Expolondrina: ALEP transfere sede para Londrina de hoje a sábado; ataque nas escolas em debate

PUCPR divulga comunicado sobre ameaça de ataque [leia abaixo]

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) realiza sessões etinerantes entre esta quarta (12/4) e sábado (15/4), em Londrina, na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina). O parlamento itinerante se instalará no Parque Ney Braga, onde ocorre a tradicional feira agropecuária.

Dentre a programação no evento está previsto um debate sobre os meios de impedir ataques às escolas, segundo o  presidente da CCJ, deputado Tiago Amaral (PSD). “Vamos propor soluções que realmente funcionem”.

No Paraná, houve episódios recentes de ameaças em Londrina, Arapongas e Rolândia, controlados pela ação de professoras e policiais. Além disso, as ações preventivas, tanto da Secretaria Estadual de Educação (SEED) quanto do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), têm evitado mortes.

Também há investigações sobre ameaças na PUCPR, segundo admitiu a própria instituição de ensino superior em um comunicado na terça (11/4). [Abaixo, leia a íntegra desse comunicado.]

O deputado Ademar Traiano (PSD), presidente da ALEP, detalhou sobre a descentralização da ALEP. De acordo com ele, é a possibilidade de os parlamentares ouvirem de perto as demandas de entidades representativas na região e prefeitos do interior do Paraná.

“As propostas serão apresentadas ao poder legislativo para que venhamos assumir as causas e os interesses regionais junto ao governo do Paraná”, explicou Traiano.

Economia

Sobre o projeto Assembleia Itinerante

O projeto Assembleia Itinerante é uma iniciativa da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná que busca aproximar os parlamentares da população do interior do estado, levando o trabalho legislativo para os grandes eventos populares. Durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), que ocorre entre os dias 6 e 16 de abril, a Assembleia Legislativa será transferida para um estande montado no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina, entre os dias 12 e 15 de abril.

A população que estiver na feira poderá visitar o estande da Assembleia, conhecer seus representantes, se informar sobre as ações legislativas e até mesmo sugerir iniciativas para os parlamentares. Durante o evento, serão distribuídos informativos sobre as atividades legislativas, incluindo detalhes sobre a Mesa Executiva, os deputados e seus partidos, e informações sobre os principais programas e ações da Assembleia Legislativa.

Além disso, serão distribuídos materiais destinados a jovens e crianças, explicando de forma leve e descontraída o trabalho da Assembleia e a função dos parlamentares, com passatempos e jogos sobre o tema. O espaço do estande conta com salas para reuniões e atendimentos, além de lounges para receber a sociedade civil organizada.

O Assembleia Itinerante é um programa que faz parte de uma série de medidas administrativas voltadas ao fortalecimento das políticas de transparência adotadas pelo Poder Legislativo do Paraná. A ideia é que em cada mês do ano a sede do Legislativo seja transferida para feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. No dia 13 de abril, a Assembleia Legislativa realizará um grande evento aberto ao público, a partir às 19 horas, no auditório do Parque de Exposições, para receber as reivindicações da população. Em maio, o programa chega a Maringá, durante a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá).

Comunicado Oficial da PUC

Estudantes, pais e colaboradores,

Estamos conscientes e sensíveis ao volume de mensagens relacionadas às questões de violência vividas em nossa sociedade e às ameaças recentes que circulam nas redes sociais e aplicativos de conversas. O momento requer que, acima de tudo, cuidemos uns dos outros.

Sabemos que essas mensagens com teor de pânico fragilizam nossa saúde; por isso, pedimos que não compartilhem informações que incitem medo ou que coloquem a vida de outras pessoas em risco.

Comunicamos que nosso plano de segurança foi reforçado dentro de todos os nossos Câmpus para os próximos dias. Criamos um comitê para monitorarmos este assunto com a seriedade que a situação nos impõe. Estamos atentos e alertas e ressaltamos que todo comunicado oficial será divulgado no site www.pucpr.br e no Instagram oficial da PUCPR.

Como Instituição Católica e Marista, acreditamos que este seja um momento para refletirmos qual nosso papel, individual e coletivo, na construção da cultura da paz, fazendo nosso o apelo do Papa Francisco: “Almejo paz a todo o homem, mulher, menino e menina, e rezo para que a imagem e semelhança de Deus em cada pessoa nos permitam reconhecer-nos mutuamente como dons sagrados com uma dignidade imensa”.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

LEIA TAMBÉM