Prefeito de Fazenda Rio Grande manda pintar prédios públicos nas cores do PSDB e cria polêmica

* A atitude do prefeito fere o princípio da legalidade, da impessoalidade e da moralidade

Cores do PSDB em equipamentos públicos. Fotos: Marcos Lemos.

O deputado estadual Toninho Wandscheer (PT) entrou hoje, dia 12 de março, com uma representação no Ministério Público (MP) do Paraná contra o prefeito de Fazenda Rio Grande, Chico Santos (PSDB), para apurar possível abuso de poder político e econômico do chefe do poder executivo. Toninho alega que o prefeito vem praticando irregularidades com recursos públicos.

Segundo o parlamentar, o prefeito é acusado de mandar pintar prédios públicos da cidade, como escolas e unidades de saúde, nas cores do partido dele. A cor azul e amarela é do PSDB e também pode ser vista em mais de 10 mil kits escolares e uniformes dos alunos da rede municipal, que foram doados pela Prefeitura.

A população começou a nos procurar ao constatar esse abuso e nós decidimos agir. Essa atitude do prefeito fere o princípio da legalidade, da impessoalidade e da moralidade!, disse Toninho.

A denúncia contra o patrimônio público está registrada em várias fotografias anexadas à  representação e demais documentos que foram encaminhados ao MP.

Entenda

Ao pintar tudo de azul e amarelo o prefeito impõe sua marca pessoal, assim está promovendo marketing pessoal e de sua campanha eleitoral. Há clara vinculação, o que é vedado na Constituição Federal. Tudo indica que o Ministério Público deverá comprovar o caso e tomar as providências no sentido de responsabilizar essa gestão.

!Esperamos que o Ministério Público acate nosso pedido, pois a Constituição Federal é muito clara. Ninguém que exerce a função pública poderá utilizar-se da máquina estatal para fazer promoção pessoal ou partidária!, concluiu o deputado, ao lembrar que recentemente uma emissora de tv exibiu caso idêntico de uma prefeitura em São Paulo, onde o prefeito foi cassado por cometer o mesmo tipo de abuso.

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to tell you that I am just new to weblog and truly enjoyed you’re page. Probably I’m likely to bookmark your blog post . You amazingly come with awesome posts. Regards for sharing your web page.

  2. I simply want to say I’m new to blogs and seriously liked this web-site. Very likely I’m planning to bookmark your blog post . You actually come with wonderful writings. Thanks a lot for revealing your blog.

  3. Que paremos de defender este ou aquele político este ou aquele partido a questão não é esta, pois, nunca saberemos se são realmente honestos, se tem dinheiro na cueca ou não, se usam jato da FAB pra passear. Queremos saber se os recursos da cidade estão sendo aplicados corretamente, conheço certo vereador que tem um projeto para criação de um portal na entrada da cidade, não que isso não tenha importância mas será que não temos que fazer certa analise antes de liberar uma “dinheirama” pra uma obra assim? Moro em Fazenda Rio Grande a mais de 30 anos sei muito bem o que melhorou e o que ainda precisa ser melhorado e olha que ainda tem muita coisa. Eu vi o que o Cartario, Cartario Junior, Celso Rocha, Toninho, Alisson, Chico… fizeram ou deixaram de fazer pela cidade, sabem o que todos tem em comum? todos passaram, porém o povo não, pelo contrario a população da F.R.G. é uma das que mais cresce no Paraná. Isto posto, que concentremos nossos ímpetos para o bem da nossa cidade e não percamos tempo elogiando ou escrachando este ou aquele político, enquanto nós não amarmos mais o local onde vivemos nunca seremos atendidos com o respeito que deveríamos pelos governantes. Apoio as grandes manifestação apartidárias que ocorreram ano passado e creio que se nos unirmos pelo bem comum poderemos melhorar nossa cidade e quem sabe nosso pais, focamos tanto nos nossos governantes mas será que não somos nós que devemos mudar? pensem nisso.

  4. jente a cor em que ele pintou, e a cor do municipio de fazenda rio grande

  5. Fiz aqui uma metrai identica e estou sendo ameçado. Para demonstar a seriedade da coisa reproduzi no meu blog essa execlente materia sua onde o prefeito do PSDB também dando mal exemplo pintou sua cidade nas cores tucanas. O prefeito daqui pintou a cidade toda de azul nas cores do PR.

