TSE manda prefeito de Pato Branco, Viganó, para a “geladeira” até 2020

Roberto Viganó (PDT).

O colegiado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu condenar o prefeito de Pato Branco, Roberto Viganó (PDT), e mandá-lo para a “geladeira” até 2020. Isto é, ele ficou inelegível pelos próximos 8 anos.

O processo contra Viganó foi relatado pela ministra Carmen Lúcia e não cabe mais recurso.

A condenação do prefeito é consequência de uma denúncia oferecida pela Coligação A Grande Virada! (PTB\DEM\PSDC).

Embora ele esteja impedido de disputar eleições até 2020, o prefeito sudoestino poderá concluir seu mandato.

O TSE entendeu que Roberto Viganó cometeu abuso de poder político e usou a máquina pública em proveito de sua campanha reeleitoral em 2008.

72 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Eu como servidor publico estou com Nereu e sei muito bem o que o roberto salvador e seus aliados fizeram com a cidade de Pato Branco teve gente q ficou rica e pagou todas as suas dividas com o dinheiro do Povo.

  2. foi por pouco mas nao importa para mim foi bom de mais e daqui 4 anos vamos ter nova eleiçao vamos ver que tera coragen de enfrentar nosso partido .Do 12 Roberto Vigano com muito amor e carinho por nossa cidade sempre trabalho na campanha e irei trabalhar sempre mas nao voto em gente que nao conheço e ainda nao tem vergonha de dizer que o Zucchi so conhece a cidade do alto kkkkkkk isto quer dizer que era a oposiçao que entrega os presentes para nossas crianças menos favorecidas na vesperas de natal que erro ne amigo

  3. em pato branco, Quem trabalha pelo povo e tem projetos de suma importãncia para conclir nao ganha votos para vereador. Quem perde? Todos

  4. falta medico eu concordo, mas olhe o valor q os medico cobram para trabalhar em hospital publico. Outra coisa olhe o valor das consultas particulares e um absurdo. pouca gente pode pagar a mioria corre para hospitais publico. Mesmo nos particulares os medicos nao sao tao bom assim para cobrarem valores altos assim.

  5. Tomaram Agora????????????????????

  6. Acredito que foi um ótimo prefeito um dos melhores nos ultimos anos e votaria novamente!!!

  7. o caros colegas vcs ficao trocando palavrao enquanto isso todos esses maguinatas estao tomando cerveja sorrindo a toa da cara dos eleitor . por isso q a politica nao devia de chamar de politica devia de chamar sujeira por debaixo do tapete nenguem vale nada nao fazem porcaria nunhuma sao todos iguais .todos hums vagabundo nao queren trabalhar so querem andar na camisinha branca e de um bom carro pago por os eleitores.

  8. Isso de lecionar lingua inglesa no fundamental, desde que desconsiderado o fator ideologizante, é uma boa coisa. Mas serei franco: nao conheço um unico aluno que tenha aprendido ingles decentemente contando apenas com o que aprende na escola.
    E quando prometem tablet para alunos e notebooks para professores? Pensam que com isso implementarao avanços prodigiosos na educação, quando na verdade deveriam fazer evoluir a educação para que pudessemos fazer o melhor uso desses equipamentos.
    Querem tornar a escola atrativa tal como em meu tempo de criança me era atrativo o tal do “sorvete-seco” só por causa do balão, relogio ou bicicleta de plastico que vinha grudado nele.
    Gostaria de ter visto os detalhes de um projeto pedagogico que pressupoe o uso de tablets e seus aplicativos nas escolas municipais.
    Ou importa apenas que sejam fabricados e doados a alunos sem mais a acrescentar?
    Querem que sejamos polo tecnologico, mas será que seremos capazes de fomentar, por exemplo, criação de softwares aqui mesmo para as proprias escolas? Parece logico que se um tablet é necessario em sala de aula será ainda mais necessario investir em aplicativos para servirem ao professor e ao aluno.
    Existira laboratorios capazes de acolher as ideias de professores e ajuda-los a criar um programa especifico, como um jogo sobre historia ou portugues por exemplo.
    Ah querem nos fazer crer na possibilidade de erigir a Cidade Ideal, mas descuidam em saber que seu nome e lugar é Utopos…
    Ve-se o tamanho da empreitada, o que so faz desejar uma coisa:
    que nao mais prometessem soluçoes para os problemas. Nao queiram ser os salvadores da patria senhores canidatos pois ao trabalharem nao cumprem mais do que a obrigação, para a qual são muitissimo bem remunerados.

