‘Fichas-sujas’ não poderão disputar as eleições de 2012, decide STF

A maioria dos votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) é favorável à  validade da Lei da Ficha Limpa já nas eleições deste ano. Por 6 votos a 1, a Corte decidiu pela constitucionalidade da lei. Ainda faltam quatro votos, mas dificilmente haverá surpresas.

Com a decisão do STF, os políticos que tiverem condenação criminal em colegiados não poderão disputar as eleições de 2012.

Essa lei é fruto do cansaço, da saturação do povo com os maus tratos infligidos à  coisa pública!, disse o ministro Ayres Britto, que sempre se mostrou simpático à s inovações moralizadoras da lei.

Pode um político que já desfilou em toda a extensão do Código Penal ser candidato?!, questionou o ministro, lembrando que o representante do povo precisa ter reputação acima de qualquer suspeita.

Britto afirmou que a manutenção da garantia individual de se candidatar não pode se sobrepor ao interesse público de filtrar os bons candidatos.

Trata-se do direito que tem o eleitor de escolher pessoas sem esse passado caracterizado por um estilo de vida de namoro aberto com a delituosidade.!

Comments are closed.