PARANà PESQUISAS: Richa tem aprovação de 74% dos eleitores; Dilma, fica com 64%

por Chico Marés, via Gazeta do Povo

Clique na imagem para ampliar.

Após quase um ano de gestão, a maioria dos paranaenses aprova o governador Beto Richa (PSDB) e a presidente da República Dilma Rousseff (PT). Segundo levantamento da Paraná Pesquisas feito com exclusividade para a Gazeta do Povo, 74% da população aprova Richa e 64% aprova Dilma (veja mais dados da pesquisa ao lado).

Entretanto, em ambos os casos, a população não sabe exatamente qual o motivo da aprovação. Mais da metade da população não soube citar um ponto positivo do governo Richa, enquanto um terço não soube responder a mesma questão sobre Dilma.

De acordo com o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, esses resultados reforçam a importância da imagem do governante para a população. A figura do governante é mais forte do que o próprio governo!, comen!­!­!­ta. Com apenas um ano de governo, nenhuma mudança brusca o suficiente na gestão pública chegou a ser percebida pela população !“ para o bem ou para o mal. Isso favorece ainda mais a imagem em detrimento da ação.

Já o cientista político da UFPR Ricardo Oliveira considera que a memória que os eleitores têm de ambos os governantes influiu decisivamente no resultado. Ainda não há uma marca forte e decisiva para o eleitor em ambos os governos. Trata-se de um ano pós-eleitoral, que geralmente é de conserto, organização e, portanto, de contenção econômica!, afirma. Por causa disso, os históricos de Richa e de Dilma acabam sendo mais influentes do que suas próprias ações.

Entretanto, para a cientista política Luciana Veiga, também da UFPR, o balanço não deixa de ser positivo para Richa. A alta aprovação no início do governo po!­!­!­!­de servir como suporte para que ele coloque seus projetos em prática sem ter de lidar com a rejeição da população. Se você pensar que ele saiu de uma eleição com pouco mais de 50% dos votos e conseguiu 73% de aprovação no final de seu primeiro ano de governo, trata-se de algo positivo, mesmo que essas pessoas não saibam o porquê!, pondera. Na prática, ele contou com a adesão de 20% do eleitorado!.

Uma marca

Se Richa ainda não conseguiu fazer algo de destaque, na visão dos eleitores, o governo Dilma já conta com uma marca na cabeça do eleitor: a faxina!. Dos entrevistados, 14% destacaram nesta pesquisa que o combate à  corrupção foi um ponto positivo da atuação da presidente. Hidalgo destaca que a comunicação de Dilma soube driblar as inúmeras crises nos ministérios, fazendo com que as sucessivas quedas de ministros fossem consideradas um dado positivo sobre a presidente, e não uma questão negativa para o governo.

Para Oliveira, a estabilidade na qualidade de vida da população também influencia a boa vontade da população com a faxina ética! promovida por Dilma. Enquanto a economia crescer e houver empregos, essa perspectiva otimista permanecerá!.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 23 de novembro, em 65 mu!­!­!­nicípios de todas as regiões do Paraná. Foram ouvidas 1.285 pessoas, todas maiores de 16 anos. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos. à‰ válido destacar que a pesquisa foi realizada antes dos protestos na Assembleia contra a terceirização de serviços hospitalares e também antes da exoneração do ministro Carlos Lupi.

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. heheheheheheheheheheh é verdade… nem tudo q reluz é ouro. mas tem gente no paraná q ñ vê isso, ou seja,alguns eleitores fazem de conta q ñ vê.

  2. Pesquisa encomendada, é claro.

  3. Isto é muito relativo. Nem tudo que reluz é ouro.

  4. em 2014 não chega a 40%. quem viver verá.

  5. TINHA QUE FAZER UMA PESQUISA DESSA NO RESTO DO PARANÁ, DAÍ VOCÊS IRIAM VER QUE APROVAÇÃO TERIA NOSSO EXCELENTISSIMO GOVERNADOR DE CURITIBA BETOLERNER. SERÁ QUE ALGUM ASSESSOR DO BETO COMPROU O LIVRO LANÇADO SOBRE A PRIVATARIA TUCANA?

  6. ESSA PESQUISA SÓ PODE TER SIDO FEITA DENTRO DA ALEP COM OS DIGNISSIMOS DEPUTADOS DO PSDB, E OS DEMAIS PUXA SACO.

  7. eu acredita que o beto esta fazendo muito, mais muito mesmo para a familia dele não é?

  8. Essa pesquisa deve ter sido feita entre os DAS do governinho e ainda complementada na familia do governadorzinho. O Murilo deve ter feito uma engenharia de numeros para fechar a pesquisa. Bão tamem né Murilo.

  9. Deveria ter 0% , já que não fez nada, só aumentou taxas e empregou todos os amigos e parentes…

    Em 2006, Requião tinha 83%…