  9. A verdade é que o povo nunca esta contente com nada
    não pesquisa antes de votar ai fica falando mal do prefeito..
    se o Willian se eleger, lá na proxima eleição vão ta falando mal dele tambem..
    liga uma TV e presta atenção nas noticias de saúde, violencia, pobreza
    nas outras cidades ai para pra pensar se bem na verdade nois não estamos no ceú… demora pra ser atendido sim, mais é atendido no dia…. nossa gente pensa um pouco antes de sair falando besteiras… falam porque??? é inveja por não terem a capacidade de estar lá no lugar do Vigano… porque se qualquer um desses que tão falando mal agora tivessem lá, estariam levando pedradas tbm…. acho que ninguem é perfeito e não tem que agradar tudo mundo… estava bom e eu espero que continue melhorando.

    Voto 12
    não remoendo o passado… mais pensando num futuro melhor.

    • Emanueli,

      Ainda bem que no final você se entregou, afirmando que é da turma do Viganó e agora do Zuchi. Porque, por favor, que falta de senso crítico heim. A Discussão não é quem fez mais ou fez menos, até porquê para isso se precisaria mais conhecimento de causa, conhecimento da situação financeira da prefeitura. Pois não basta analisar o que foi feito e sim quanto custou, de onde saiu o recurso, o custo x benefício. Vamos parar de defender político que faz alguma coisa, pois ele foi eleito única e exclusivamente para isso. E vamos passar a analisar principalmente a honestidade do político, pois só assim, vamos começar uma virada desse rumo maldito de tantas falcatruas, corrupção, desmandos, roubos…. Vote em quem você achar mais competente, desde que no mínimo seja HONESTO. E não adianta alegar que não tem político honesto, se você não fez nada para que tenha.

  10. Eu gostaria que me informassem quais foram os tópicos proibidos pelo TSE durante o período de eleição, que o prefeito acima foi acusado. Apenas falar que “usou a máquina pública”, deixa a notícia incompleta e com uma grande margem para que as pessoas que simplesmente nao entendem NADA sobre isso, fiquem dando palpites cobertos de falácia, como vááários que eu li acima. Alguém por favor, poderia me informar quais são as acusações, de forma mais específica? Obrigada.

  11. Falam mal do Viganó, mas pq colocaram ele no poder por 2 vezes????? A política brasileira só vai mudar realmente, quando acabarem com reeleição…. Não poderia existir isso, no primeiro mandato trabalham bem, depois levam com a barriga…. E outra, votar no Tuchi, não quer dizer que o Viganó vai administrar, ele tem conhecimento e experiência, ou querem colocar um cara que foi um dos vereadores menos atuantes do mandato???? Que não tem nem carisma para atender o povo??? Se fosse o Verraz de prefeito, até ia, mas não dá pra votar num cara assim…

  12. E pra piorar toda essa situação, as pessoas que postaram esses tipos de comentários, (pode roubar desde que faça algo), AINDA VOTAM!

  13. Ridiculos todos os comentários feitos antreriormente…
    Não entendem nada sobre politica, Jefersom diz que pode roubar desde que faça algo, pode roubar com um salário mensal de R$ 18,000, ridiculo. Vou roubar a casa dele e deixar pra ele só um sofá. Vamos ver se ele fica feliz assim.
    Politica deve ser feita de maneira limpa, fazendo o bem e bom para nossa cidade, trazendo melhorias enfim, investimentos para o nosso povo.
    Para essas novas eleições, devemos pensar em quem votar, Tuchi ou Billian,
    Ambos não servem como prefeitos!
    Vote Branco!

    • Tem que ser Nulo, porque o Branco vai para o partido com mais votos (algo assim, não tenho certeza), e Nulo não tem aplicação.

