro velho descontente e descontando em engenheiro porque o salario é igual, tecnicos irritados porque trabalham e ganham 1/3 de um engenheiro que não cumpre horario, tem tb os oreia seca que se ferram pelo aux alimentação, pois o salari ih!!, então nesse mar de lama,sem nenhuma possibilidade de mobilização, devido aos ransos internos, aí os privatopiratas nadam de braçada, cargos comissionados a rolê e assim vai a parte boa da empresa pros Dominos da vida e a parte podre, esta tal da golden share por conta do tesouro, bem, mas também votaram nos 30% prometido e mudança do plano de carreira, o que vão ganhar, banana. a proposta mais decente do halage foi diminuir o salario dos engenheiros.

  4. PREPAREM AÇÕES POPULARES !!!

  5. Esse e outros Governos acabam usando essas empresas (COPEL,SANEPAR,EMATER,ETC) somente para favorecer apadrinhados políticos isto é vergonhoso para o estado. Até mesmo quando falam em privatizar vê-se que o governo exige a cota padrinhos! É vergonha pura. A minha revolta faz entender o que foi a Revolução Francesa…. A revolta de muitos!

  6. golden share, la no interiorzão tem outro nome é KARAKU, tem uns babado forte, uma estação de agua para uma empresa de informatica na RMC.Ih tem coisa, quem vai pagar a conta é o consumidor

  7. É igual a zero a procedência desta “informação”. Se o blog quiser manter seus leitores bem informados, pode dizer aí que a Sanepar continuará como empresa pública, sob controle do Estado do Paraná.

    • Você deve receber alguma gratificação dentro da estrutura do governo.. Pois quem acredita que este partido PSDB não ia privativar as empresas publicas é porque é cego..

  8. Até o fim do mandado perderemos SANEPAR, COPEL e CELEPAR.