Em Londrina, oposição comanda CP contra Barbosa Neto

por Paula Barbosa Ocanha, via Folha de Londrina

Barbosa Neto.
A pressão feita pela oposição na Câmara de Vereadores de Londrina e também pelas pessoas que acompanhavam a sessão ontem nas galerias da Casa foi suficiente para alterar a formação da Comissão Processante (CP) da Centronic, permitindo que a condução dos trabalhos seja feita por três vereadores oposicionistas. Após uma série de renúncias – que começou no início da tarde com o vereador Rodrigo Gouvêa (PTC) e pouco depois com José Roque Neto (PR) – mais dois vereadores desistiram de integrar a CP antes da investigação ficar nas mãos dos vereadores Roberto Kanashiro (PSDB), presidente, Sandra Graça (PP), relatora, e Antenor Ribeiro (PSC), membro.

Os dois primeiros vereadores que renunciaram, Gouvêa e Roque Neto, já estavam sendo questionados pelos próprios parlamentares desde a última semana – principalmente pelo vereador Joel Garcia (PP), que ameaçou protocolar um pedido formal de suspeição na Casa, o que acabou não ocorrendo. No caso de Gouvêa, a renúncia aconteceu porque sua mãe foi nomeada pelo prefeito Barbosa Neto (PDT) como secretária do Idoso, em janeiro. Gouvêa fez um documento simples que foi lido no plenário pelo presidente da Mesa Executiva, Gerson Araújo (PSDB), e não se pronunciou no microfone sobre o assunto.

Em entrevista, o vereador alegou que preferiu se afastar para não dar nulidade ao processo mais tarde. ”Nem esperei o parecer da procuradoria. Eu preferi me afastar para não ter problemas de questionamentos”, explicou. O vereador se mostrou abatido e nervoso com as críticas. Na semana passada, quando a primeira formação da CP foi anunciada, Gouvêa reforçou que não teve escolha, já que os membros são definidos por sorteio. Pressionado desde então, a renúncia só foi feita ontem.

Já Roque Neto não quis comentar o motivo da renúncia, mas comunicou via assessoria de imprensa que teve uma reunião na última sexta-feira com o deputado federal Fernando Giocobo, presidente estadual do PR, na qual teria se discutido a possibilidade de lançar o vereador como pré-candidato a prefeito de Londrina.

O primeiro nome sorteado após as duas renúncias foi de Marcelo Belinati (PP). Em seguida, a vereadora Sandra Graça (PP) foi sorteada. Como Sandra e Marcelo são do mesmo partido, houve novo sorteio, saindo o nome do vereador Sebastião dos Metalúrgicos (PDT). Marcelo Belinati, contudo, também renunciou por entender que, sendo pré-candidado ao Executivo, sua participação na comissão poderia ser questionada posteriormente. ”Eu não teria nenhum problema em participar, mas se por acaso o relatório indicar a cassação do prefeito, vão falar que é porque eu sou candidato à  prefeitura.”

Economia

Como o vereador Marcelo Belinati renunciou, a vereadora Sandra pôde participar da CP e um outro vereador deve substituí-la na presidência da Comissão de Justiça. ”Porque o volume de trabalho é muito grande. Eu quero conseguir trabalhar esses 90 dias, por isso peço a nomeação de alguém.”

Sebastião dos Metalúrgicos foi o último a renunciar, alegando que ”queria evitar constrangimentos” na investigação. Via assessoria, ele alegou que ”foi uma decisão de foro íntimo”. Por fim, o nome de Antenor Ribeiro foi sorteado. Na semana passada, no primeiro sorteio da CP, Jacks Dias (PT) já tinha renunciado por ter sido citado no relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Centronic.

A portaria que nomeia oficialmente a CP deve ser publicada hoje, e os vereadores terão cinco dias para iniciar os trabalhos. A CP tem 90 dias para investigar o suposto uso de vigias pagos com dinheiro público na rádio particular de Barbosa Neto.

Deixe um comentário