Blogueiros defendem controle social da mídia

da Agência Estado
A terceira edição do Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas (BlogProg), que será realizada até domingo, em Salvador, pretende unir 300 comunicadores em torno do tema “democratização da comunicação”, que passa pelo controle social da mídia e pelo ataque à  chamada “grande imprensa”.

O Estado escolhido para abrigar o evento, a Bahia, foi o primeiro do País a instituir oficialmente um Conselho de Comunicação, que funciona desde janeiro e tem no secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, o presidente.

O encontro, promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, entidade presidida pelo secretário de Questão da Mídia do PC do B, Altamiro Borges, tem o apoio financeiro de 28 instituições, entre sindicatos, associações, federações e confederações de trabalhadores do País, além da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, de grandes blogs e publicações alternativas.

O evento vai contar com as participações, em debates e grupos de trabalho, de alguns dos principais defensores da ideia de “controle social da mídia”, como o próprio Almeida, o ex-ministro de Comunicações do governo Lula, Franklin Martins, o deputado Emiliano José (PT-BA), da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à  Comunicação (Frentecom), e a coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti. “Precisamos fazer uma consulta à  sociedade brasileira para saber quais as regras necessárias para a comunicação”, diz Borges.