Presidente de Comissão Especial Anticorrupção fala em expropriação de empresa que pagar propina a político

* Inspiração veio com a aprovação da PEC do Trabalho Escravo

Deputado João Arruda.
O deputado federal João Arruda (PMDB-PR), presidente da Comissão Especial que analisa o projeto da Lei Anticorrupção na Câmara, pode propor que empresas que corrompam agentes públicos e políticos com propina sejam expropriadas.

A ideia inicial do projeto é que cooperativas de trabalhadores e sindicatos assumam o controle de empreendimentos que praticam a corrupção no país. O governo também poderá fazer parte da administração dessa espécie de reforma agrária! no mundo empresarial, caso tenha dinheiro a receber.

A empreiteira Delta, por exemplo, de Fernando Cavendish, flagrada nesse tipo de crime seria expropriada pela nova legislação. Ligada ao bicheiro Carlinhos Cachoeira, a empresa possui cerca de R$ 3,6 bilhões em contratos com governos federal, estaduais e municipais — muitos conseguidos graças ao pagamento de propina, segundo a Polícia Federal.

A inspiração para Arruda veio da aprovação, ontem à  noite, da PEC do Trabalho Escravo que permite a expropriação de áreas rurais e urbanas onde a fiscalização encontrar trabalhadores em condições análogas à  do trabalho escravo. Foram 360 votos a favor, 29 contra e 25 abstenções.

No dia do meu aniversario o Congresso da uma demonstração firme contra o trabalho escravo!”, comemorou João Arruda. Nos últimos dias o deputado tem participado de campanhas nas redes sociais pela aprovação da proposta.

A proposta de Arruda recebeu de pronto o apoio do deputado estadual paranaense Luiz Eduardo Cheida (PMDB), que o cumprimentou pelo Twitter: “Parabéns, Dep. João Arruda! Agora, vamos propor confiscar-se empresas de empresários corruptos”.

Economia

“(…) será o próximo passo, através do pl 6826, o anticorruptor!”, completou João Arruda. (Com informações de Roldão Arruda, do Estadão).

O deputado federal João Arruda, que é sobrinho do senador Roberto Requião, está cumprindo seu primeiro mandato eletivo. Antes de ingressar no PMDB era filiado no PCdoB, em 2003. No Paraná, é uma das referências ideológicas do recém-criado Partido da Pátria Livre (PPL) !“ ex- Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) — de quem é considerado um padrinho político!.

Comments are closed.