  14. Bom, para quem tem um sobrinho (cadorin)… burro e idiota a ponto de ser preso porque estava dando tiro de calibre 12, pois ele tenta compensar com arma o que falta de cérebro, não é de se imaginar que o tio seria grandes coisas…..

  15. Pra quem gosta… é um prato cheio. Essa “filosofia” do que rouba mas faz é muito boa pra quem adora ser passado pra trás. “Me engana que eu gosto” e depois fica jogando conversa fora e falando que o país não tem jeito. O político eleito é teu representante, teu espelho. Não é o político que vira corrupto, é o voto que elege quem já era ladrão.

  16. só precisa mudar um detalhe, A EDUCAÇÃO!
    vejam só essas respostas… essa discussão ridícula mostra quão bem são educados.

  17. a maioria de voces estão certos olhem nossos postos de saude nao tem quase medicos pela falta de R$ que esta faltando os bairros da nossa querida pato branco, este ano é meu primeiro ano de que vou votar e ja sei pra quem votar, ja parei e pensei bem, pato branco perde pra varias cidades do municipio em saude, educação entre outras coisas, acordem povo de pato branco por favor;

  18. Uma coisa é certa, o transito de Pato Branco, é uma M……, é a capital do quebra mola, e das rotatórias, nunca vi nada igual em outra cidade, vamos acordar, senhores prefeitos, contratem gente competente, para fazer com que o transito flua melhor, vamos alargar as ruas não diminui-las.
    Outras cidades tem belas avenidas largas, Pato Branco, cada dia mais estreita e cheia de rotatórias e queba molas. Se continuar assim, espero que invente carros cada vez mais estreitos, ai talves funcione.

  19. Sr. Jeferson se fosse para fazer um comentario destes que fizestes, seria melhor ter ficado quieto. Quer dizer que vale a regra do “rouba mas faz” . Esse é o pior modo de se ver a politica. Seria bom rever seus conceitos.

  20. Pato Branco… aquela cidadezinha que os moradores acham que é Curitiba??? Que todo prefeito só mexe na bendita avenida principal (too pea), ora arrancando floreira, ora colocando rotatória, ora colocando floreira novamente… Que vive um problema imenso de ego ao saber que Franscisco Beltrão é maior… Que elegeu o Alceni bicicleta-guarda-chuva com mais de 80% dos votos… e agora está reclamando do cawboy Viganó??? Vejam se acordam…

    • Tu acha que a solução é parar de reclamar?
      Parar de cobrar?

      Tu tá beeeeeem errado.

    • meu amigo, fazer asfaltos e outras coisas a mais é obrigaçao do prefeito, temos que mudar essa ideia e começar a pensar na cultura e educaçao do nosso povo isso ficará em cada pessoa para sempre, vc falou do alceni mas foi o unico que procurou fazer alguma coisa a esse respeito com implantaçao do ingles no ensino fundamental e outras atividades como programas de computaçao isso foi a quase 15 anos atras isso sim é visao de governo preparar os jovens que possam mais tarde terem condiçoes de opiniao para o crescimento intelectual e cultural.com todo esse orçamento nao seria dificil por isso é a chance temos 2 educadores que concorrem a essa eleiçao willian e irineu, esperamos que pensem um pouco sobre esse asunto.

  21. ISSO É UMA VERGONHA……….E O POVO DE PATO BRANCO QUERENDO VOTAR NO ZUCCHI, VAI ESCONDER TODAS AS FALCATRUAS DO VIGANÓ. PELO AMOR DE DEUS MEU POVO VAMOS VOTAR NO WILLAN 15 PARA APARECER TODOS OS PODRES DO SEU ROBERTO VIGANÓ…. WILLAN 15

  22. O deputado Augustinho Zucchi prometeu aos eleitores do PR cumprir seu mandato de 4 anos, e vejam só… Ignorou o voto de seus eleitores do PR inteiro, só para acobertar as falcatruas do atual prefeito. Prometendo novamente, melhorias absurdas como tablet, notebook para os alunos e professores, enquanto faltam escolas, faltam carteiras decentes para os alunos e livros didáticos bons. Não acredito mais em promessas falsas, pois sei que Zucchi não é um homem de palavra.

