Em Foz do Iguaçu, presidente nacional do PT não confirma candidatura de Samek

por Mariana Serafini, via Click Foz

Rui Falcão: 'Samek não pode simplesmente abandonar a Itaipu'. Foto: Garon Piceli.
O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores e deputado estadual (SP), Rui Falcão, esteve em Foz do Iguaçu na manhã de sexta-feira (24) para uma reunião de mobilização de militâncias e lideranças partidárias não só do PT, mas dos possíveis coligados. A grande expectativa do evento era que o diretor presidente do lado brasileiro (DGB) de Itaipu, Jorge Samek, fosse lançado como pré-candidato a prefeito, entretanto isso não aconteceu.

Apesar de não anunciar a candidatura, Falcão manifestou sua vontade em ter Samek concorrendo à  prefeitura No que depender da direção nacional do partido o Samek vai ser prefeito de Foz do Iguaçu, mas essa decisão não cabe a mim!.

De acordo com Falcão, Samek ainda tem muito a conversar com os colegas da sigla e também com a presidenta Dilma Rousseff sobre sua possível candidatura à  prefeitura de Foz do Iguaçu. O Samek iniciou muitos projetos em Itaipu que ele não pode simplesmente abandonar, isso tem que ser bem planejado!, afirma.

Já Samek afirmou não ter certeza ainda e disse que esta resposta deve vir só em meados de maio. Nós ainda não fizemos a convenção do partido, mas se não for eu o candidato nós temos muitos nomes com capacidade para ocupar a função [de prefeito]!.

O vice-prefeito da cidade e presidente estadual do PCdoB, Chico Brasileiro, afirmou !“ e recebendo calorosos aplausos, que Jorge Samek é o nome que unifica as forças políticas do município. Eu falo aqui não do presidente de Itaipu, mas do nome que unifica as forças políticas da cidade, e que a gente possa cada vez mais fortalecer essa aliança!.

Economia

Falcão não falou sobre outra estratégia, desviou do assunto dizendo nós só vamos pensar em um plano B, se o plano A não der certo, mas não vamos falar disso ainda!. E disse que Foz do Iguaçu é uma das cidades que o PT tem interesse em se fortalecer politicamente.

A visita de Rui Falcão à  Foz do Iguaçu faz parte de um cronograma, o presidente do Partido dos Trabalhadores passará ainda por Cascavel, Maringá e Londrina. à‰ um trabalho de articulação política em cidades-pólo do Paraná.

De acordo com ele, as coligações do PT em Foz vão depender do candidato a prefeito, mas ele acredita que o Samek seja o nome capaz de aglutinar mais força política. Mas esta decisão só se tornará pública em meados de abril.

Privataria Tucana !“ recentemente o jornalista Amaury Ribeiro Jr. lançou o livro-denúncia A Privataria Tucana!, onde faz diversas acusações a membros do PSDB sobre as privatizações que aconteceram durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. E uma das pautas do livro é também a campanha da presidenta Dilma Roussef, onde ouve uma espécie de racha! dentro do PT e o atual presidente Rui Falcão, foi um dos principais envolvidos no esquema, de acordo com o livro.

Segundo Amaury Ribeiro Jr., Falcão foi responsável por montar uma equipe de comunicação paralela à  que já existia para a campanha e sondar informações dentro do comitê para a revista Veja. Questionado sobre as acusações, Rui Falcão disse não tenho nada a acrescentar sobre o que eu li, não tive condições de ver as comprovações das denúncias!.

A assessoria de comunicação dele informou que o deputado já abriu dois processos contra o autor do livro e como o caso está sendo investigado ele não tem falado muito sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *