Após 12 anos, Manaoos Aristides diz que terminou “A Saga”; veja o vídeo

O marqueteiro Manaoos Aristides, ex-diretor de produção da TV Educativa, na gestão de Requião, levou 12 anos para aprontar a minissérie independente “A Saga – Da Terra Vermelha Brotou o Sangue”.

Segundo Manaoos, a obra é composta de 16 capítulos de uma hora cada e por mais de cinco mil participantes. O material deverá ser divulgado primeiro pela TV Brasil.

Manaoos Aristides é o marqueteiro preferido de Requião e Mão Santa (Piauí).

63 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I am just newbie to weblog and actually enjoyed you’re web-site. Probably I’m planning to bookmark your blog . You absolutely have really good writings. Thanks a bunch for sharing with us your website.

  2. FALAR DA SAGA+MANAOOS, FOI MUITO BOM PARTICIPAR, INCLUSIVE O IGOR GRANDE ATOR NA REDE NACIONAL, ESTAVA INICIANDO SUA CARREIRA COM A GENTE, SEMPRE COM A SUPERVISÃO DO MANAOOS,UM FORTE ABRAÇO DO AMIGO PORTES – REGINALDO OTAVIO PORTES RUA 600 NR. 435- CENTRO – BALNEARIO CAMBORIU – SC.. VALEU MANAOOS – UM GRANDE ABRAÇO TAMBÉM PARA O VALDIR FERNANDES, SE NÃ ME FALHA A MEMORIA, QUEM TAMBEM ME ENSIONOU MUITAS COISAS DE REPRESENTAÇÃO, EMOÇÃO E FILMAGEM, VALDIR FOI O PADRE – VIVA O MAMANOOS – GRANDE CONHECEDOR DA AREA DE FILMES. OBRIGADO MESMO MANAOOS, QUALQUER COISA ESTAMOS POR AQUI – NA MARAVILHA DO ATLANTICO, SOIZA – SABE ONDE EU MORO ONDE VOCE GOSTA DE PASSAR FÉRIAS – SOIZA – GRANDE LENTE – CONTATO – 47-32683047 – HORARIO COMERCIAL – DO AMIGO PORTES

  3. Sou um morador das 3 fronteiras …foz do iguaçú … fiz uma pequena ponta como dizem, fiz o papel de um policial…e acreditem eu sou um velho policial de foz…rsrsrsrs!!! foi muito bom representar…agradeço ao Manaoos pela oportunidade…e se um dia precisarem de mim novamente ficarei honrado em ajudar !!abrç a todos !!!

  4. Ótima, ótima, ótima!!!!! Simplesmente ótima!!!

  5. Hoje fui procurar pela Saga e fiquei muito feliz que vc terminou. Sou aqui de Ponta Grossa, Fazenda Modelo, onde vcs fizeram uma boa parte das filmagens. Estamos na torcida para ver seu trabalho na telinha. Um abraço

  6. Parabens manaoos, um grande trabalho que nem é ” a saga”
    não é para qualquer um.
    grande abraaçooo!!!!

    • sabe dalinha tenho visto vc aqui na tela de A Saga, vc e o Jeferson, vcs estao no 8 capitulos e vc esta tambem no 15 capitulos e no final 16, vc homem ja feito.
      Legal muito legal.
      um abraço
      manaoos

  7. Manaoos Aristides e sua Saga, sem dúvida nenhuma uma grande e verdadeira história de Amor, daquelas de Filme rsrs.

    Um história de amor desse Diretor meio maluco (no bom sentido é claro) para com o nosso Estado, as nossas raízes.

    Sempre me orgulho de fazer parte desta familia Saguista.
    Estamos juntos.

    Sucesso Manaoos.

    • Meio maluco? Carinha eu sou maluco por inteiro. Sabe, eu nunca agradeci o seu pai pelo que ele fez pela A Saga lá em Ponta Grossa, ele a Ana Maria e o Péricles, foram peças importantíssima no processo dessa produção. Quando chegamos a Ponta Grossa nossas forças ja estavam terminando, a gente nao acreditava mais em nada, ninguém movia uma palha pra que continuássemos na batalha, até que chegou o seu pai Fernando e a Ana Maria, foi daqui nunca mais desistimos, nao canso de agradecer.
      Fernando, Ana Maria e Péricles e você meu amigo Martin
      Um abraço
      Manaoos

  8. Manaoos querido,

    Cada dia que passa fico mais ansiosa para ver o resultado deste trabalho!!!!! é uma grande honra pra mim e para minha familia fazer parte desta SAGA!!!!!!
    Parabens querido!!!!!!!!

