Seminário em Curitiba discute a renovação das concessões do setor elétrico

O Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR) promove nesta quarta-feira (14), em Curitiba, o Seminário Pela Renovação das Concessões do Setor Elétrico!. O evento acontecerá no Centro de Convenções do Shopping Estação a partir das 8h30.

Segundo o presidente do Senge-PR, engenheiro eletricista Ulisses Kaniak, o principal objetivo é promover um debate sobre a importância da renovação das concessões públicas de energia.

A partir de 2015, aproximadamente 30% do setor elétrico brasileiro estará com suas concessões vencendo. A decisão do governo federal sobre prorrogá-las ou leiloá-las deve sair ainda este ano.

Isso representa que 20% do parque gerador de energia do Brasil, cerca de 70 mil quilômetros de linhas de transmissão e 33% dos contratos de distribuidoras de energia (como Copel, Celesc e Chesf) terão seus contratos encerrados e poderão ser entregues a iniciativa privada, caso o governo brasileiro não prorrogue as concessões!, ressalta Kaniak.

Na avaliação do Senge-PR o governo deve prorrogar urgentemente as concessões. Para Antonio Goulart, diretor do Senge-PR e coordenador do evento, a realização de novos leilões, significará na prática a privatização do setor elétrico brasileiro.

E isso vem acompanhado de demissões em massa de trabalhadores, terceirização de mão de obra, aumento de tarifas, serviços de má qualidade, risco de apagões entre outros!, afirma Goulart.

Economia

Programação

O evento contará com a presença do engenheiro eletricista Roberto Pereira D’Araújo, ex-membro do Conselho Administrativo de Furnas e autor do livro Setor Elétrico Brasileiro !“ Uma aventura Mercantil’ onde discute as implicações ambientais da implantação e operação dos diversos modos de produzir energia elétrica e o projeto sobre o novo modelo de gestão a ser implantado no Brasil.

Outro convidado será o economista Gustavo Portela, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) do Rio de Janeiro que abordará a importância da renovação das concessões para a manutenção dos investimentos, essenciais para o desenvolvimento do país.

Na parte da tarde, Fabiano Camargo, economista da subseção do Dieese no Senge-PR, abordará a crescente terceirização do setor elétrico brasileiro, que acarretam aumento de acidentes de trabalho com mortes, subemprego, informalidade, jornadas prolongadas, perdas de benefícios e rendimentos, dentre outros.

Serviço

Seminário Renovação das Concessões do Setor Elétrico
Data: 14 de março de 2012 !“ Quarta-feira – a partir das 8h30
Local: Centro de Convenções do Shopping Estação
Entrada Franca.

Deixe um comentário