Sérgio Souza é eleito relator da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas

Senador Sérgio Souza (PMDB).

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) elegeu ontem (10) uma nova representação. O senador Sérgio Souza (PMDB/PR), que assumiu o cargo de presidente até o final de fevereiro passado, foi eleito relator. Já o deputado federal Márcio Macedo (PT/SE), que era relator, é o novo presidente do colegiado. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) é vice-presidente da comissão. A resolução que cria a CMMC define o período de um ano para o mandato da mesa e há alternância para os cargos de presidente, vice-presidente e relator entre parlamentares do Senado e da Câmara.

Essa comissão é importante e relevante para as discussões, a fiscalização, o controle e o monitoramento das mudanças climáticas em nosso País e também para pautar o restante do Planeta nesse sentido. Tenho o privilégio de ser o relator para o ano de 2012, o ano da Rio+20, que contará com a importante presença e participação dessa Comissão!, afirmou Sérgio Souza, ao comunicar, no plenário do Senado, o resultado da eleição.

O deputado Márcio Macêdo disputou a vaga com o também deputado federal Alfredo Sirkis (PV). Ao final, Márcio obteve 16 votos contra dois votos de Sirkis. Na condução da CMMC, o deputado atuará pela inclusão da discussão sobre as mudanças climáticas na pauta da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, que ocorrerá no Rio de Janeiro, em junho.

A CMMC, composta por 12 deputados e 12 senadores, funciona desde 2008 com o objetivo de monitorar e fiscalizar as ações brasileiras para amenizar os impactos do aquecimento global. A comissão acompanha o Plano Nacional de Mudanças Climáticas e monitora a produção de energia de fontes renováveis e o incentivo à  ocupação ordenada do solo, além de fiscalizar medidas de gerenciamento de resíduos sólidos e de controle da emissão de gases agravadores do efeito estufa.

Em votação simbólica, os membros da comissão aprovaram requerimento de autoria do senador Sérgio Souza para participação da CMMC em reunião preparatória para a iniciativa Rio/Clima (evento paralelo à  Rio+20), a ser realizado de 12 a 15 de abril em Recife.

3 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. mas temos que perguntar ao governo da dinamarca por que os dinamarqueses da ilhas faroe matam golfinhos ,só para se isibir forças fisicas.como a dinamarca consegue comprar os jornalões do mundo? e por que os faroese caçam ainda as baleias pilotos?

  2. Esse menino vai Longe “tem pedigree e boa escola”. Vamos la Sergião nós que somos da turma estamos torcendo por va. Abs

  3. para melhorar o crima tem que afastar a cidade do rio de janeiro do mar .os predios estão muito proximos .o que fizeram da mata atrantica que la havia . salvador .acabar com os balnearios maritimos !é coisa de louco mesmo . descobrir todos os rios curitibanos que estão debaixo do asfalto!que não são poucos ,não vou citar o nome para não cometer erros .como querem arrumar coisas que foram feitas a centenas de anos no meio rural?se pode mexer no meio rural ,poque não mexer na planta das cidades .e proteger o meio ambiente de vêz,não fazer uma meia boca so no meio rura!.para pensar nisso!