  9. Parabéns, Manaoos: é a saga da saga.

  10. O QUE POSSO TE DIZER. PARABENS PELA SUA PRODUÇÃO (A SAGA),E SUA SAGA E RAÇA NESTE QUE FOI SEU GRANDE PROJETO NOS ULTIMOS ANOS. SÓ POSSO TE DESEJAR UM GRANDE SUCESSO. ESTOU LOUCA PARA VER TUDO , O SUCESSO E A GRANDE …SAGA.

  11. Apesar de conviver com a história de A Saga, já há alguns anos, como bem sabem todos que acompanham, me emociono cada vez que vejo alguma reportagem ou alguma entrevista do Manaoos sobre essa sua bendita loucura de levar essa idéia até o fim.

    Poucos teriam a sua fé e persistência Manaoos! Acreditar em si mesmo. E isto era tudo o que tinhas, em muitos momentos dessa luta.

    Mas felizmente, estamos prestes a ver seu suor e lágrimas, transformado em um seriado muito bem feito, com qualidade em tudo o que compõe o seu conteúdo, sendo veiculado. Não perderemos um capítulo.

    Sugiro que arranjemos um local aonde assistir reunidos. Nem todas as pessoas poderão estar presentes todos os dias, mas se alguns do elenco aparecer por dia, já terá quórum para animados encontros. Agradeço ao meu amigo Manaoos por ter feito a gentileza de registrar a história do meu Estado, coisa realmente relevante. E vamos torcer para que os responsáveis pelo setor cultural e educacional deste Estado, proporcionem aos paranaenses, principalmente aos estudantes, terem acesso a esse rico material de pesquisa.

  12. Grande e estimado Manaoos!!! Esta obra mudou a nossa história… Você se tornou uma pessoa de extrema importância em nossas vidas. Jamais conseguiremos agradecer pelo seu carinho, atenção e profissionalismo. As estrelas são poucas para parabenizar seu trabalho e demonstrar o quanto desejamos sucesso em sua vida!

    Abraços com carinho e admiração, Dircéia e Tiazinha!

  13. Parabéns Manaoos. É incrível os inúmeros eventos posteriores que ocorreram depois de minha participação na Série-Filme a Saga, como figurante da personagem Indío Grande e como produtor de elenco ao lado do meu querido Valdir Fernandes. Minha vida pessoal tem dois momentos distintos, antes e depois da Saga. Através da Saga, que sempre fiz questão de divulgar, que sempre a incorporei em meu currículo pessoal, pude conhecer Paris-França, gravei dois trabalhos no SBT, na qual não dei continuidade a uma possível carreira de ator, porque descobri que gosto mais de cantar e estudar. Minha experiência com a personagem Indío Grande possibilitou muitas e muitas reflexões, na qual uma delas, resultou no ingresso a Universidade Estadual de Ponta Grossa no Estado Paraná, curso Bacharelado em História, e hoje estou em Coimbra-Portugal, dando continuidade a minha graduação como futuro historiador. Aqui em Coimbra, na qual a poucos meses tive acesso a um livro de crônicas do livro Alvar Nunes Cabeza de Vaca datado de 1555, donde recordei alguns momentos das gravações no núcleo Cabeza de Vaca, através de alguns trechos da minha leitura a um livro tão raro, arquivado na seção de manuscritos na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
    A Saga é fictícia em muitos aspectos, mas também é histórica.
    Recordei-me, na produção da saga, que muitas vezes de forma artenasal, com poucos recursos, figurinos saiam do papel e ganhavam forma, muitas vezes o material não era o adequado para a confecção dos cenários, roupas, acessórios, mas ganhavam alma por aqueles que o usavam. Eu usei um pequeno pedaço de pano, que ainda o guardo, que simulou os trajes indigenas, algo muito simples, “resto de pano”, mas que fez um diferencial incrível em minha vida.
    “A sofisticação está na simplicidade”.Emocionei-me ao pensar neste dia, pois cheguei longe em relação ao que eu esperava, de um dia ter começado com um pequeno pedaço de pano de pano sujo, banhado de urucum, viver em um set de filmagem um ancestral e hoje estar aqui onde estou sentado, reflexivo com tantos e tantos passos dados.
    A arte no Brasil é contraditória, segue a lógica do mercado, da arte de massa, mas vivenciando o dia-a-dia da Saga em alguns sets de filmagem como Foz do Iguaçu, Castro, Tibagi, Pinhão e Faxinal do Céu, vi grandes artistas do dia-a-dia, pessoas ditas “comum”, que ao contracenar com os “verdadeiros” profissionais do dito eixo RJ-SP se revelaram grandes artistas também. A Saga revelou pessoas que estão na Broadway, grande midía, novelas, Manaoos lançou inúmeros artistas diga-se de passagem.
    Chorei muito nos encontros, nas despedidas, sempre era mágico quando Manaoos gritava “Silêncio e Ação”. Confesso que aquele mundo era o que queria como modelo para minha vida, mas a ” cortina uma hora cai” e a “vida real” se revela. Manaoos é uma figura polêmica, mas confesso que o entendo, pois fechar o “ciclo” entre pensar, criar, roteirizar, produzir, editar e agora ir ao ar, creio que, como futuro historiador que assim serei, com a permissão de Deus, de meus antepassados, tenho certeza que com todas as contradições, muitos estudantes paranaenses, brasileiros, entenderão melhor parte de suas origens e também parte de seu desenrolar histórico. A Saga paranaense será referência para que se produzam outras Sagas pelo Brasil, muitos autores, cineastas, subirão nas costas do Manaoos Aristides, que com muita ousadia, coragem, despreendimento e muitas vezes descrédito foi até o fim.
    Resumo a Saga em uma única palavra: amor.
    Que venham novas Sagas.
    Parabéns Manaoos.
    Do sempre seguista.(agora não consegui chorei).
    Cristian Machado.
    Acadêmico de Mobilidade Internacional da Universidade de Coimbra-Portugal e da Universidade Estadual de Ponta Grossa-Paraná-Brasil do curso de História-Bacharelado e Licenciatura e sempre saguista.

