Estudantes reorganizam entidade que foi presidida por Gleisi Hoffmann

Congresso estudantil reuniu no final de semana 250 delegados. Foto: UPES.

Depois de 4 anos de inatividade, a União Municipal dos Estudantes de Curitiba (UMESC) foi reorganizada no último final de semana em congresso realizado na reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A entidade surgiu no final dos anos 70 e teve como presidente da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, no início dos anos 80.

O novo presidente da UMESC é André Leonardo Zioli, estudante do Colégio Paulo Freire.

No passado, a UMESC jogou importante papel na mobilização dos estudantes curitibanos na campanha pelas Diretas Já, impeachment do Collor, passe escolar livre, contra a privatização da Copel, dentre outras lutas memoráveis.

3 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Na década de 1980 era União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Curitiba!!!!A sede era junto ao DCE/UFPR, inicialmente na Rua Conselheiro Laurindo, e depois com a retomada do prédio histórico do DCE, na reitoria, a sede da UMESC mudou para lá! O resto o próprio esmael conta aos curiosos!!

  2. Eu acho que há um erro nessa matéria. Quem veio do M.E. nos anos 80 ha de se lembrar que a GLEISI presidiu a UMESC que se náo me engano era a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas. Ela sempre foi liderança do ensino secundarista e ligada a época ao PC do B e depois ao PMDB.

  3. O Esmael Morais Também foi presidente da UMESC… Fez uma gestão extraordinária … No tempo dos Caras Pintadas.