Cerca de 6 mil professores estaduais e municipais encaram chuva em dia de protesto

da Banda B

Milhares de educadores caminham em direção ao Palácio Iguaçu.
Aproximadamente 6 mil professores estaduais e da rede municipal de Curitiba se reuniram nesta manhã na Praça Santos Andrade para pedir reajuste salarial. Os servidores municipais estão em greve desde ontem (14) e o professores estaduais fazem hoje um dia de paralisação dentro do movimento nacional da categoria.

Os dois grupos se reuniram na Santos Andrade e seguem em passeata até o Centro Cívico. Os professores municipais vão concentrar o protesto em frente à  prefeitura, enquanto os estaduais seguem em passeata até o Palácio das Araucárias, sede do governo.

Na rede estadual, cerca de 1,3 milhão de alunos estão sem aulas nesta quinta-feira (15) por causa da paralisação dos professores. A suspensão das atividades nas escolas do Paraná ocorre somente nesta quinta, diferentemente de outros estados em que a paralisação começou na quarta-feira (14) e estenderá até a sexta-feira (16).

Os trabalhadores em educação participam da mobilização que ocorre em todo o país convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em defesa da correta aplicação da Lei do Piso, do investimento de 10% do Produto Interno Bruto na educação e na luta por melhorias na carreira dos educadores.

Municipais

Os professores da rede municipal estão em greve desde ontem. Em assembleia realizada na Praça Nossa Senhora de Salete na noite desta quarta-feira, eles recusaram a proposta da prefeitura e mantêm a greve em Curitiba.
Segundo Rafael Furtado, integrante do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal (Sismmac), a orientação aos pais é de que não mandem seus filhos para a escola, já que os professores não estarão em sala de aula.

No primeiro dia de greve, cerca de 80% das escolas municipais da cidade estavam fechadas. Ainda não foi divulgado um balanço desta quinta-feira. Os servidores reivindicam reajuste salarial de 20%, melhoria nas condições de trabalho e implantação dos 33,33% de hora-atividade. Atualmente, o vencimento básico do docente da rede pública do município é de R$ 1.199,90 por 20 horas semanais e R$ 2.399,80 por 40 horas semanais.

Economia

Segundo a prefeitura, não será feita uma nova proposta. Fizemos um esforço reconhecido por todos para dar o reajuste de 10%. Acho que nenhuma prefeitura de capital do Brasil tenha dado reajuste desse porte!, disse o prefeito Luciano Ducci.

Comments are closed.