Carlos Lupi, do PDT, promete hoje enquadrar o Gaeco em Londrina

Carlos Lupi.

A direção nacional do PDT, comandada pelo ex-ministro Carlos Lupi, realiza nesta segunda-feira, a partir das 18 horas, na Praça Rocha Pombo, um ato público de desagravo ao prefeito de Londrina (PR), Barbosa Neto, que, segundo os despachos do partido, vem sendo alvo da “polícia política” do governador Beto Richa (PSDB).

A direção pedetista informa que estuda acionar medidas legais cabíveis contra o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

Uma delas, segundo o advogado Valmor Stédile, do PDT paranaense, seria o encaminhamento ao Supremo Tribunal Federal (STF) de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), contra o ato de criação do GAECO !“ força policial foi criada por decreto do Governador Beto Richa (PSDB) que, na opinião de Stédile, se tornou instrumento de perseguição implacável do governo estadual contra a administração pedetista de Londrina!.

Citando o fato de que o órgão devia ter sido criado por lei aprovada no Legislativo – e não por decreto, como foi – segundo a Constituição Federal, Stédile argumentou que o grupo de policiais civis e militares comandados por um promotor de Justiça vem agindo à  margem da lei!. Explicou também que não é só ele que pensa assim: a OAB de Londrina também.

Uma nota recentemente divulgada pela OAB de Londrina diz, em determinado trecho, que ela !“ a instituição !“ se sentiu obrigada a vir a público para dizer que é a primeira a respeitar a lei e a querer que tudo seja muito bem investigado com transparência, responsabilidade e sem espalhafato!, e por isso decidiu não ficar calada diante das ações do GAECO em Londrina, frisou Stédile.

Ainda citando a nota da OAB, Valmor Stédile lembrou o trecho em que a instituição diz que as operações do GAECO comandadas pelo promotor, de forma contumaz, desatendem aos ditames constitucionais!.

8 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. FOI CRIADO PELO REI(quiao). DAÍ POR DIANTE, QUIS PRENDER TODO MUNDO, MENOS O REI(quiao)

  2. As duas inconstitucionalidades flagrantes deste monstrengo chamado GAECO: 1. De origem, pois trata-se de aparato da Secretaria de Estado da Segurança Pública que – se fosse o caso – só poderia ter sido criado por lei (não por decreto); 2. Atenta contra o princípio da tripartição dos poderes porque coloca para coordenar atividade policial um Promotor de Justiça, que não passou por concurso público é bem remunerado e tem cargo vitalício para se submeter à caneta do governador.

    Não é nada, em absoluto, contra as investigações sobre a administração revolucionária do prefeito Barbosa Neto (PDT). O que contestamos são os procedimentos arbitrários e ilegais patrocinados por esse GAECO, que não encontram amparo legal e estão caindo em descrédito perante as mais respeitáveis entidades da sociedade civil londrinense.

  3. UM GOVERNO QUE SE PREZA PRECISA SER TRABALHADOR, PARA ISTO TAMBÉM PRECISA PERTENCER A PARTIDO POLITICO COMPROMISSADO COM O SEU POVO TRABALHADOS.

    P.D.T. ” PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA” E A BANDEIRA DOS TRABALHADORES BRASILEIRO.

    PROJETO: BRIZOLA – VIVE –

    AGRADECEMOS A TODAS E A TODOS QUE AQUI ESTEVE NA NOITE DE ONTÉM NA PRAÇA ROCHA POMBO EM FRENTE AO TERMINAL DE ONIBUS PARA FORTALECER O APÓIO DE CONTINUIDADE DE UM GOVERNO TRABALHISTA QUE ESTA FAZENDO A DIFERÊNÇA. REPRESENTANTES DE TODO O BRASIL ESTEVE PRESENTE.

  4. O Gaeco é como o restante da polícia e do atual governo, uma inutilidade.
    Por que o Gaeco não investigou a casa de bingo e zona do Parolin ? Há algum integrante do Gaeco que foi “delega” e recebeu o dinheiro para as delegacias fantasmas ?
    A retribuição por não investigar os amigos foi o aumento de salário. Como dizem, cada homem tem seu preço. Mesmo que ele seja da lei.

  5. Será que o Zucchi tem vergonha de ser base do Tucano?

  6. Oliveira da ambulancia não tem amizade com os homens da lei……Estamos revivendo os tempos dos Barões da madeira de pinho,erva mate, Barões do café ,eles eram a lei,ao tipo californiano contra as pessoas que não eram ianques…..

  7. Até que enfim, Esmael. Nunca pude deixar um comentário porque não sabia usar o sistema.
    Bem, no que se refere o caso de Londrina, tenho a impressão que o GAECO de lá, que por sinal eu conheço, talvés esteja tratando o caso com excesso de preciosismo.
    Prender-se a pequenos detalhes técnicos em compras, me trouxe certa insegurança, quanto a pressão que está sendo colocada sobre o Prefeito.
    Contudo duvido que aqueles Promotores estejam movidos pela política, até onde eu sei são todos “Ponta fina”.

  8. Esse Gaeco é engraçado, prendem o Oliveira da Ambulância e deixa o Derosso solto…