  23. Jefferson, não posso deixar de fazer mais um comentário.

    Não sou de Pato Branco, não te conheço, nem conheço esse tal Viganó. Mas fiquei me perguntando, quem será você? Que admite manter no poder e “apoiar” um prefeito, mesmo que ele seja um “ladrão”. E ainda fala no final “para nossa querida cidade”. hahahah. Posso fazer mais uma perguntinha? Se você detestasse essa cidade você iria querer quem como prefeito? Até dá pra imaginar…..

  24. Senhor Jefferson.
    Quer dizer que se o prefeito fizer alguma coisa boa, ele está credenciado a roubar? Me conte, com toda a sinceridade…. Você é ladrão também?
    Esse foi maior absurdo que já lí na minha vida, em relação a um comentário político.

  25. penso que a população é responsável por colocar políticos corruptos no poder, votam sem critério nenhum. se um governante é colocado na “geladeira” boa coisa não é. Agora, dizer que fulano roubou,mas trouxe algo pra cidade já
    é um pouco demais, porque estar de acordo com falcatruas é ser cúmplice e omisso. o político não faz mais que a obrigação de melhorar a cidade, pra isso
    ele foi eleito.

    • Nossa o melhor comentário, o Poder Executivo não esta acima da Lei, ele pode somente fazer o que Lei determina fora disso é ilegal, e quem faz com ilegalidade assume ser um chefe que aprova atos ilícitos. E cabe ao Poder Judiciário intervir tudo isso. E finalizando uma administração que começou mal terminou mal, a inegebilidade política é consequência de uma má administração, suas contas nos primeiros anos de mandatos não foram aprovadas, enfim ele fica na geladeira até 2020.

  26. Para mim como CIDADÀpatobranquense acredito que temos que mudar! Espero que dia 07 de outubro venha a renovação política! VOTE 15 WILLIAN

  27. Bendita ficha limpa. Mas finalmente podemos ter esperança nessas eleições. Estava com medo de ter que votar em branco mais uma vez, até que surge uma luz no fim do túnel: o William Machado. Fiz minhas pesquisas, e já fiquei feliz só por ver que ele não é um “político de carreira”. É um professor do curso de agronomia da UTFPR, doutor na área ambiental. Vejam os vídeos dele no youtube, falando na câmara. Tem ótimas idéias (próprias, vale enfatizar, o que não é comum nos políticos dependentes de seus assessores) e se expressa muitíssimo bem, diferentemente do outro candidato, cuja entrevista que vi, disponível na internet, produz primeiro vergonha e depois medo. Só espero que as pessoas tenham bom senso e não votem no nome mais conhecido apenas por comodidade.

  28. Para mim como funcionaria publica a 11 anos foi o melhor prefeito que teve em pato branco e se ele fosse candidato novamente o meu voto com certeza seria dele, mas como vai o ser o Augustinho volta a ser 12 nas urnas no dia 07 de outubro só teremos que esperar ansiosos o resultado final e vamos la juntos vamos vencer depois e so comemorar ate as urnas

    • eu tambem concordo com vc amiga,é só fazer uma pesquiza como era nossa linda pato branco de hje na gestao de outros prefeitos.
      eu tambem votaria no roberto viganó se ele foce candidato a releiçao novamente…pena né…as pessoas de outras cidades reconhecem o desenvolvomento de pato branco e muitos patobranquence nao.

  29. eu acho que o vigano nao deveria ser prefeito de pato branco porque ele so enveste em canpoere porque sera

  30. Bom falo como um leigo em politica como sao grande parte do povo brasileiro,acho que deixalo inelegivel pode ajudar,mas ainda tem muito a ser feito e que as penas deveriam ser mais severas com puniçao permanente aos candidatos que ´´roubarem´´ dinheiro publico dinheiro esse que é tirado das nossas crianças de nossos idosos emfim é publico mas para o povo.

