Policiais militares poderão ser contratados pelo regime PSS

via blog da Joice Hasselmann

A histórica Polícia Militar corre o risco com as privatizações tucanas.

O governo do estado pode contratar até 4921 policiais militares voluntários. São jovens universitários que vão trabalhar em funções administrativas, em vagas que hoje são ocupadas por soldados, que vão fazer trabalho de rua.

Eles vão ganhar um salário de R$1.090, menos da metade do que o menor salário da PM, que é de R$2.766,56. A contratação será feita por meio de um processo seletivo simplificado.

A mudança ainda precisa da aprovação da Assembleia Legislativa do Paraná. Um projeto que trata deste tema tramita na Casa de a expectativa é que ele seja votado antes do recesso parlamentar, na próxima sexta-feira.

Meu comentário:

Na prática, o governo do PSDB vai precarizar ainda mais a PM. A ausência de concursos públicos para funções essenciais, como a segurança, poderá acabar com a centenária corporação. Será que os “jovens universitários” serão contratados via Organizações Sociais? A conferir.

9 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to say I am all new to blogs and actually liked your web page. Probably I’m likely to bookmark your blog . You absolutely come with impressive articles. Thanks a lot for sharing with us your blog site.

  2. PESSOAL, vejam bem!!!!! se realmente estes contratados trabalharem só no administrativo até seria uma boa, mas a nossa rotina é militarista não sei se adaptariam!!!! Agora como estamos no Brasil, fico temerario, um cidadão desse portando uma arma de fogo com a intenção de proteger o cidadão!!! e ninguem venha me dizer que isso não possa acontecer porque se tratando de idéia politica tudo pode acontecer, sem contar com informações privilegiadas que essas pessoas terão podendo ser um tiro no próprio pé da instituição!!!!!!!!!!!
    SOU POLICIAL A 17 ANOS, e “A SEGURANÇA PÚBLICA” não foi e não tá sendo respeitada pelos governos, o tal do “PARANÁ SEGURO É MAIS UMA PIADA”
    E QUEM PAGA POR TUDO ISSO COMO SEMPRE É A POPULÇÃO, e nós profissionais que dia a dia fazemos segurança pública de verdade, abraços a todos.

  3. Desculpem os erros,estou com pressa…, entenderam, não é mesmo..

  4. As autoridades públicas não estão se importando com a qualidade do serviço policial ou da segurança pública mas, a intenção é lotar a isntituição para enganar a população que esta se fazendo alguma coisa para preencher a falta de policiais.
    De que adianta preencher os quadros da policia com um contingente de muitos desqualificados e depois a população pagar com esta insegurança…
    Aliás, sindicato dos policiais, isto também cabe a nos exigirmos do governo bons policiais até porque podemos nos unir pela qualidade de um sindicato forte, TAMBÉM.

  5. Boa tarde pessoal!

    O governo não esta se imporatndo nenhum pouco com segurança pública, com a sociedade, apenas preenche espaço onde exite uma pressão ou grito de socorro. Vejam, antigamente, ha 20 anos atrás, para ser policial civil, passava pelo concurso publico, após isto passava por serviço de psicologia, por um clínico, por psiquiatra que preenchendo as qualidades exigidas ingressava então na escola de policia para se preparar, treinar para atuar junto a sociedade,ainda não era nomeado, para isto recebia uma bolsa sde estudo como pagamento para custear o curso e manter sua familia. No entanto se no decorrer do curso de formação apresentasse problemas ou inaptidão, ou don para ser policial, não era permitido sua nomeação. Mas, naquela época de pistolões, alguns mesmo sem capacidade ingressavam por por baixo dos panos, muitos destes entraram na policia.Eu fui vítima de próprios colegas que não passaram no teste psicológico. Eu sei que não passaram mas ancorados por pistolões que forç, aram sua entrada. Dos cinco candidatos da minha turma que não passaram, ingressaram no estado, todos eles causaram prejuizos à população e inclusive aos próprios colegas colegas na sequencia dos anos. Eu mesma tive minha insignea, carteira da policia, enfim o conjunto de documentos do estado e arma furtado por um destes investigadores que não passaram no psico… permaneceu com meus documentos não sei a razão por 4 anos, vindo a cair um certo dia por outros danos causados a intituição e encontram com ela os referidos documentos. Quer dizer: È NECESSARIO uma análise ferrenha a respeito da conduta, da idoneidade de um ser humano cabndidato para atuar como POLICIAL, caso contrário a populaçao será uma vítima nas mãos desta incompetencia da administração pública. Na atualidade, para entraqr na policia civil, faz concuso público, é nomeado, vai de imediato trabalhar no estado, nas delegacias, depois de um certo tempo,não quando passa uma semana pela escola de policia para aprender segurar uma arma, retorna a delegacia e sabe Deus quando irá entrar novamente pelas portas da ecola para realmente se formar de verdade, e, poder trabalhar a contento junto a população.Querr dizer além do candidato trabalhar com poutrosd já viciados em erros e ilícitos aprencdendo de forma incorreta, trabalha inseguro e ancorado por uma nomeaçção que não deveria ter acontecido antes de uma certeza a respeito de funcionário que poderá ser enorme prejuizo a sociedade, afianl o çpovo está nas nossas mãos, vulneráveis. Está tão banalizado a segurança pública, que no momento tenho nojo destas autoridades que estão a enganar o povo, pois, o governo so pensa nele, seus estatus. Para entrar.
    Há, ia esquecendo, pior, hoje o seviço de psicologia não é mais invocado para dar seu laudo sobre o futuro policial e, estão ingressando viciados, proplemáticos de toda especie para AJUDAR o povo, agora freflitam e o povo que agradeça nossa administração pública e suas vidas que est]ao em jogo. A corrupção continua ativa, e vejam foram presos a dois dias, dois policiais novos que fizeram uma semana de escola de policia civil.
    Como policial tenho a dizer que a segurança pública não é prioridade de nenhum governo como todos estão vendo no dia a dia.
    Agora falando da forma de contratação de pessoal para administração talvez não seja prejudicial e nocivo a população, pois,estarão subordinados a diretores ou seja a corporação das policiais e muito mais fácil mandar embora se fizerem coisas ilicitas e até porque irão fazer serviços burocráticos. O que não se deve, é deixar tomar o rumo como os cargos comissionados que elegem os governos e políitcos de toda naipe quais se prevalecem destas contratações para comprar votos seus votos e se elegerem.

