Prefeito Viganó, do PDT, sai perdendo no xadrez de Pato Branco

por Badger Vicari, via Jornal de Beltrão

Roberto Viganó (PDT).

Xadrez é um jogo espetacular, e sua metáfora serve para o esporte e para a política. Pois eu também lanço mão dela para analisar o futuro político de Pato Branco a partir da confirmação do vereador e agora ex-pré-candidato a prefeito Guto Silva (PSD) para o cargo de subchefe da Casa Civil. O reflexo disso não é só para 2012, mas também para 2014. Para agora, tudo se encaminha com a candidatura do deputado estadual Augustinho Zucchi (PDT) para prefeito de Pato Branco, com apoio do atual prefeito Roberto Viganó (PDT) e também do governo do Estado.

Zucchi é deputado desde 1995 e seu nome começou a aparecer com força para a disputa da prefeitura a partir do ano passado. Apoiador de Osmar Dias em 2010, Zucchi (e o PDT), mudou de lado ainda em 2011, se aliando na base de apoio de Beto Richa (PSDB).

Essa movimentação foi recompensada pelo governador, que tirou do município um potencial adversário de Zucchi. Agora todos devem caminhar juntos, e nessa toada, quem sai perdendo é Viganó !” que não será mais candidato a deputado estadual em 2014. O espólio de Zucchi (imaginando que se eleja prefeito) será recolhido por Guto Silva !” que terá o especial apoio de Beto Richa para concorrer a deputado estadual.

Viganó até poderá ser candidato, mas não terá o apoio do governo e da prefeitura. Talvez se arrisque a deputado federal, mas daí vai de encontro a outro pretendente de peso e aliado do governo !” o secretário estadual Edson Casagrande (DEM).

Viganó e Zucchi, eu lembro bem deles em 2009, estavam entre aquelas pessoas que afirmavam que o então prefeito de Curitiba Beto Richa não seria candidato ao governo. Zucchi à s vezes debochava de nós repórteres quando fazíamos esse questionamento.

“Imagina se ele [Beto] vai abandonar o orçamento de Curitiba…” Pois é. Se me lesse, Zucchi saberia, porque desde que Beto foi reeleito na capital, em 2008, eu comecei a escrever que ele seria naturalmente candidato ao governo em 2010 e não teria àlvaro Dias (adversário interno) que impedisse. Está tudo escrito e assinado no Jornal de Beltrão.

Guto é jovem, tem tempo para um dia concorrer a prefeito !” em 2020, por exemplo.

Mas o xadrez político à s vezes surpreende, para o bem ou para o mal. A movimentação das peças pode conspirar a favor, acelerando o jogo para um xeque-mate, como pode também empurrar o disputa para um empate monótono, sem sequer um simples xeque.

8 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. É 12 DENOVO… IRRITADINHO..

  2. Qula a importância de Pato Branco no cenário politico do Paraná?
    Nenhuma, nicks, niente, nadie.
    PORQUE?
    Porque a máfia Viganó, Rigon. Guerra, e cia ltda não aceita novos líderes.
    É uma vergonha, a capital econômica do sudoeste ser comandada por São João (Nereu Moura), Itapejara (Zuquinhho), Clevelândia (Anibelinho), e por aí afora.
    CRIEM VERGONHA NA CARA eleitores de Pato Branco e elejam pelo menos um deputado (mas pelo amor de Deus que não seja radialista), aí então poderão dizer que tem importância na política do Paraná.
    Coloquem os velhos politicos em um saco (mas por favor não joguem no Chopim – já está poluido demais).

  3. Então seu Valdir, até entendo que deve mesmo se pronunciar, afinal de contas e da família do atual prefeito… vamos ver sim nas urnas, pode acreditar que o povo não mais quer esse grupo, o senhor está mal informado. Falando mal do Lula e da Dilma? lembre-se o Lula foi considerado o melhor presidente do Brasil e isso confirmado em estatísticas, quanto a Dilma, meu senhor está fazendo uma excelente administração. O que vcs não aceitam é permitir que outros grupos políticos possam se favorecer, como vcs foram favorecidos e muito… Agora chega!!!! precisamos de políticos e lideranças novas em pato branco, chega das velhas raposas!!! vamos aguardas as urnas.

  4. Vendo os comentários do Cezar, acho até engraçado a sua afirmação, sendo que o Lula e a Dilma também falavam a mesma coisa, pregavam honestidade o tempo todo, no entanto, o que vemos?, aulas de corrupção diária a quase 9 anos, sem ninguém tomar providências, é desolador assistir os telejornais e ver tanta falcatrua nas barbas do governo federal e ficar por issso mesmo, um escandalo encobrindo o outro, isso é praxe do PT- PC do B e cia , a tentaram por muitas veze derrubar o prefeito Viganó, no entanto sem sussesso em todas elas, e o resultado de suas gestões, serão analizadas pelo povo nas proximas eleições, é esperar para ver.

  5. Nereu não se vende ja tentarão no passado comprar ou fazer acordos que não fazem parte da conduta ética do Nereu, ele não aceita negociar com corruptos e ele não negocia carater e honestidade !!! Nereu Ceni pra cima dessa cambada gente !!!!

  6. Nereu Ceni Neles!!!!!! Eles morrem de medo do Ceni, porque sabem que se o Camarada Nereu Ceni ganhar a casa deles cai……. Vai dar até policia !!!!!!

  7. Paulo e seus comentários sem pé nem cabeça.. diz aí o que você sabe mais Cientista Político??

  8. tem gente que acredita em papai noel jamais u zuki vai apoiar guto ou beto podem ter certeza o vigano vai pro pt e sera o candidato da gleise com apoio do zuki se for prefeito so beto que acredita nessa gente pois nos do psdb de pato branco não apoiamos zuki nunca ja tamo cansado de leva pau do viganó sera que vao ser tão b… assim eu mesmo vou de nereu ceni