  31. se nosso povo tiver um pouco de vergonha na cara da uma lição a essa corja nas próximas eleições todos sabem quem é o candidato ficha limpa se votarem na turma do vimdanó é poque se merecem

    • É isso aí Leonir….o povo reclama das condições, que tudo está abandonado, mas quem é o culpado disso tudo se não é o próprio povo?…ele não se elegeu sozinho, podemos até pagar por todo esse sofrimento junto…mas os que voltaram a favor…não venham reclamar agora.

  32. entao casagrande leva o viga pra administrar sua casa, vai ter administrador por 8 anos. ja que acha que a justiça o condenou por conta DOS INVEJOSOS DE PALNTÃO. só nao vale recorrer a justiça depois, porque ja sabe o que ta levando eis que é o segundo melhor para voce

  33. PATO BRANCO, vive numa espécie de “limbo” que leva ao martírio de ter políticos da naipe desse Senhor, aliado com Zuchi (que deverá ser o próximo prefeito, com o uso da máquina) e seus comparsas, que aplicam uma política nociva, provinciana, de dependência e compra de votos. A cidade cresce, porque seu povo tem nas suas “genética” a marca histórica de luta dos seus antigos, dos posseiros (da revolta de 57) e de um povo ordeiro, que um dia terá no seu comando um gestor a sua “altura”.

  34. A notícia veiculada é inverídica, pois o acórdão do TRE, relatado pelo Desembargador Prestes Mattar, apenas e tão somente condenou o prefeito ao pagamento de multa, inexistindo pena de inegibilidade, conforme segue:

    “Diante do exposto, voto pelo provimento parcial do recurso, para aplicar ao investigado a pena de multa, no valor de R$80.000,00 (oitenta mil reais), fixada ante a gravidade das condutas vedadas praticadas, bem como a pena de inelegibilidade para as eleições que se realizarem nos três anos subsequentes ao pleito de 2008, com base nos artigos 73, § 4o, da Lei 9.504/97 e 22, XIV, da Lei Complementar 64/90, com redação à época dos fatos.

    Entretanto, a douta maioria entendeu por aplicar apenas a pena de multa ao recorrido, de modo que fiquei vencido quanto à aplicação da pena de inelegibilidade por três anos.

    Por tais fundamentos, votei pelo conhecimento e provimento parcial do recurso, para aplicar ao recorrido a pena de multa no valor de R$80.000,00, no que fui acompanhado à unanimidade, e de inelegibilidade para as eleições que se realizarem nos três anos subsequentes ao pleito de 2008, parte em que restei vencido” (fls. 87-89, grifos nossos).”

    Vamo se informar minha gente antes de sair falando besteiras aos quatro ventos

  35. isso e apenas o começo quando investigarem de quem e os paver que a prefeitura compra e onde vai e uma vergonha

  36. o prefeito de pato branco deveria betar mais,se não joga no time do demotucano vai para a geladeira.. criei um verbo novo (betar)

  37. Robero viganó é sem duvida o segundo melhor prefeito de Pato Branco
    o primeiro foi Clovis Padoan
    Os dois criativos,ousados,sempre em busca da geração de empregos e melhor qualidade de vida para o povo
    Mas aq tambem sempre vai ter os invejosos de plantão
    pena
    Foi uma ação de fracassados que nunca venceram nada por isso querem destruir

    • Meu caro você esta chamando os MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL ELEITORAL de fracassados, você tem espelho em casa, se tiver de uma olhada nele ai você vai ver um fracassado.

    • sou obrigado a rir….Padoan primeiro melhor, no que ? em roubo ?

  38. Pena que vai pagar a multa com dinheiro do p….

  39. E O BETO CAIXA 2 CONTINUA LIMPINHO.

  40. Neste caso o Prefeito de Pato Branco ficou inelegível por oito anos por causa da Lei da Ficha Limpa, que é uma conquista do povo brasileiro, pra tentar limpar um pouco a política neste país e afastar os corruptos do poder!

  41. MELHOR PREFEITO QUE PATO BRANCO TEVE ATÉ AGORA.

    • Melhor? em que sentido? Olha a precariedade que está nos bairros…na saúde…gastam tanto dinheiro em construção de Posto de Saúde e não investem nas equipes…adianta o que? nem no Pronto Socorro Central as pessoas tem atendimento conforme precisa…

      • o idiota, e nao é um inicio investir no posto de saude? uma coisa por vez.. adianta ter equipe e nao ter hospital que de suporte? idiota.