    • Cristian
      Lendo tudo que vc escreveu eu me pergunto, será que tudo isso é verdade? Nossa meu amigo, isso a gente nao esquece mesmo, que bom, que otimo que a A Saga foi isso pra vc, se nao acontecer mais nada com a A Saga de agora endiante, só o fato de ler e guardar o que vc escreveu já valeu a pena por tudo que passamos. Dizer o que, depois disso tudo?
      Obrigado, e siga enfrente

      Manaoos

  14. Parabéns Manaoos, meu amigo Manaaaaoos você merece.
    Fico muito feliz por você com muita Luta e determinação chegou lá,
    a “tia Doliria” é quem sabe por tudo que você passou ela gosta mutiio de você.

    abraço

    Manoel Teixeira

  15. Parabens , voce merece ,sinto muito orgulho de ti meu querido tio .
    Estou ansiosa para ver essa grande obra ,mil bjs .

  16. Perseverança, determinação, ousadia…Manaoos, meu grande diretor!
    Profissional de alto nível.Você entrou para história, “A SAGA” uma obra grandiosa que foi feito com sangue..suor…lágrimas e levou 12 anos para ser finalizado.
    Parabéns Manaoos, você realizou o sonho de muita gente!
    Obrigado pelo privilégio de trabalhar com você.

    Abraços

    • Souza
      meu amigo souza, vc nao precisa falar nada, nada. o que vc fez pela A Saga já diz tudo, vc o porto, o elcio, o valdir… enfim vcs foraram unicos. Souza eu acredito que as coisas nao vao ficar só por aqui, vamos enfrente, vamos inventar outra saga logo log…
      Muito obrigado
      manaoos

  17. Parabens Manaoos, estava asessorando o Eduado Requiao na APPA, quando de repente chefa o Manaoos e sua equipe pedindo uma força para fazer filmagem no litoral do paraná. Não deu outra, levei no Balneario BARRANCOS a onde vive cem porcento de nativos (caiçaras e pescadores) e foi feita a filmagem naquele balneario, aqui em Pontal do Paraná. Parabens Manaoos e também aquela menina que não recorda o nome que ajudava vc nas filmagens e coisa assim. Seu amigo Joao feio

    • Amigo Joao Feio
      Vc nao imagina a alegria de ver aqui o seu comentario, vc foi muito importante na nossa historia em barrancos, vc foi a pessoa que nós deu a segurança que poderia ser possivel a ajuda do eduardo e do seu pessoal. Agradeço por tudo, enfim a A Saga agradece. E a Beth Caponni tambem, tenho certeza.
      um abraço
      Manaoos

  18. Caro amigo Manaoos, lágrimas enchem meus olhos ao saber que a Saga está prontinha para ser exibida como seriado…
    saudades dos tempos bons de filmagens, em Cascavel que da terra vermelha, brotou muito sangue, em Foz, em Faxinal…. tudo foi muito mais que trabalho, muito mais que emoções…
    DIFICULDADES: essas tivemos muitas, vimos o cansaço muitas vezes em estradas para que tudo fosse perfeito…. satisfação maior não tinha ao ouvir a bela música de abertura do filme A SAGA MÃE…
    Como não sentir a todo momento, que não apenas um sonho, mas uma vida toda dedicada a saga… você realmente merece este reconhecimento… você é um grande amigo… tudo está perfeito, tudo está da maneira idealizada por você e com a credibilidade de muitos, muitos mesmo profissionais ao seu lado…
    Parabéns a todos os SAGUISTAS… Parabéns a você: Manaoos. grande abraço meu amigo, Luciane Zornitta Rossi…

