André Vargas: “Parece que o Samek quer ficar na Itaipu até 2018”

* Desabafo ocorreu depois de o deputado reconhecer a pré-candidatura de Gilmar Piolla em Foz

Deputado André Vargas (PT).

Desolado com a derrota que sofreu em Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná, onde tentava jogar o PT no colo do deputado Reni Pereira, do PSB, nas eleições de outubro, o deputado federal André Vargas resolveu achar um bode expiatório para o episódio.

Vargas reconhece que a recusa de Jorge Samek, diretor de Itaipu Binacional, em disputar a prefeitura iguaçuense abriu as portas para a consolidação da candidatura do jornalista Gilmar Piolla, mas cutucou o companheiro Samek:

“Parece que o Samek quer ficar na Itaipu até 2018”, disse o parlamentar petista em tom irônico, lembrando que o diretor assumiu a empresa em 2003. Se prosperar a desconfiança do londrinense, Samek completará 15 anos ininterruptos no comando da Usina Binacional.

Dito isto, agora quero falar um pouco sobre a disputa pela prefeitura de Foz.

A executiva estadual do PT anulou uma tentativa de golpe que dava o partido para Reni Pereira em troca de apoios do PSB em Londrina e Maringá.

Na quarta-feira (25), os petistas de Foz desembarcarão em Curitiba para mais uma reunião com a executiva estadual. Desta vez, além de confirmar a candidatura de Piolla, o objetivo do encontro será tentar convencer o demissionário Pedro Tonelli a permanecer na presidência da legenda no município.

Com a tentativa de golpe na legenda, haja vista que uma decisão já havia sido tomada antes, na semana passada, Tonelli se afastou da direção do PT.

O pré-candidato Gilmar Piolla minimiza os chutes, cotoveladas e caneladas dentro do PT. Segundo ele, o partido está “unido” e aponta o PMDB como aliado preferencial do partido para a sua corrida rumo à  prefeitura.

“Temos uma afinidade muito grande com os peemedebistas e vamos buscar conversar não só com eles, mas com todos os partidos da base aliada do governo Dilma. Isso inclui PCdoB, PDT, PSC, PP, PTB e também outros alinhados ao governo do prefeito Paulo Mac Donald (PDT), para construção de um projeto que garanta os avanços e um futuro ainda melhor para os iguaçuenses”, reforçou.

4 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Nunca o Paraguai ganhou tantas benesses
    Dos brasileiros com o governo do PT …
    Por que sera de tanta caridade ??

  2. Aqui não é fórum para se discutir problemas internos do PT. Nem tampouco tenho procuração do Samek. Mas, dizerem inverdades sobre o Samek, daí também não né. Pelo menos deveriam procurar saber, se não foi o Governo do Paraguai, “por acaso”, quem pediu para não trocarem ele. Pois estão muitos satisfeitos com o andar da carruagem de sua administração, que pela primeira vez na história da usina, (sem desmerecer o que os outros Diretores-Geral fizeram), o Brasil está sendo considerado verdadeiramente uma Pátria co-irmã do PY por tudo que o Samek tem feito. Deveriam verificar tbém, os cronogramas das obras, já implantadas e outros projetos excenciais em andamento, como por exemplo: o linhão de 500KV de Hernandárias rumo a Assucion (Capital), que graças ao empenho de Samek diante do governo federal, empresas fazendo uso da eletricidade excedente do Brasil, já estão gerando mais de 2.000 mil empregos diretos e apróximadamente, mais 2.000 mil indiretos entre brasileiros e paraguaios para atender a construção e funcionamento de fábricas que já estão entrando em funcionamento. logo, vale dizer, que o Samek dentro do conjunto da ópera política do PT é mais importante que permaneça na direção da Itaipu. Afinal, não queremos ser um país imperialista como é os EUA com o México e sim, países co-irmãos de verdade que se ajudam mutuamente…

  3. O que os aliados do governo Paulo Macdonald fariam nessa aliança onde só há oposição ao governo do qual participam?
    O que o PCdoB que ajudou no sucesso de duas secretarias (saúde e educação) faria nesta coligação? E para onde vai o PDT da Nanci?
    O Paulo que nunca deixou ninguém aparecer no seu governo agora joga o Chico Brasileiro do PCdoB para escanteio.
    Está na hora de o PCdoB seguir seu destino e não ficar a reboque dessa turma.

  4. Todo mundo sabe que emprego na ITAIPU é um dos melhores do governo, o Samek não vai querer perder essa mamata né…

    Enquanto isso André Vargas, devia para de ser entrão nas outras cidades porque Londrina sua terra natal foi onde Dilma levou a pior surra nas urnas do Serra, entre as cidades com mais de 200 mil eleitores. André porque você não cuida da sua casa no lugar de ficar dando pitaco nas casas dos outros.