Em Curitiba, cidade de 1!º mundo!, ainda se morre na fila da saúde

Músico morre após esperar um leito por 35 horas em Curitiba

por Ellen Miecoanski, via Gazeta do Povo

Emerson foi encaminhado para o CMUM do Boa Vista, onde foi diagnosticado o quadro de acidente vascular cerebral e a necessidade de uma cirurgia de emergência. Segundo o irmão do músico, demora no atendimento foi determinante para a morte dele. Foto: Reprodução.

O músico e produtor Emerson Antoniacomi, 40 anos, morreu na noite desta quinta-feira, dia 17, no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, com diagnóstico de morte cerebral. Após passar pelo menos 35 horas esperando no Centro Municipal de Urgências Médicas (CMUM) do Boa Vista por um leito de UTI, Emerson teve seu quadro agravado e chegou ao hospital com poucas chances de sobrevivência.

Segundo o produtor cultural e amigo Virgílio Milleo, o músico chegou ao estúdio onde trabalhavam para uma reunião na terça-feira, dia 15, à  noite e de repente começou a sentir dores de cabeça, pressão baixa e desmaiou. O Samu foi chamado e Emerson foi encaminhado para o CMUM do Boa Vista, onde foi diagnosticado o quadro de acidente vascular cerebral e a necessidade de uma cirurgia de emergência.

Anderson Carlos Antoniacomi, irmão do músico, conta que a família passou todo o dia de quarta-feira buscando uma vaga em hospitais públicos e particulares, enquanto Emerson permanecia internado na unidade 24 horas. Ele alega que a demora em encontrar um leito foi determinante para a morte do irmão.

O assessor especial de gestão do gabinete do prefeito de Curitiba, Matheos Chomatas, reconhece que o tempo de espera foi acima do normal para um caso de AVC. Ele explicou que há falta de leitos na RMC e que o problema é recorrente devido à  necessidade de se atender em Curitiba pacientes vindos do interior do estado. Hoje temos um equilíbrio perigoso, porque temos leitos, mas temos que trabalhar com as carências das demais cidades do estado. Além disso, temos falta de profissionais, o número não é suficiente, principalmente na questão da urgência.!

Chomatas disse que, apesar da demora, o caso de Emerson era aparentemente estável. Ficamos aguardando uma vaga na UTI e a disponibilidade de um neurocirurgião, o que não aconteceu antes!, disse.

Produdor

Emerson Antoniacomi era conhecido no meio cultural da cidade por sua atuação como produtor cultural de bandas em diversos segmentos. As mais conhecidas são: Regra 4, Namastê, Djambi, Homem Canibal, Arma de Jah, Sinfonética Comunitária Flutuante, entre outros.

Multinstrumentista, Emerson participou de várias dessas bandas tocando baixo, guitarra ou teclado. Ele contribuiu muito para a música de Curitiba porque era produtor de vários segmentos, muito versátil. Todo mundo ficou carente do trabalho dele. Os músicos ficaram órfãos de um grande músico!, conta Milleo, amigo e sócio em vários projetos.

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to tell you that I am very new to blogging and site-building and absolutely liked this web page. More than likely I’m planning to bookmark your site . You certainly come with fabulous writings. Bless you for sharing your blog.

  2. Gilberto Camargo
    Infelizmente é impossível separar uma coisa da outra, outras pessoas estarão na mesma situação do saudoso Emerson, se os postos de saúde não forem geridos com competência, outras vítimas terão o mesmo destino.

  3. Motoqueiro Fantasma
    Os 20 mil com certeza não, porém os milhões $$$$$$$$ gastos pela prefeitura de Curitiba em propaganda sim!
    Não sei se você sabe, mas OS POSTOS DE SAÚDE SÃO RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA!