        • Idiota é você que acha que tá bom assim.

          Quer continuar nesse ritmo?

          Pois eu quero que MELHORE e não continue como está!

          Willian 15!!

      • Vc entende algo da 8080? para falar em saude publica.

      • Larissa, vc deve morar em outra cidade que não seja Pato Branco.
        O PS de Pato Branco atende muito bem sim, muito melhor que muitos postos de saudes que existem nesse Brasil. Pra vc falar do Posto de Saude de Pato Branco, vc antes deveria morar em SP , RJ etc, ai sim vc iria ver o que é mal atendimento.
        Agora se vc quer atendimento “Elitizado”, faz o seguinte, vai até a UNIMED contrata um Plano VIP e pronto. Vc recebera uma atendimento personalizado 5 estrelas. Valeu!

        • Político desonesto adora eleitor do teu perfil.
          Administração que não oferece serviço com qualidade não pode pretender arrecadar tributo.
          Simples assim: Não oferece não exija.

    • NOSSA QUE PREFEITO……PELO AMOR DE DEUS O POVO DE PATO BRANCO NÃO QUER O MELHOR MESMO……

  42. Pato Branco merece coisa melhor…só falta elegerem o ” Suquinho “agora.

  43. E permanece no cargo? Legal… quer dizer que cumpre a pena quando deixar o cargo! É assim a Lei? Ou assim é que decidem os sábios Juízes?

  44. Tarda ,,,, mas não falha ? A justiça, confirma o uso da máquina pública na reeleição do prefeito e outros crimes eleitorais, e a condenação é 80 mil de multa com o prêmio consolação de continuar administrando mais de 150 milhões anuais do orçamento público !

    • Ridículo você ai Nereu ficar falando dos outros, pra quem tentou ser prefeito 2 ou mais vezes, duvido que você faria a metade que o Roberto fez por Pato Branco!
      pode ter cometido alguns erros, mais quem não erra.
      E é como eu digo já se passaram muitos prefeitos pela cidade todos roubaram e nunca trouxeram nada para nós, esse pelo menos se “ROUBOU” deu muita alegria e trouxe muita coisa para nossa querida cidade.

      • VOCÊ ESTA POR FORA MEU AMIGO ESSE VIGANÓ FEZ O QUE FEZ SÓ COM DINHEIRO NOSSO VOCÊ NÃO TEM NEM VERGONHA EM FAZLAR DO CENI…VIU VOTA NO ZUCCHI TAMBEM AI VC VAI TER O QUE MEREÇE..

      • kkkkkkkkkk fez muita coisa ? que piada cara vc eh muito bom comediante parabéns

      • gosto muito do Nereu, acho que também seria um bom prefeito, mas com toda certeza Jeferson você falou tudo, o Roberto deu muita alegria para muitas familias patobranquenses , principalmente as mais necessitadas e para nossa cidade muito mesmo !

      • Muita alegria mesmo deixando as pessoas sem atendimento no posto de saúde ou esperando as vezes 1 ano pra fazer um exame! Devem ter ficado muiiiito alegre os doentes.
        A minha maior alegria vai ser ver ele forra da prefeitura…
        E agora é hora de pensar, se vale a pena votar para o candidato que ele apoia, afinal, me diga com quem andas que te direi quem és.
        E além do mais, se ele não fosse culpado não teria sido condenado…
        E é uma pena que algumas pessoas acham que o que o prefeito faz é um favor, uma caridade, não passa da obrigação de usar bem o dinheiro do povo, o nosso dinheiro.

      • Trouxe o quê para Pato Branco ???? Bolinhas de Natal ???.

      • TODOS ROUBARAM, NÀO, DOBRE MALINGUA, VOCÊ ESTÁ OFENDENDO PREFEITOS QUE FORAM HONESTOS MESMO.UM JULGAMENTO DESSES REPUDIO.

    • DUVIDO que foi o Nereu! isso é fake!

    • concordo com o nereu ceni nao poode ficar gente roubando do propia cidade