    • Luciene
      Linda como sempre, vc me emociona com esse seu comentario, lembro sim, lembro de tudo que passamos juntos, mas fique tranguila vc esta muito bem na nossa saga, vc o rafael. Luciene o trabalho que tivemos em breve vai estar na telinha para que todos vejam o que nós fizemos, quando eu digo nós é nós mesmo, vc o seu irmao, o seu pai tio ivo e guerreira dona lucia. Um beijao
      Manaoos

  19. Manaoos, uma homem cuja a saga é fazer o bem. Excelente profissional que merece o respeito de todos nós paranaenses e brasileiros.Abraços meu amigos e parabéns!

    • Carlos Moraes
      Sua garra eu conheço de mais de 20 anos, e vc sabe que te admiro pacas. Voce é um daqueles que nao espera as coisas acontecerem, vc vai e faz. muito Obrigado pelas palavras e garanto que Curitiba tem boas opçoes para escolher o seu prefeito e vc é uma delas, conte comigo.
      Manaoos

  20. Manaos.

    Gostei da sua entrevista na ÓTV. Voce e toda a equipe da Saga estão de Parabéns, são uns verdadeiros Heróis. Fui testemunha da sua garra durante as gravações aqui em Foz, muita Luta e determinação e chegaram lá.
    Forte Abraço.
    Jorge Pedroso
    Foz do Iguaçu.

    • Jorginho, meu amigo jorginho
      sei que vc sabe da nossa luta, afinal vc fez parte dela, quantas vezes vc emprestou 70 reais para que eu pudesse voltar p/ casa em cascavel, quando estavamos ai em Foz na luta p/ construir a cidade cenografica? Jorginho a luta nao terminou, agora é que vem a parte boa, receber os amigos para juntos assistirem a A Saga.
      Um abraçao a vc a sua esposa e seu filho, grato, muito grato
      Manaoos

  21. Eu vejo tanta produção audiovisual, tanto aqui quanto fora de Curitiba, de baixo ou até médio orçamento.. de tão péssima qualidade que dá vergonha de continuar assistindo. E muitas vezes são histórias que não merecem ser contadas de tão sem importância que são, ou mesmo algumas são importantes, mas mereciam ser contadas de uma forma decente.
    A Saga, e o Manaoos, são exemplos onde encontramos as características fundamentais para se fazer Cinema (com ‘c’ maiúsculo mesmo).
    Uma história que merece e deve ser contada, força, continuidade, persistência, trabalho em grupo, parcerias, profissionalismo (coisa RARA nesse mercado), profissionalismo (2x mesmo!), e paixão, muita PAIXÃO!

    Estão todos de parabéns!! E que sempre sirva de exemplo a esses estudantes de cinema que saem tão despreparados ou estão na profissão errada…

    • Carlos Vilas Boas, ( Jandiro Pequeno Cabanas Prestes )
      Voce chegou de mansinho e eu prometi que colocaria vc em cena, lembra? Isso foi lá em Castro. Sinceramente acho que vc nao acreditou, pois depois disso se passaram mais de 3 anos para que eu chamasse vc para filmar He He h, imagino que vc nem mais lembrava. A vc veio, nao só para filmar, vc veio para marcar na historia de A Saga que o seu personagem é o fio condutor de uma historia amarrada com lendas e tragédias, mas de um vencedor e assim que vejo vc um grande vencedor, muito obrigado pela sua participação. Manaoos

  22. Olá Pessoal. Falar sobre o Manaoos é sempre uma grande satisfação ao vermos as obras por ele realizadas que se destacam pelo diferencial implicado e alcançado em cada uma delas. Seja isto no âmbito do marketing político, seja na produção de A SAGA ( Paranaense) entre outras.