    Quanto aos policiais são especiais pois, ser polcial é uma especialidade é exclusividade qual deve ter um preparo rígido para tratar dos crimes e ilícitos pela repressão e investigação para atuar junto a sociedade e que nenhum outro cidadão pode agir desprepado quer seja materialmente ou psicologicamente a não ser em flagrante delito mas que ainda corre o risco contra sua vida.Portanto devemos incentivar as políciais e autoridades em geral para colocar estes policiais que foram treinados a lidar com o crime e o cirminoso a atuar nas ruas a bem da seghurança pública. Sou a favor desta modalidade de contratação de pessoal para trabalhar e ocupara o lugar de quem deveria estar nas ruas, mas não a título de dar brechass para banalizar a segurança pública, deveria existir um concurso público para selecionar melhor mas a ideía não é ruim.

    Agora reflitamos. Estamos no maior caus e banalização da segurança pública desde que conheço o que é ser policial e dar segurança á população.

  6. Thiago, seria boa idéia se fosse realizado concurso público com as mesmas exigências que se fazem para ser policial. seria boa idéia se houvesse formação adequada a esses aprovados em concurso, que conheçam a rotina policial, o código penal militar e o código de processo penal militar, além é óbvio de ter noções de direito administrativo e constitucional. agora fazer pss para contratar pessoas para funções administrativas, assim, simplesmente é temeroso, para não dizer no mínimo criminoso. se com concurso público, com diversas exigências de negativa de antecedentes criminais e exames toxicológicos, psicotécnico, ainda entram criminosos na corporação, imagine com pss. há que se lembrar que existem funções administrativas na polícia que requerem sigilo e conhecimento técnico. imagine mais um exemplo: um desses “policiais” contratados por pss gerenciando os recursos logísticos de uma operação policial?? será que será uma boa idéia?
    é preciso definir que tipo de funções administrativas devem ter policiais e quais não necessitam de policiais. mas informação, transparência e diálogo com a sociedade e principalmente com as categorias profissionais do estado não é o forte desse governo.

  7. Não sou policial (nem parente), não estou ligado a nenhum partido político, mas quem já teve oportunidade de visitar quartel ou companhia da Polícia Militar já deve ter visto inúmeros policiais em funções meramente administrativas, ou seja, transportar papéis de um setor para outros, atender telefones, entre diversas outras atividades que muito bem podem ser desempenhadas por um universitário, o qual certamente terá um grande amparo para custear seus estudos, tudo isso permitindo que os policiais formados para atuar na segurança possam REALMENTE cumprir seu papel diretamente ligados à comunidade.

    Não imagino que a Polícia irá aumentar com o aumento de efetivo para atividades meramente burocráticas.

    Deixem a politicagem de lado… isso é uma boa idéia…

    Só falta terminar de liberar os policiais civis para investigação… transferindo os presos de delegacias (que consomem vários turnos de serviço dos policiais para cuidar dos encarcerados) para presídios, nem que para isto tenham que ampliar ou construir novas prisões.

    Abração Esmael !

  8. Esmael, concordo plenamente com sua opinião, porém o menor salário de um Policial Militar concursado em início de carreira é de R$ 1219,19

  9. Funções administrativas da polícia viraram “bicos” para estudantes!?
    Estudantes precisam de estágios na área que atuam para se desenvolverem como profissionais.
    E que processo simplificado é este? Qualquer um entra na polícia?
    O governador se utiliza da PM e depois os trai desta maneira.