Governo do Paraná diz que registrou área das Cataratas “só para entregar à  União”. Você acredita nisso?

Governo diz que registrou área das Cataratas para entregar à União.

O governo do Paraná escalou o secretário de Meio Ambiente, Jonel Iurk, para explicar o recuo na expropriação da área de 448 alqueires ao redor das Cataratas – o Parque Nacional do Iguaçu.

Ontem à  noite, o blog repercutiu que no último dia 2 de fevereiro o governo Beto Richa (PSDB), por meio do procurador-geral do Estado do Paraná, Júlio Cesar Cardozo, registrou a área no Cartório de Registro de Imóveis 2!º Ofício de Foz do Iguaçu.

Hoje, o secretário de Meio Ambiente confirmou o registro de 1.008 hectares, localizada dentro do Parque Nacional do Iguaçu. No entanto, ele jura que a medida visa exclusivamente cumprir uma medida administrativa de regularização fundiária da propriedade.

Com o registro o terreno será transferido oficialmente para o domínio da União!, explicou, recuando da posição do assessor de Assuntos Fundiários do Estado, Hamilton Serighelli, afirmou ao jornal Gazeta do Iguaçu — a Gazetinha — que “os 1.008 hectares adquiridos pelo governo do estado em 1919 do colono Jesus Val nunca foram transferidas para o governo Federal”.

Segundo Iurk, em nota divulgada na Agência Estadual de Notícias, a iniciativa faz parte de um de acordo assinado em 2011 com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e ratificado no mês passado pela presidente substituta da organização, Silvana Canuto, para que a área seja repassada formalmente ao instituto, que é responsável pelo parque.

O diabo é que, como a questão é complexa e envolve política, ninguém no governo federal entendeu a jogada do governo do Paraná. O blog até entrou em contato com o Palácio do Planalto, que preferiu levar o “imbróglio” na gozação:

As tropas federais estão estacionadas na região de Registro, divisão de São Paulo com o Paraná, prontas para defender a integridade territorial e a soberania do Brasil!.

Desfeito o mal-entendido, as tropas federais foram recolhidas aos quartéis, as Cataratas continuarão pertencendo à  União e todos nós seremos felizes para sempre. à‰ isso.

8 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. QUEM TEVE ESSA IDËIA BRILHANTE?
    SERIA O HAMILTOM SERIGUELI OU O ROLDO? OU OS DOIS?

  2. Aqui em Londrina até os postes sabem quem esta por trás do negócio de instalar jogos no Paraná, o cara é daqui, esteve em Portugal recentemente, Estoril, Cascais tem cassinos e muitos investidores. Vamos turma do jornalismo investigativo mãos a obra.

  3. Seria muito mais interessante para nosso estado, se São Paulo devolvesse os bilhões que o PSDB manipulou para levar para lá…

    Impostos da energia elétrica…

  4. Eu soube dessa história no final do ano passado, e comentei com algumas pessoas e todos achamos que era piada de mau gosto. A história completa é de que o Governo Beto Richa havia feito isso tendo como objetivo, cobrar “aluguel” do Governo Federal pela área do Parque Iguaçu. Coisas tucanas…

  5. Dificil de explicar, e mais dificil ainda de entender decisão tão absurda.
    Não haveria algumas doses nesta história?

  6. Piada é o governo do Paraná deixar um cidadão como este falar alguma coisa. Se queriam fazer algo deveriam combinar melhor. Ao invés destas besteiras o governo do estado poderia se concentrar em fazer as obras.

  7. Quanta trapalhada desse governo!

  8. O Picolé de Chuchu das araucárias tá mais perdido que cachorro que cai da mudança…