    Manaoos Parabéns – Força e Fé – Grande Abraço – Márcio

    • Marcio
      Amigo novo, e velho conhecedor da vida. O marlos trouxe vc para a roda e na roda vc entrou e conquistou o seu lugar, agradeço suas palavras e fique certo minha admiraçao pela pessoa que vc é grande. Vamos tomar um café na boca, afinal é o tempero de bons assuntos de vida. Grato manaoos

  23. VIVA VIVA VIVA!!! minhas felicitação meu amigo Manaoos você merece tudo de excelente. Sem rodeios você é o CARA.

    • Marcelo Flopas

      Agradeço muito a sua participaçao nessa torcida de um grande numero de saguistas, aginal vc viu como tudo começou, mas o verdadeiro cara, esta no ceú, ele sabe de tudo. grato manaoos

  24. Parabéns Manaoos, é um orgulho muito grande, poder ter conhecido você, e dizer que és meu amigo.
    Excelente profissional, bom caráter, e bom amigo, o seu trabalho concerteza fará muito sucesso. Pois por onde passas, fazes uma legião de amigos como eu aqui em Manaus-Am.
    Parabéns pelo seu trabalho amigo, e parabéns a Ó TV, pela entrevista.
    Mário Andrade
    Manaus-Am

    • Meu querido amigo Mario
      Agradeço muito a sua generosidade, agradeço o seu respeiro e tambem a sua dedicaçao ao nosso amigo M.Rotta. Sei que onde vc estiver estará com sempre torcendo. Muito obrigado pelas palavbras sinceras e de carinho. Conte comigo
      Manaoos

  25. A Saga é um trabalho maravilhoso, Manaoos, diretor e condutor dessa realização, é um verdadeiro guerreiro, além de ter regido tudo com muito talento. Parabéns!!!!

    • Munir
      Lembro como se fosse hoje ao dia que vc chegou em Faxinal do Céu p/participar de uma filmagem que nem sabia o que era, vc estava em boas mãos. Gabriela Alves foi que entregou vc para a Saga, e vc voltou outras vezes para completar o JOAO DO “O”. Nao me esqueço da sua entrevista que deu p/ uma TV do Paraná, tenho essa gravação, por sinal esta no YOUTUBE. Nessa gravação vc abre o coração e se envolve de corpo e alma a A Saga, nao canso de ver, e quando estou no meu limite, quando estou cansando e quase desistindo, vou e assisto a sua entrevista e isso me dá força, vejo seus olhos brilhar pelo prazer de estar fazendo esse trabalho, então penso, estou no caminho certo a A SAGA tem sentimento, tem garra de pessoas especiais como vc, obrigado. Manaoos

  26. Forma verbal

    co.nhe.ce
    1. terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo CONHECER
    2. segunda pessoa do singular do imperativo do verbo CONHECER

    Conjuguem da forma que quiserem, o Manaoos é um profundo conhecedor de movimentos das telas grandes e pequenas.
    Me privilégio em ter participado de alguns de seus trabalhos.

    • Osmar
      Agracde’co o tempo toda de ter conhecido vc e sua familia, seu filho foi o responsavel pela trilha sonora, junto com o arthur de carvalho. Vc sabe o quanto te admiro. Falando nisso qualquer dia desse passo aquele comercial que fiz com seus filhos, tenho alguns.
      um abra’co
      manaoos

  27. A saga da “Saga”. Tem sido uma luta. Só o Manaos mesmo para saber com detalhes os desafios que teve e ainda terá de transpor para ver finalmente reconhecidos esforço, trabalho, talentos e sacrifícios por uma obra cinematográfica neste país, notadamente no Paraná. Pronta, a obra precisa de reconhecimento e exibição. Ela é composta de 16 capítulos de uma hora cada e contou com mais de cinco mil participantes. O material, segundo Manaos deverá ser divulgado primeiro pela TV Brasil. Aguardo com expectativa. As pessoas precisam conhecê-la. Sugestão para estudantes de cinema neste Brasil: façam um documentário com Manaos Aristides sobre o trabalho realizado em torno de A Saga. Certamente muito aprendizado, teórico e prático sobre a realidade da produção cinematográfica em nosso país. Ao Manaos meu reconhecimento e admiração. Trata-se de legítimo exemplo da importância da perseverança e da determinação para a realização de um sonho.

