Sérgio Souza é eleito relator da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas

Senador Sérgio Souza (PMDB).
A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) elegeu ontem (10) uma nova representação. O senador Sérgio Souza (PMDB/PR), que assumiu o cargo de presidente até o final de fevereiro passado, foi eleito relator. Já o deputado federal Márcio Macedo (PT/SE), que era relator, é o novo presidente do colegiado. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) é vice-presidente da comissão. A resolução que cria a CMMC define o período de um ano para o mandato da mesa e há alternância para os cargos de presidente, vice-presidente e relator entre parlamentares do Senado e da Câmara.

Essa comissão é importante e relevante para as discussões, a fiscalização, o controle e o monitoramento das mudanças climáticas em nosso País e também para pautar o restante do Planeta nesse sentido. Tenho o privilégio de ser o relator para o ano de 2012, o ano da Rio+20, que contará com a importante presença e participação dessa Comissão!, afirmou Sérgio Souza, ao comunicar, no plenário do Senado, o resultado da eleição.

O deputado Márcio Macêdo disputou a vaga com o também deputado federal Alfredo Sirkis (PV). Ao final, Márcio obteve 16 votos contra dois votos de Sirkis. Na condução da CMMC, o deputado atuará pela inclusão da discussão sobre as mudanças climáticas na pauta da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, que ocorrerá no Rio de Janeiro, em junho.

A CMMC, composta por 12 deputados e 12 senadores, funciona desde 2008 com o objetivo de monitorar e fiscalizar as ações brasileiras para amenizar os impactos do aquecimento global. A comissão acompanha o Plano Nacional de Mudanças Climáticas e monitora a produção de energia de fontes renováveis e o incentivo à  ocupação ordenada do solo, além de fiscalizar medidas de gerenciamento de resíduos sólidos e de controle da emissão de gases agravadores do efeito estufa.

Em votação simbólica, os membros da comissão aprovaram requerimento de autoria do senador Sérgio Souza para participação da CMMC em reunião preparatória para a iniciativa Rio/Clima (evento paralelo à  Rio+20), a ser realizado de 12 a 15 de abril em Recife.

Comments are closed.