Por Esmael Morais

Rossoni está mais distante da reeleição na Assembleia, dizem deputados

Publicado em 14/02/2012

Rossoni tenta 'reconquistar' deputados. Charge Gazeta do Povo.

O deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB) conseguiu uma proeza inédita na Assembleia Legislativa do Paraná. Conseguiu unanimidade de gregos e baianos na Casa. Contra.

Eu explico isso. Colegas de parlamento do tucano, da situação e oposição, se uniram contra a reeleição do moço de Bituruna. Eles já têm assinaturas mais que suficientes para aprovar uma PEC proibindo a recondução de Rossoni à  presidência.

A ojeriza a Rossoni se aprofundou no começo do ano quando ele extinguiu a verba de convocação e desconvocação dos deputados (14.!º e 15.!º salários). A medida, segundo os deputados, foi tomada pelo presidente depois de combinado outra coisa em reunião com líderes partidários.

Para reverter a situação, ainda de acordo com parlamentares signatário do fim da reeleição, Rossoni tenta agora antecipar a eleição da mesa entre os meses de julho e agosto. A disputa está prevista para dezembro deste ano.

“Só existe uma maneira de Valdir Rossoni ser reconduzido: ou ele assina o compromisso de que se aposentará depois de mais uma gestão ou o governador Beto Richa (PSDB) entra na jogada para fazê-lo novamente presidente. As duas possibilidades são difíceis”, analisa uma experiente raposa da Assembleia.

Os deputados também observam a mudança de comportamento do presidente da Casa. O tucano teria deixado a roupagem arrogante em casa para se transformar no amigo número um dos colegas. “De agora em diante, as maldades só são feitas por trás”, afirma o deputado de rabo felpudo.