  28. Conheço a garra dessa turma, quando se fala em Saga, nao pode dizer só do Manaoos, sim o Manaoos foi o articulador disso tudo, foi o guerreiro maior, mas nao podemos esquecer o Jorge Guirado, o Cinegrafista Porto, o Souza, o Nelson Josef, o Eddy Silva, o Alceu, a Beth Caponni e sua irma, o Ricardo Thoni, o Adilson (saudades desse louco), o Eliton Oliveira (que hoje é um diretor de respeito em maringa) o Valdir Fernandes, o Raymundo de Souza, o Munir Kanaan, o marcelo Korp, o Joao Vitt, o Alexandro malvao, o Emilio Pitta, Claudete pereira Jorge e sua filha Helena Portela, o Carlos Eduardo Vilas Boas, o Arthur de Carvalho, a Biolange Maravilha, a Juliana Valiati (que era um menina de 12 anos, hoje uma mae de dois filhos e dona de uma voz maravilhosa) o Jeferson Godoi, o grande (grande mesmo) Talisio Sirino, o Cleito Costa, o Weverton Santos, a Cristian machado, a Cristiane lemos, o Alceu Moreira, o Alzerio Silva, o Conrado, a Natalia ovelar, a Gabriela Alves, o Marcos Aguia (saudoso), o Beto França, o Lucio Fabio Taborda (fabinho), Elcio Domingos, a Tiazinha ( nao sei o nome dela), Jewan Antunes, o Claudio Ribeiro,o Ratto, o Assis Ricardo, o Nelson Moraes, o Amir Kallil, Prof. Pompeu, o Sergio Cunha, o Alberto Rodrigues (Blindagem), o Marcelo Prosdocimo ( Locall ),o Renato marin, a Gilda Mecosul, o Neuso Rafain, o Jorge pedroso… enfim, escrever isso aqui já é uma saga, imagine o que o Manaoos fez. Vamos ver essa obra que merece destaque na midia, pois conta a nossa historia. Pelo que já vi, sem duvida vai ser um marco na teledramaturgia brasileira.
    Thiago Netto
    santos

    • Obrigado cara, obrigado. Sabe que eu nao sei quem ‘e vc, mas pelo seu conhecimento deve ser mais um desses saguistas maluco e que se rende a essa historia tao facinante que ‘e essa nossa SAGA. Nao sei quem ‘e vc, mas pelo jeito vc sabe quem eu sou, vc sabe tudo at’e nomes de pessoas que nem eu sei, vc deve ser um desses saguista de carteirinha. Tudo bem meu caro amigo, obrigado de novo.
      manaoos

      • Thiago você tem razão… foram muitos profissionais e pessoas que se tornaram profissionais, através da Saga… mas na realidade foi através do MANAOOS… esse grande profissional, grande amigo, de estatura baixa… o tamanho fisíco dele não condiz com o tamanho do ser humano que é o MANAOOS… Eu só participei da Gravação da Saga agora nos últimos meses… gostaria de ter participado mais, mas por compromissos profissionais, só pude dar a minha pequena contribuição agora.
        Mas também acompanhei a luta do grande guerreiro MANAOOS e, sei que ele matou vários leões por dia para chegar ao esse final glorioso… Eu mesmo por muitas vezes o incentivei a desistir, vejo agora que eu estava errado. O MANAOOS foi até o final, com tanta garra, que eu vejo em poucos… PARABÉNS AUTOR, DIRETOR, AMIGO E MAIS UMA UM ENORME SER HUMANO.

  29. Querido Manaoos, me emociono so de lembrar do iniciodas gravações, sua persistencia dedicação quantos trajetos dificies… Voce venceu todos os obstaculos. Parabens.

    • Dona Lucia e Tio Ivo

      Vcs sao o esteio que toda familia deveria ter, vcs sao os amigos maravilhosos, os pais carinhosos e sem duvida alguma os saguista de cora’cao, pena que nao consegui colocar vcs em cenas mais vezes, mas estao l’a. Obrigado por tudo
      Manaoos

  30. Que maravilhoso! Não vejo a hora de assití-lo.

  31. parabéns manaoos aliais parabéns para todos os saguistas que muitas vesses deram o seu sangue para realização desta obra,, lembro ate que muitos ja se foram para outro plano espiritual. e esses quase cinco mil atores amadores, por amar a arte e confiar que tudo foi para um proposito e bem feito… torço por vc
    ,MANAOOS

    • Amigo eddy
      Voce talves seja um dos unicos saguistas que foi at’e o fim, pena nao teve mais efeitos de tiro e nem bomba nas ulltimas filmagens. ou seja para a gente nao correr risco hehehe. (brincadeira). Eddy vc sabe que te respeito e muito e vc sabe o quanto vc foi importante para que A Saga fosse realizada, vc o tiozinho, seus irmaos, enfim vc faz parte dessa historia, escreveu o seu nome.
      Obrigado
      Manaoos

