“Não haverá derrotados no PT”

Os filiados do PT de Curitiba se encontram com as urnas neste domingo, dia 15. Mais de 2,6 mil petistas se definem hoje ou pela candidatura própria ou pela aliança com Gustavo Fruet (PDT).

A expectativa é de que o resultado, que será proclamado no começo desta noite, seja apertado. Não há previsão de quem será vencedor, mas nas hostes petistas já há uma certeza: não haverá derrotados!.

Explica-se. O processo eleitoral interno remoçou o partido na capital, pois movimentou filiados, militantes e dirigentes. Isso também revela a vitalidade democrática na legenda.

Se prevalecer a tese da aliança com Fruet — a qual é a favorita para vencer hoje — o principal artífice da candidatura própria, o deputado Tadeu Veneri, poderá considerar-se um vitorioso mesmo com a derrota. Afinal de contas, se os cálculos dos dirigentes estiverem certos, o parlamentar poderá amealhar até mais de 40% de um “partido vivo”, que existe de fato. Não é pouca coisa e isso o credencia para ser um importante interlocutor nas eleições deste ano.

Agora, e se vencer a tese da candidatura própria?

Bom, aí seria uma importante derrota para o campo majoritário, o CNB, do qual fazem parte os ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann. O impacto de um resultado dessa natureza colocaria em risco a estratégia de fazer Fruet o próximo prefeito de Curitiba. à‰ isso.

Economia