  6. Caro blogueiro,quero pabaenizálo pela excelente material denunciando esse absurdo que se pratiuc a pais a fora.Aq

  7. MAISSSSSSSSSSSSSS Q BARRRRRRRRRRRRRRRRRRRBARIDAAAAAAAAAAAADE!POR FAVOR,A SAÚDE DA FRG ESTÁ UMA M,NÃO É INFORMATIZADA,E PIOR, É DO TEMPO Q TINHA Q AMANHECER NA VILA DO POSTINHO PRA VER SE CONSEGUE UMA CONSULTA.PAREM DE FOFOQUINHA,E TOMEM UMA POSTURA,ATITUDE SEI LÁ…

  8. o brasão de FRG tem as cores amarelo e azul, ou seja, as cores estão no brasão do municipio, estudem mais…..

  9. é uma palhaçada fazerem um show por causa disso, antes as Cores dos predios da FRG era amarelo e azul, so que um tom mais claro, e nunca ninguem falou nada…. agora se ele pintasse tdo de vermelho, iriam criticar que era a cor do PT?????? e no inicio da emancipação do municipio, que era verde e vermelho, cor de Portugal, nunca falaram nada…… vão procurar o que fazer, politicos façam coisas em prol do povo e não ficquem de picuinhas, as eleições estão ai, CUIDADO COM O QUE VCS DIZEM, O POVO NÃO É TÃO BURRO COMO VCS ACHAM, NÃO SUBESTIMEM A INTELIGÊNCIA DO POVO… TERAM AS RESPOSTAS NAS URNAS….

  10. um político tem tanto o que fazer para o povo, porque ficar atraz de cores? isto é só para roubar o tempo de um prefeito que batalha pelo município e certamente por pessoas que teriam estar no lugar dele.

  11. A cor e azul e amarela utilizadas pela administração do prefeito Chico Santos já eram utilizadas pelos seus antecessores, ex-prefeito Celso Rocha que governou de 1996 a 1999 ), e também pelo próprio denunciante Toninho da Fazenda (PT) que governou a cidade por oito anos de 2000 a 2008.
    O azul e do amarelo são as cores oficiais do município e estão presente nos símbolos e na bandeira do município de Fazenda Rio Grande e são devidamente justificadas: A cor azul da Bandeira representa a Justiça e a Lealdade e a faixa branca caracteriza a fluidez de um rio em movimento, simbolizando a dinâmica de uma cidade. Já o Brasão conta, na sua parte inferior, uma faixa de cor amarela, representativa de Luz e Sabedoria.
    Justiça, Luz e sabedoria, essa é a marca que Fazenda Rio Grande transmite. Não existe nenhuma lei que fixe uma cor pré-estabelecida para a pintura de prédios públicos. Sendo assim, o município adota as cores representadas na bandeira.

  12. rsrs….porque na época do Cartário Júnior, que era tudo verde e vermelho ninguém comentava? Ao menos estão pintando…mas isso é básico do povo e de quem não tem o que fazer, sempre vaum achar algo pra criticar….se pintasse de branco que é neutra, também iam reclamar que iria sujar rápido…se fosse outra cor também algumas pessoas iriam comentar….não estou defendendo a gestão, mas como morador do município desde antes da sua emancipação, analiso dessa forma, porque então, já que são as benditas cores do partido, não se fazem uma votação para definir as cores do município, tudo bem que irá gastar mais um pouco do dinheiro do povo, mas ao menos se resolveria essa questão! E aff para aqueles que simplesmente querem usar de cores para se promover, e mais aff ainda para aqueles que ao invés de fazer algo útil, ficam utilizando tais coisas e situações também somente para se promoverem!

  13. É brincadeira, volta e meia um idiota faz esse tipo de coisa. Devia ser cassado para deixar de ser tonto. O imbecil acha que isso o ajuda politicamente?

  14. Em Pontal do Paraná isso ja acontece a anos, o prefeito pintou tudo nas cores do PMDB, ate as luminarias tem o numero 15 escrito.
    É uma barbaridade com o dinheiro publico.
    Vou postar as fotos em breve.
    Obrigado

  15. Antes Fazenda Rio Grande era na cor verde e vermelha, essa era a cor original da bandeira de FRG, mudaram até a cor da bandeira, para azul e branco, mas agora tudo mudou e ficou tudo azul e amarelo…até quando…isso continuará..? Lembre-se que FRG, cidade, é para sempre…não é de 04 em 04 anos….que cada um coloca a cor que bem quer para favorecer a sua reileição…vamos dar um basta nesses demagogos, que querem implantar em FRG um no REICH, querem implantar na cabeça da população as cores de seu partido….FRG pertence ao POVO e não ao PREFEITO que pensa que é a sua CASA!!!!

  16. Tem uma foto que o telhado parece uma lona de circo.rs