  32. Bela entrevis da Ó TV(Carla Lima, excelente entrevistadora, lúcida, precisa, objetiva e o que é melhor nas entrevistas: super informADA NOS TEMAS). MANAOOS ARISTIDES: UMA DAS MELHORES ENTREVISTAS QUE JÁ ASSISTI. VOCE PODE FALAR E MOSTRAR PARTE DA GRANDIOSIDADE DA TUA OBRA ” A SAGA”. TENHO O PRAZER DE ESTAR NELA (NO MEU “TERENCIO GOULART “E PARTILHAR COM VOCE E TODO ELENCO(NÃO É FACIL FAZAER UMA PRODUÇÃO COM 5.000 INTEGRANTES: DESBVRAVADORES, CIDADES CENOGRAFICAS, BATALHAS, COLUNA PRESTES, ACIDENTEDS GEOGRAFISCOS, E UMA BELEZA DE FOTOGRAFIA, ALÉ,M DE GRANDES INTERPRETAÇÕES(MODESTIAS À PARTE) ESTAMOS REPRODUZINDO UMA HISTÓRIA QUE TODOS PRECISAM CONHECER!!!MAIS NÃO DIGO PARA NÃO TIRAR DE TODOS OS SABORES DA DESCOBERTA DE UM EXTREMO-OESTE DO PARANÁ QUE ENVOLVE BRASILEIROS E ESTRANGEIROS (IMIGRANTES POLONESES,ITALIANOS E DESVRAVADORES GAUCHOS E BRASILEIROS DOS DEMAIS ESTADOS QUE ROMPERAM AS DIFICUKLDADES E CRIARAM COMUNIDADES LINDAS EMOLDURADAS PELAS BELEZAS INCOM,PRÁVEIS DAS CATARATAS DE FOZ DO IGUAÇÚ(TOLEDO,CASCAVEL E AS DEMAIS CIDADES QUE HOJE REPRESENTAM O PROGRESSO DO PARANÁ DEVEM MUITO A ESSES PIONEIROS DESBRAVADORES) E EM “A SAGA”, 16 CAPITULOS MAGNIFICOS(voces verão na tv brasil e espero em OUTRAS TELAS(CINE,TV,SALAS DE AULAS), O QUANTO MANAOOS ARISTIDES E SUA EQUIPE DE TECNICOS, ATORES, PRODUTORES SE EMPENHARAM EM TRAZER UM POUCO MAIS DE BRASIL PARA NOSSO ORGULHO. A HISTÓRIA DE MANAOOS ARISTIDES SUPERA EM MUITO A EQUAÇÃO DE SER ELE MARKETEIRO POLITICO DE INUMERAS CAMPANHGAS GOVERNAMENTEAIS PELO PAÍS(PR,ABRE..ETC): ELE SE REVELA UM TENAZ, COMPETENTE E SUPER CAPACITADO ROTEIRISTA,PESQUISADOR,PRODUTOR E REALIZADOR DE CINEMA EM NOSSO PAÍS. YTODOS NÓS AO VER O RESULTADO DA SUA SAGA PESSOAL(QUE TRABALHO DE PRODUTOR i n d e p e n d e n t e, MINHA GENTE!!!SERÁ QUE TEM DE SER ASSIM, COM TANTA DIFICULDADE PARA REALIZARMOS NOSSA HISTÓRIA, PRESERVARMOS NOSSA MEMÓRIA!!!????mAS MANAOOS ARISTID4ES ESTÁ AÍ PARA MOSTRAR(QUEM QUER PODE!!!).ESTOU CONTENTE EM PODER DIZER QUE ESTOU EM “A SAGA”. VEJAM E CONFIRMEM.ABRAÇOS DO EMILIO PITTA(ATOR).

    • Emilio Pitta
      Talvez vc nao saiba, mas em 1963 estava eu com 15 anos, louco para ganhar o mundo e viajar pelo planeta, quando de repente vou para o teatro municipal de Bela Vista do Paraíso. Fui levado por uma menina que dizia que estava me namorando, (ela era filha do doceiro) na realidade nem eu e nem ela sabia disso, ela ficava lá no carrinho de doce do pai atendendo o publico e eu de olho nela para ver se nenhum garoto da minha idade mexesse com ela. Eu era o carequinha, amigo do Jose Tavares (Zé padre) do Jose Antonio Fernandes (Ze gonha), do João gordo e do Laércio, o Irineu Pinheiro era meu desafeto, fica de olho também na vendedora de doce, na porta do teatro. Eu acabei entrando para assistir uma peça de teatro coisa quem nem saiba o que era… Auto da Compadecida, pensava eu que era uma espécie de circo. era mesmo um circo só que os palhaços tinha a cara limpa e em cena um tal de Chicó, personagem que enganava todo mundo e era a atração do espetáculo, isso me fez esquecer a menina dos doce e fiquei alucinado com a aventura que corria no palco com aquele personagem que EMILIO PITTA encarnava, foi assim que conheci Emilio Pitta. Passaram mais de 40 anos e quando tive a idéia de fazer a A Saga, tive a idéia de convidar o Chicó, (Emilio Pitta) para me ajudar contar a história de do estado. Emilio Pitta me presenteia com sua interpretação do pioneiro Terencio Gulart. É assim que fazemos a A Saga, com amigos e com historia. Obrigado Emilio Pitta. Manaoos

