Rafael Greca ameaça pedir prisão dos diretores do Ibope

Rafael Greca.
O advogado Marcelo Marcengo, do PMDB de Curitiba, ameaça entrar com um pedido de prisão dos diretores do Ibope, que negaram ao pré-candidato Rafael Greca acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da pesquisa eleitoral veiculada no sábado (7) na capital paranaense.

De acordo com Greca, mesmo com uma ordem judicial de sexta-feira (13, expedida pelo juiz Marcelo Wallbach Silva, da 1!ª Zona Eleitoral, o Ibope negou acesso ao sistema de pesquisa sob a argumentação de que as pesquisas só ficam armazenadas na sede da multinacional, a advogada do Ibope, em São Paulo, Natalia Lima de Santana frisou que, por questão se segurança!, tais pesquisas não ficam arquivadas fora das instalações da empresa na Capital paulista.

Como é possível uma pesquisa eleitoral ou pré-eleitoral não permanecer na praça onde ela foi realizada. Isso é inadmissível e, no mínimo, contraditório ao senso de democracia e de respeitabilidade ao cidadão, aos eleitores e aos partidos políticos!, disse Rafael Greca. E completou: O que o Ibope quer esconder?!.
Infração

Para o advogado do PMDB, Marcelo Marcengo, o caso trata de clara infração do art. 14 da resolução 23.364/2011 do TSE, que determina que as empresas de pesquisa devem deixar disponíveis tais dados, para a fiscalização pelos partidos políticos.

Marcengo explica ainda que ao não armazenar a pesquisa na praça onde ela foi conduzida, o processo de análise da pesquisa torna-se dificultoso, além de retardar ou até mesmo impossibilitar a conferência dos dados.

Vale lembrar que dificultar ou retardar a fiscalização por parte dos partidos, diz o advogado do PMDB, constitui crime punível até com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa que pode chegar a quase 22 mil reais.

Economia

Comments are closed.