PARANà PESQUISAS: Richa tem aprovação de 74% dos eleitores; Dilma, fica com 64%

por Chico Marés, via Gazeta do Povo

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Após quase um ano de gestão, a maioria dos paranaenses aprova o governador Beto Richa (PSDB) e a presidente da República Dilma Rousseff (PT). Segundo levantamento da Paraná Pesquisas feito com exclusividade para a Gazeta do Povo, 74% da população aprova Richa e 64% aprova Dilma (veja mais dados da pesquisa ao lado).

Entretanto, em ambos os casos, a população não sabe exatamente qual o motivo da aprovação. Mais da metade da população não soube citar um ponto positivo do governo Richa, enquanto um terço não soube responder a mesma questão sobre Dilma.

De acordo com o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, esses resultados reforçam a importância da imagem do governante para a população. A figura do governante é mais forte do que o próprio governo!, comen!­!­!­ta. Com apenas um ano de governo, nenhuma mudança brusca o suficiente na gestão pública chegou a ser percebida pela população !“ para o bem ou para o mal. Isso favorece ainda mais a imagem em detrimento da ação.

Já o cientista político da UFPR Ricardo Oliveira considera que a memória que os eleitores têm de ambos os governantes influiu decisivamente no resultado. Ainda não há uma marca forte e decisiva para o eleitor em ambos os governos. Trata-se de um ano pós-eleitoral, que geralmente é de conserto, organização e, portanto, de contenção econômica!, afirma. Por causa disso, os históricos de Richa e de Dilma acabam sendo mais influentes do que suas próprias ações.

Entretanto, para a cientista política Luciana Veiga, também da UFPR, o balanço não deixa de ser positivo para Richa. A alta aprovação no início do governo po!­!­!­!­de servir como suporte para que ele coloque seus projetos em prática sem ter de lidar com a rejeição da população. Se você pensar que ele saiu de uma eleição com pouco mais de 50% dos votos e conseguiu 73% de aprovação no final de seu primeiro ano de governo, trata-se de algo positivo, mesmo que essas pessoas não saibam o porquê!, pondera. Na prática, ele contou com a adesão de 20% do eleitorado!.

Economia

Uma marca

Se Richa ainda não conseguiu fazer algo de destaque, na visão dos eleitores, o governo Dilma já conta com uma marca na cabeça do eleitor: a faxina!. Dos entrevistados, 14% destacaram nesta pesquisa que o combate à  corrupção foi um ponto positivo da atuação da presidente. Hidalgo destaca que a comunicação de Dilma soube driblar as inúmeras crises nos ministérios, fazendo com que as sucessivas quedas de ministros fossem consideradas um dado positivo sobre a presidente, e não uma questão negativa para o governo.

Para Oliveira, a estabilidade na qualidade de vida da população também influencia a boa vontade da população com a faxina ética! promovida por Dilma. Enquanto a economia crescer e houver empregos, essa perspectiva otimista permanecerá!.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 23 de novembro, em 65 mu!­!­!­nicípios de todas as regiões do Paraná. Foram ouvidas 1.285 pessoas, todas maiores de 16 anos. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos. à‰ válido destacar que a pesquisa foi realizada antes dos protestos na Assembleia contra a terceirização de serviços hospitalares e também antes da exoneração do ministro Carlos Lupi.

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