Tumor de Lula tem redução de 75%, dizem médicos

da Reuters

Presidente Lula no hospital.

Os médicos que tratam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmaram nesta segunda-feira (12) que o tumor na laringe de Lula teve redução de 75 %.

“Foi uma redução extraordinária”, disse o Dr. Artur Katz, em entrevista coletiva no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde o ex-presidente realizou exames nesta segunda. “Nós evidentemente esperávamos encontrar uma redução…nem sempre é tão expressiva”, acrescentou ele.

Lula, que teve o câncer detectado no final de outubro, passou por duas sessões de quimioterapia e está em vias de iniciar a terceira sessão.

Médicos descartam cirurgia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu acima do esperado aos dois ciclos de quimioterapia e não precisará ser submetido a uma cirurgia, hipótese que não era totalmente descartada pelos médicos. A informação é de membros da equipe que trata do petista, em conversa com jornalistas realizada na tarde desta segunda-feira (12) no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista.

A regressão do diâmetro do tumor, de 75%, segundo o oncologista Artur Katz, excedeu a expectativa da equipe médica. “O tratamento atingiu todos os objetivos que podíamos imaginar, e teve bastante sucesso”, afirmou o oncologista Paulo Hoff. O cirurgião de cabeça e pescoço Luiz Paulo Kowalski frisou que uma cirurgia está “totalmente descartada”.

O ex-presidente foi submetido na tarde desta segunda a uma tomografia, uma ressonância e uma laringoscopia, além de um PET-Scan para avaliar os efeitos dos ciclos de quimioterapia. O cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal de Lula, informou que durante a manhã o ex-presidente estava bastante apreensivo. “E o resultado foi um alívio tanto para ele como para a equipe médica”.

Após a série de exames desta segunda, a equipe médica decidiu manter o cronograma inicial de tratamento contra o câncer. As sessões de radioterapia, definidas pela equipe médica como a parte curativa do tratamento, terão início em janeiro. O fim do tratamento está programado para o final de fevereiro.

O oncologista Paulo Hoff informou que a recuperação de um câncer na laringe varia de paciente para paciente, mas a previsão é de que o ex-presidente retorne as suas atividades políticas em março de 2012.

2 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Viva o homem LULA

  2. Se o tratamento fosse feito no SUS, BOM, BARATO e de QUALIDADE, segundo LULA indicara ao OBAMA, a cura seria de 100%. mas está com mania de grandeza e vai procurar o SÍRIO LIBANÊS, aguente as consequências….