Desfile da Gaviões da Fiel homenageia o “beato” Lula

via blog Josias de Souza

Sabrina Sato exibe seus contornos e seu molejo no culto carnavalesco à biografia de Lula. Foto: Divulgação.

A biografia de Lula, já crivada de surpresas e contradições, ganhou na madrugada deste domingo (19) o adorno de um novo paradoxo. Numa celebração mundana, a figura mitológica de Lula foi sacralizada.

O Carnaval, como se sabe, é embalado pelos atributos do Tinhoso: mutações de personalidade, dissimulações, desvario!¦ à‰ nessa época do ano que as pessoas entregam-se a um vale-tudo consentido.

Homem vira mulher, mendigo vira imperador, paulista vira baiana, branco vira índio. Lula já tinha virado mito. No desfile da Gaviões da Fiel, a figura mitológica foi como que canonizada. Lula ganhou halo de santo.

Verás que um filho teu não foge à  luta !“ Lula, o retrato de uma nação!, eis o mote do enredo da escola. A trajetória do sertanejo retirante que chegou à  Presidência foi equiparada à  de milhares de brasileiros que vencem na vida pelo esforço pessoal.

A homenagem chega num instante em que Lula, submetido ao martírio do tratamento contra o câncer, já estava envolto em atmosfera de comoção. A doença potencializou a proximidade com os brasileiros que o veneram.

Reforçaram-se os elos de afeto que ligam o ex-presidente poderoso, agora fragilizado pela doença, ao homem comum, representados na avenida pelos 3.600 integrantes da Gaviões.

Lula deveria ter degustado o espetáculo em que o cultuou do alto de um carro alegórico. Os médicos proibiram. Representou-o a mulher, Marisa. Ela testemunhou in loco as cenas que ele teve de assistir em casa, pela tevê.

Uma cobra humana, louca de entusiasmo, evoluindo em movimentos convulsivos, no ritmo de um samba que sonegou à s arquibancadas os pedaços pouco lisonjeiros da história do homenageado.

A apresentação da avenida insere-se no show midiático que está sendo a ex-presidência de Lula. Num instante em que decresce o prestígio dos políticos, o de Lula cresce.

Dono de intuição aguçada, Lula escancarou seu câncer. Num país que teve Tancredo Neves, deu exemplo. Mas caprichou. Não seria tolo de malversar a doença, mantendo-a no recesso asséptico do hospital.

Trata-se em público, certificando-se de estar sempre ao alcance das lentes do fotógrafo que carrega a tiracolo. Extrai do infortúnio todas as emoções que ele é capaz de prover. Tudo isso à s portas da disputa municipal de São Paulo.

Lula arrematou seu governo com um triunfo: a eleição do poste Dilma Rousseff. Se tudo correr como planejou, vai repetir em 2012 os comícios de 2010. Agora, carrega Fernando Haddad, outro poste.

O desfile da Gaviões da Fiel ajuda a grudar em Lula sua fantasia predileta. Nos momentos cruciais, ele, como Clark Kent quando vira Superman, abre o paletó e exibe a camiseta de ícone sertanejo, o pobre que venceu o preconceito.

Dedicada a qualquer outro político, a sacralização carnavalesca seria tachada de demagogia. Oferecida a Lula, funciona como beatificação do mito. Isso dá idéia do inimigo que seus antogonistas têm pela frente.

Em São Paulo, o adversário do petismo não é Fernando Haddad. Se fosse, seria fácil. Nao é nem Lula. Se fosse, a luta seria mais complicada, mas não a pior. Os rivais do PT terão de combater o beato, o santo, o dogma, a fé.

O historiador Sérgio Buarque de Holanda definiu o brasileiro como homem cordial!. Tomado por sua raiz, o vocábulo cordial! tem origem no coração. Quer dizer: os brasileiros são seres emocionais.

Antes do câncer e do Carnaval, Lula já havia construído uma ponte entre a esfera pública e esse universo privado impregnado de sentimentos difusos. Empurrado pela escola do seu time do coração, aparelhou-se para elevar o número de adeptos do lulismo, a fiel torcida que leva o seu nome.

