Prefeito Viganó, do PDT, sai perdendo no xadrez de Pato Branco

por Badger Vicari, via Jornal de Beltrão

Roberto Viganó (PDT).
Xadrez é um jogo espetacular, e sua metáfora serve para o esporte e para a política. Pois eu também lanço mão dela para analisar o futuro político de Pato Branco a partir da confirmação do vereador e agora ex-pré-candidato a prefeito Guto Silva (PSD) para o cargo de subchefe da Casa Civil. O reflexo disso não é só para 2012, mas também para 2014. Para agora, tudo se encaminha com a candidatura do deputado estadual Augustinho Zucchi (PDT) para prefeito de Pato Branco, com apoio do atual prefeito Roberto Viganó (PDT) e também do governo do Estado.

Zucchi é deputado desde 1995 e seu nome começou a aparecer com força para a disputa da prefeitura a partir do ano passado. Apoiador de Osmar Dias em 2010, Zucchi (e o PDT), mudou de lado ainda em 2011, se aliando na base de apoio de Beto Richa (PSDB).

Essa movimentação foi recompensada pelo governador, que tirou do município um potencial adversário de Zucchi. Agora todos devem caminhar juntos, e nessa toada, quem sai perdendo é Viganó !” que não será mais candidato a deputado estadual em 2014. O espólio de Zucchi (imaginando que se eleja prefeito) será recolhido por Guto Silva !” que terá o especial apoio de Beto Richa para concorrer a deputado estadual.

Viganó até poderá ser candidato, mas não terá o apoio do governo e da prefeitura. Talvez se arrisque a deputado federal, mas daí vai de encontro a outro pretendente de peso e aliado do governo !” o secretário estadual Edson Casagrande (DEM).

Viganó e Zucchi, eu lembro bem deles em 2009, estavam entre aquelas pessoas que afirmavam que o então prefeito de Curitiba Beto Richa não seria candidato ao governo. Zucchi à s vezes debochava de nós repórteres quando fazíamos esse questionamento.

Economia

“Imagina se ele [Beto] vai abandonar o orçamento de Curitiba…” Pois é. Se me lesse, Zucchi saberia, porque desde que Beto foi reeleito na capital, em 2008, eu comecei a escrever que ele seria naturalmente candidato ao governo em 2010 e não teria àlvaro Dias (adversário interno) que impedisse. Está tudo escrito e assinado no Jornal de Beltrão.

Guto é jovem, tem tempo para um dia concorrer a prefeito !” em 2020, por exemplo.

Mas o xadrez político à s vezes surpreende, para o bem ou para o mal. A movimentação das peças pode conspirar a favor, acelerando o jogo para um xeque-mate, como pode também empurrar o disputa para um empate monótono, sem sequer um simples xeque.

Comments are closed.