  33. Fazer cinema no Brasil exige deste profissional um certo talento, uma boa dose de capacidade, um pouco de sorte, muita paciencia e vontade. Cineastas como o Manaoos se transformam numa entidade sacra, em sacerdotes espirituais, eclesiásticos, com o poder de construir mundos, vidas, situações, glórias e tragédias. Paciência e perseverança são qualidades que Manaoos tem de sobra. Ele se entregou de corpo e alma à produção do filme em uma clara demonstração de amor e de reconhecimento a sua terra. Ele conta com o meu reconhecimento e meu respeito.
    Cláudio Ribeiro
    Jornalista-Compositor

    • Claudio Ribeiro
      Voce sempre generoso. A Saga deve muito na sua qualidade e ao seu telento. A sua participaçao com o personagem Seu Nico, enche a tela de emoçao. Sao nessas coisas que a gente se pergunta porque nao sou assim, talentoso e culto como o Claudio Ribeiro. Claudio repito aqui as palavras do meu amigo Victor , Claudio voce é o Cara.
      Manaoos

  34. Este é um trabalho de natureza ímpar, só pelo fato de podermos ter observado a garra do Manaoos ao longo desses 12 últimos anos. Quem teve a sorte de acompanhar desde o início, como eu, sabe dos valores que esta obra carrega, e jamais esquecerá das lições de otimismo e da perseverança que nos foram transmitidas diante das dificuldades que sofremos para a conclusão desta série, ensinamentos vindos de um profissional com tantas virtudes como o Manaoos Aristides.

    • Ricardo
      Ricardinho, como era chamado pelo Adenauer, lembro como se fosse hoje vc com 13 ou 14 anos gravando comercial da Baby Calçados em Campinas e junto esta uma garota de 13 anos tambem de nome Claudia Raia, lembra e tinha tambem o Roni Rios, (aquela velhinha da praça da alegria), foi assim que vc entrou para o bando de loucos e esta até hoje. Com a A Saga em Ponta Grossa vc acabou tendo um filho Rodrigo, com a Ana Claudia. E admiro vc pacas, continue assim louco e feliz. Na A Saga vc nao faz parte da historia, na A Saga vc é a historia.
      manaoos
      manaoos

  35. Parabéns pode se dizer desse trabalho brotou é muito sangue e vontade do Manaoos.
    Boa sorte que tudo certo na Tv Brasil.

    • Meu amigo Carlos
      Sua participaçao na minha vida foi muito passageira, mas te garanto que foi de qualidade, fizemos belos trabalhos para o mauricio e vc foi um mestre, aprendi muito com vc.
      um abraço

      manaoos

  36. O Manaoos é um dos maiores marketeiros do Brasil sem duvidas, mais o que mais me alegra sobre ele é a sua força de trabalho e grande incentivo ao Parana e seus profissionais.
    Tive o prazer de participar da Saga quando ela ainda era um sonho isto foi la por 1986 infelizmente outros ventos me levaram pra fora do pais, mais agora me sinto contente pelo Manaoos ao ver que o trabalho dele e desses tantos profissionais esta terminado e sera mostrado pra todo o Brasil.
    Grande abraço….Tu é o Cara!!!

    • Amigo Victor
      Sinceramente me emocionam suas palavras, mas sabe como é, acabei fazendo a A Saga, porque não tinha como não terminar. Como é que se começa alguma coisa e não termina? A Saga passou a ser o meu divertimento e ao mesmo tempo a minha sina, saga mesmo. Conheço a cada frames filmada dessa serie que foi tomando forma com o tempo e não foi nada planejado, é lógico que nunca pensei que demoraria tanto tempo assim, mas foi sendo feito nos intervalos da minha vida, de campanhas políticas e trabalhos. Quem fez A Saga, não foi eu foi sim um bando de malucos que acreditaram nesse louco que sou.
      Um abraço a todos
      Manaoos

      • E é asism que se constrói uma grande obra Manaoos!!!! Parabéns!

      • Só tenho a agradecer PELA CHANCE que tive de participar deste grande sonho onde varias pessoas puderam sonhar juntas…SONHO QUE SE SONHA SÓ ,É SÓ UM SONHO QUE SE SONHA SÓ ,MAS SONHO QUE SE SONHA JUNTO É REALIDADE….obrigado manaoos,por acreditar em mim….