11 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I am new to blogging and site-building and certainly savored you’re page. Probably I’m likely to bookmark your blog post . You amazingly come with beneficial article content. Cheers for sharing with us your blog.

  2. I simply want to mention I am newbie to blogs and definitely enjoyed you’re blog site. Most likely I’m planning to bookmark your site . You surely have tremendous articles and reviews. Thanks for revealing your web page.

  3. pereira rodrigues :presado amigo ,voce deveria ler a revista veja de 2002,quando 7 ministros de fhc foi mandado embora ,ainda um que falou coisa ,que fhc depois desautorizou. juros de 42% ao ano. e ler examinar melhor a politica. mudando de assunto:os evangelicos tambem são tedenciosos e polemicos.eu tambem sou evangelico.esses evangelicos não seguem a pisado de cristo,a fé protestante não existe mais ,evangelico e qualquer coisa.mas os verdadeiros crentes não se metem na politica.no parana tem nome de pastor na capa de jornais,corruptos ,mas no céu não entra corruptos.e isso ai..

  4. Para o Secretario da Presidência Gilberto Carvalho que falou um monte de asneiras sobre os evangélicos, o próximo passo é o Papa Canonizar o Presidente Lula e colocar sua estátua em Juazeiro no lugar do Padre Cícero.

  5. Há dez anos, Celso Daniel era sequestrado e morto.

    Outras sete pessoas envolvidas, também foram assassinadas.

    Uma sequência de ladroagens marcaram os oito anos do governo Lula.

    Sete ministros são defenestrados do Governo, no primeiro ano de dona Dilma, que, pelo menos, não diz que não sabe de nada.

    Dona Marisa representa Lula no carnaval carioca.

    Isso é A política como ela é.

  6. richa não e preiboi,se ele fosse seria mais humano..ele e almofadinha dos barões do cafe e gado..beto deveria se envergonhsr na hora que ,ele lembrar da conduta dos que lutaram contra a opressão financeira ,pois a constituição foi rasgada mesmo ,ninguem respeitava ,mas as escondidas ,agora foi diante do povão .essa lei de fixa limpa, e o mesmo linchamento feito no meio oeste americano. a vontade popular e não pagar imposto e dai ,como stf vai se comportar ,não podemos seguir ideia da oab ,pois a oab defende corruptos ,pois oab joga em dois times como lhe convem.se advogados não defendesse corruptos ninguem queria se corromper,pois a cadeia era inevitavel…

  7. Com esse enredo: “Verás que um filho teu não foge à luta ““ Lula, o retrato de uma nação”, a vida da oposição que já era difícil ficou ainda pior. Lula que já era considerado um mito político, até para o ex-presidente FHC, com a homenagem carnavalesca, no momento em que luta contra um cancer, ganha uma força extraordinária. Se derrotar um mito já era algo difícil, imagine derrotar um mito canonizado pela festa popular.
    E agora como ficará a oposição? É possível desentronizar um santo?

  8. Dr. Esmael
    Parabéns pela análise.
    Forte abraço.
    Amintas.

  9. Um pouquinho de exagero aqui, outro ali, mas sobre uma base verdadeira. Agora, essa popularidade e veneração ao Lula, verdadeiras, podem ser muito bem explicadas por Maslow e sua pirâmide… Uma abraço e bom feriado [ou Carnaval] Esmael.

  10. Quanta mágoa nesse texto de Josias!!!Quanta inveja!!!…..e viva Lula!!!! Que a oposição raivosa se morda de raiva.

  11. Temos aqui mesmo,filhas postes,filhos postes,netos,sobrinhos,e tantos outros parentes levados ao poder pelas mãos de seus paidrinhos.São vereadores(as),deputados (as) estaduais e federais,secretários (as) municipais,irmãos e esposas,cunhados,genros e sobrinhos de políticos bem acomodados no poder.Todos postes,plantados à revelia do antinepotismo (simples e cruzado) e das boas práticas democráticas.Alguns tiveram que sair antes de serem saídos,como é o caso do ex deputado veloz furioso,já devidamente substituído por outro poste familiar.Faltou pegar seus parceiros de racha.A Dilma é só mais um poste,que diferente de tantos postes cá da terrinha,tem luz e vontade própria.