  4. Ainda ontem na Câmara Municipal de Curitiba foi realizada uma audiência pública em parceria com a Arquidiocese de Curitiba, tendo como tema base da Campanha da Fraternidade 2012 – Fraternidade e Saúde Pública. Proposta pelo Vereador Pedro Paulo, o que se viu de um lado a população clamando por melhor atendimento e apontando as falhas no sistema de atendimento em Curitiba e de outro, 3 representantes da prefeitura apontando tentando garantir que o nosso é o melhor sistema do Brasil. Quando confrontados com um caso real onde uma senhora faleceu por falta de uma ambulância vieram com a mesma balela de que o sistema está inchado por conta do atendimento a pessoas da região metropolitana e do interior do estado. Enquanto isso mais uma pessoa morre… se tem o disgnóstico porque não resolvem? quantos(as) mais terõ que morrer? quantas agressões terão que acontecer ainda?

  5. Que desculpa hein assessor de meio tijela, paciente do interior nos postos de saúde de Curitiba? Os pacientes de outras regiões são devem ser atendidos pelo sistema de saúde do Estado, quanto balela, por favor. E ainda o povo quer continuar com esta administração fraudulente de Beto Richa e Ducci, acorda povãooooooooooooooooooo, acorda.Beto Richa e Ducci tem um único interesse: BENEFÍCIOS PRÓPRIOS E MANTER AS NEGOCIATAS COM RADARES, EMPRESAS DE TRANSPORTE COLETIVO, LIXO URBANO, ICI, COTRANS (ALUGUEL DE CARROS) então minha prefeito que tem a profissão de médico, se nem atenão a saúde não se está dando, como administrador está sendo um fracasso, chega de negociatas entre Ducci e Beto Richa e vamos mudar, mudr para alguém que tenha MAIS COMPROMETIMENTO com a população de Curitiba.

  6. no programa da bbc assisti : havia na terra uma concentração de dióxido de carbono 300 x + que hoje.isso foi quando a vida era aquatica.a pangeia era um deserto desolador.apos essa data ,que houve uma porcentagem ,que o ar era composto de 33,3333% era oxigenio,houve chuvas constantes o ar se incendiava pela ocorrencia de raios. ai a floresta terrestre surgiu ai veio os dinossauros ,após uma deminuiçao do oxigenio aos niveis de hoje..

  7. alem de ser vergonhosa a saúde de curitiba é assassina.

  8. é pois é…o prefeito da cidade de 1° mundo é medico, e a saude desse jeito… um caos. se um musico pereceu por falta de uti, um musico…? pobre povo curitibano, q tambem enfrentam problemas graves nos planos de saúde , o qual é pago mensalidades. CARACAS… É UM CAUS TOTAL!

    • Luizao, acho INDIGNA E INCORRETA a sua postura de dizer um musico…interrogacaooooo. Estamos lutando pela saude publica em Curitiba, se vc quer saber , pq ele nao teremos mais de volta e acho bom vc ser um pouco mais correto, um musico e um trabalhador sim senhor! Se vc for um pouquinho mais informado…. vai ver que a luta que estamos agora e por mais competencia na saude publica. SEJA MAIS CORRETO COMO CIDADAO, OK

  9. Devemos lamentar um falecimento, mais nunca fazer do mesmo um fato politico.

  10. O céu ficou um pouco mais musical.Só faltou o Chomatas dizer que as “carências das demais cidades do estado” são a herança maldita do governo Requião.

    • polaco …..nao vou dizer q é culpa APENAS do Requiao ….mas c acha q essa carencia de leitos de UTI é de um ano e meio para ca?????? nao seja hipocrita

  11. A doença reprime, angustia e, muitas vezes, mata. O serviço público de saúde precisa reformas urgentes. Mais médicos e profissionais multidisciplinares, a fim de salvarmos pessoas em situação de emergência. Previnirmos males futuros. A vida é o nosso maior dom. Não pode ser perdida numa espera interminável, angustiante e injusta.

  12. Será que os R$ 20 mil que a Dilma irá receber resolveriam o problema do cidadão?

    • q 20 mil?20 mil doq cara?nada aver o q vc questiona? é por isso q tem um monte de ladrao na camara de vereadores, q vergonha pros curitibanos…os 35 milhoes q foram desviados na camara, esta fazendo falta na saudecarai.